Pessoal, é o seguinte.
Estou terminando um sistema e agora só falta eu fazer a validação dos usuários em cada página, p/ que um usuário não logado ou que não tenha permissão para acessar uma página seja barrado em algumas ações.
Em um sistema que fiz usando Struts eu fazia assim:
Quando o usuário loga, eu guardo um objeto na sessão chamado “usuario”, e em cada jsp eu uso um if do jstl para verificar se o objeto usuario da sessão está vazio e se não estiver que tipo de usuário ele é. Assim consigo controlar o que um usuário pode ou não ver.
Já no jsf ta meio complicado. Estou tentando aplicar o mesmo método que apliquei no struts mas está dando alguns paus.
Primeiro, como eu uso o JSF 1.1, eu não consigo fazer o jstl funcionar direito, sendo assim descartei a opção de usar o if ou outra tag de controle.
Então tentei usar o atributo rendered das tags do jsf, mas é engraçado que em algumas tags (como o subview) o rendered não funciona. O bom seria usar o if mesmo, pq validaria apenas uma vez, ao invés de passar tag por tag (as tags mais externas é claro) verificando.
Nesse sistema eu faco a mesma coisa, quando o usuário loga, é inserido um objeto que representa o mesmo na sessão.
Gostaria de saber o que fazer. Eu queria usar o JSF 1.2, mas ele depende da especificação 2.1 do jsp, e o meu container de servlets (tomcat 5.5.17) implementa o jsp 2.0
Então fica a pergunta, como fazer esse tipo de validação?
Aguardo resposta!
Obrigado!