Alguem poderia me dar um exemplo de validação de formulário SEM uso de alerts ?!
Gostaria de montar um formulario JSP, e na acao do botao “enviar” verificar os campos de preenchimento obrigatório, e colocar um *.gif ao lado dos campos obrigatórios.
Eu preciso fazer esta validação em JSP puro, sem Servlets ou Actions.
teste.jsp - JSP que vai receber os dados/parâmetros de um formulário :
Stringnome=request.getParameter("nome");out.println(nome);//eaquivcpodefazeravalidaçãoconformeolucianobianchifalouif(nome == null || nome.trim().length() == 0){returnfalse;//vcpodecolocarpraimprimiralgumacoisa,tipo...
//out.println("É obrigatório o preenchimento do campo Nome !!!");}returntrue;
:wink:
R
robertocspPJ
luciono / JavaPlayer,
realmente é uma solução, so tem um problema, desta forma … sempre o campo começaria vazio, pois o formulario começa com os campos não preenchidos, saberiam me dizer um tratamento para isso !!!
Desde já agradeço,
Roberto Costa
G
Guilherme_MelloPJ
“robertocsp”:
luciono / JavaPlayer,
realmente é uma solução, so tem um problema, desta forma … sempre o campo começaria vazio, pois o formulario começa com os campos não preenchidos, saberiam me dizer um tratamento para isso !!!
ok… mas vc não quer que ocorra a validação de campo em branco?
R
robertocspPJ
Sim claro,
mas so depois de clicar no botao “enviar”.
da forma que esta sempre estaria entrando no if, pois o formulario começa fazio.
Abraço,
Roberto
G
Guilherme_MelloPJ
Roberto, a página que irá fazer a validação do seu formulário será a acão do seu form…
ou seja, a validação ocorrerá em outra página e não na mesma que contém o formulário…
Se quiser posso te mandar o exemplo!
R
robertocspPJ
JavaPlayer,
agradeço a sua ajuda.
eu fiz via JavaScript usando o document.getElementById(“erroCampoNome”).style.display = ‘’;
coloquei a propriendade style=“display:none” nos ícones que quero mostrar quando o respectivo não estiver preenchido … e ficou bom.
Valeu !!!
um abraço,
Roberto Costa
M
marcossousaPJ
Salve,
Amigo, você pode colocar uma imagem que referencie que o campo é obrigatório oculta, e quando clicar no botão “enviar” ao inves de chamar uma caixa de texto alert, passe a visibilidade para true e exiba em uma parte da tela uma mensagem falando que os campos marcados com a imagem x necessitam ser preenchidos.