[VALIDAÇÃO DE PÁGINAS WEB COM JAVASCRIPT] Certo ou errado?

4 respostas
T

Olá, estou com dúvidas sobre “validação” de formulários. Estou pensando em seguir como freelancer, fazendo sistemas web em PHP, CSS e JS. E gostaria de algumas opiniões de algumas coisas que eu faço nos páginas.

Por exemplo, olhando melhor meus códigos fontes, eu percebi que uso muito javascript. Se eu tenho um form com 3 input text e 2 select, eu faço essa validação via javascript (entenda por validação confirmar se o usuário nao deixou nenhum campo em branco ou se ele deixou de escolhar alguma opção nos select). Outra coisa (que eu acho que seja mais grave), é nao fazer type submit em form. Eu crio ele como type button e no onClick eu chamo uma funcao (em js) que dá o submit do form. Por exemplo:

<?php
$form = $_REQUEST['form'];

if($form=="gravar"){
//grave
}
?>

<form action='index.php' name='formx' id='formx'>
<input type='hidden' name='form' id='form'>
<input type='text' name='nome' id='nome'>
<input type='button' value='submit' onclick='valida()'>
</form>

<script>
function valida(){
if(nome!=""){
$('#form').val("gravar");
document.formx.submit();
}
}
</script>

Essa alteração da variavel hidden por javascript, é “perigosa”?

Quando começei a aprender javascript, ao criar um novo usuario, eu criava um vetor com todos os logins dos usuarios cadastrados, e comparava com o login novo. Só depois eu fui perceber que dando crtl U (no FF) aparecia o vetor com todos os logins, pra qualquer um ver. Esses erros “tontos” que eu quero evitar.

Validação em PHP é muito mais segura, sim, eu sei, mas estou querendo fazer o máximo antes de dar o submit.

valew ai

4 Respostas

maior_abandonado

a validação via javascript não só é certa como é recomendada… mas com algumas considerações.

em momento nenhum você deve passar dados de login para o cliente, apenas liberar ou não o acesso de acordo com o login… isso deve ser feito no lado servidor, e ja que você vai guardar esse login, guarde na sessão do usuário, que fica do lado servidor.

quanto a usar um button ao invés de submit, contanto que você chame o javascript e ele valide não tem nada de errado, ao menos a meu ver.

a validação via javascript é só para poupar tempo e recursos de rede, avisando o usuário de algum erro de validação sem precisar fazer uma requisição e sem esperar o retorno. Mas como isso é uma coisa muito facilmente burlavel você ainda deve tomar todos os cuidados normais no lado servidor, inclusive validação.

quanto ao código php eu não conheço, não vou opinar, apenas não o deixe junto de código javascript… o ideal é você deixar o que php relativo a uma funcionalidade em um arquivo, o que for js em outro, o que for html em outro…etc

eliangela

Olá!

Quando vc for validar um formulário, é recomendado vc validar com Javascript, porque a resposta do navegador é instantânea, já que o .js é carreagado junto com a página e a página não precisa ser recarregada pra fazer a validação.

Mas eu recomendo que vc também valide seu formulário pelo PHP (lá no servidor), porque existem alguns programas que desativam o Javascript da página, e vc pode acabar cadastrando dados inválidos.

Eu sei que é chato fazer dos dois jeitos, mas é muito mais seguro.

Andre_Fonseca

oi,

Só tenho outra sugestão, procure usar um framework javascript como prototype, jquery qual achar melhor.

Isso irá poupar dor de cabeça sua quando for criar uma aplicação cross-browser, ou seja, que funcione em ambos os browsers, além de ter muita coisa pronta nestes frameworks.

abs

T

Acho que é isso mesmo, validar no javascript (novamente, entender como validar, verificar se o usuário digitou algo) e no servidor (PHP).

Agora, isso de criar botoes button e mudar o conteudo da variável por JS (igual no código acima), oferece menos segurança do que criar buttons submits?

valew

Criado 16 de agosto de 2011
Ultima resposta 18 de ago. de 2011
Respostas 4
Participantes 4