Olá, estou com dúvidas sobre “validação” de formulários. Estou pensando em seguir como freelancer, fazendo sistemas web em PHP, CSS e JS. E gostaria de algumas opiniões de algumas coisas que eu faço nos páginas.
Por exemplo, olhando melhor meus códigos fontes, eu percebi que uso muito javascript. Se eu tenho um form com 3 input text e 2 select, eu faço essa validação via javascript (entenda por validação confirmar se o usuário nao deixou nenhum campo em branco ou se ele deixou de escolhar alguma opção nos select). Outra coisa (que eu acho que seja mais grave), é nao fazer type submit em form. Eu crio ele como type button e no onClick eu chamo uma funcao (em js) que dá o submit do form. Por exemplo:
<?php
$form = $_REQUEST['form'];
if($form=="gravar"){
//grave
}
?>
<form action='index.php' name='formx' id='formx'>
<input type='hidden' name='form' id='form'>
<input type='text' name='nome' id='nome'>
<input type='button' value='submit' onclick='valida()'>
</form>
<script>
function valida(){
if(nome!=""){
$('#form').val("gravar");
document.formx.submit();
}
}
</script>
Essa alteração da variavel hidden por javascript, é “perigosa”?
Quando começei a aprender javascript, ao criar um novo usuario, eu criava um vetor com todos os logins dos usuarios cadastrados, e comparava com o login novo. Só depois eu fui perceber que dando crtl U (no FF) aparecia o vetor com todos os logins, pra qualquer um ver. Esses erros “tontos” que eu quero evitar.
Validação em PHP é muito mais segura, sim, eu sei, mas estou querendo fazer o máximo antes de dar o submit.
valew ai