Validação de Query

Olá, boa tarde.

Situação: o usuário digita o tipo de dado que quer consultar no banco dentro de um input (jsp+servlet).
O servlet processa aquela informação e redireciona a página para ela mesma, so que agora com o jsp eu preencho a página com o tipo de informação requisitada.

O problema: se o usuário requisitar os dados de uma coluna que não existe, o servlet automaticamente redireciona a página para uma vazia, sem nem mesmo o código html que havia no jsp original.

O que eu percebi: quando o servlet executa uma query que não existe (rs = stmn.executeQuery( query )), ele já redireciona a página, sem nem executar o resto do código.

Então a minha pergunta: qual é a melhor maneira dinâmica de saber quais colunas existem ou não numa tabela mesmo antes de declarar o ResultSet?

Espero ter sido claro, muito obrigado :smiley:

Cara, quando ele redireciona direto é que ele capturou uma excessão e está te redirecionando para a página de erro que é definida no cabeçalho do teu jsp.

Uma boa prática seria você executar a query e capturar a excessão. O erro que o banco retornou você pode pegar do PreperedStatement, existem métodos pra isso… getWarnings() se não me engano. Pegue o erro do banco e retorne para o usuário, daí ele se vira para ver se a tabela ou coluna existe ou não.

Gustavo Guilherme BacK

Entendi cara :smiley:

Preguiça de minha parte não usar PreparedStatement, vou fazer isso agora :smiley:

Valeu!