Estou com problemas para validar RG em meu formulário!
A validação do CPF foi fácil… existem várias maneiras de fazer que encontrei na net! Agora… para validar o RG está complicado, pois cada órgão emissor é um padrão que se segue…
Alguém já teve que fazer algo parecido? Ou, oq eu poderia fazer para pelo menos diminuir o porcentagem de erros?
É melhor nem tentar validar o RG, já que o dígito de verificação antigamente não era usado (no caso específico da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), sendo usado posteriormente. Se perguntar pelo meu RG, eu tenho uma cópia bem antiga que não tem o dígito, e uma mais nova que tem o dígito.
Você pode checar se os primeiros caracteres são numéricos (já que o último, por poder ser um dígito de verificação, pode ser de 0 até 9, e talvez a letra X, ou A ou B).
[quote=thingol]É melhor nem tentar validar o RG, já que o dígito de verificação antigamente não era usado (no caso específico da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), sendo usado posteriormente. Se perguntar pelo meu RG, eu tenho uma cópia bem antiga que não tem o dígito, e uma mais nova que tem o dígito.
Você pode checar se os primeiros caracteres são numéricos (já que o último, por poder ser um dígito de verificação, pode ser de 0 até 9, e talvez a letra X, ou A ou B).
[/quote]
pois eh, ja pensei nisso tb(verificar se os primeiros numeros sao numericos)… mas nao resolve meu problema, já que o usuario pode digitar os seguintes RG’s: 00.000.000 ou 11.111.111 ou ainda 22.222.222! entendeu?
Pois é, pegue esses RGs zoados e use como exceções. Você sabe que, mesmo com dígitos verificadores (como é o caso do CPF ou CNPJ, há aqueles CPFs que são com dígitos repetidos que se usam para fazer testes…)