Validação em java web

4 respostas
R

Galera,

Eestou para começar um projeto em struts 1 e hibernate utilizando o eclipse. Gostaria de saber qual a melhor maneira para fazer validações em um sistema que utiliza struts? via js ou pelo proprio struts ou outra maneira?

obrigado

4 Respostas

skalinichenko

Eu, particularmente, faço validação (em um formulário por exemplo) por duas maneiras:

• Via Javascript (JS), client-side
  • E com Struts, tratando os Responses do usuário (server-side)

Nunca se sabe, se o Javascript do browser do usuário, está ativado ou não; então faço sim!
Só por garantia!
Flw!

R

Entao vc faz a mesma validação duas vezes?

No meu caso o sistema será uma intranet, entao eu vou garantir que o cliente terá javascript. mesmo assim ainda vale a pena fazer validação no servidor?

skalinichenko

Pode ser duas vezes sim ou se preferir, validar no Javascript e a consistência utilizar alguma linguagem em back-end.
Em nenhum momento, você vai “garantir que o cliente tenha Javascript”!
O que irá ter (e não garantir), será uma página que executa scripts, utilizando Javascript e só! Mas o usuário pode desabilitar isso (praticamente, todos os browsers possui essa funcionalidade).
Valido em ambos! Centralizar todas as validações do lado cliente, é uma péssima forma de programar.
E ainda por cima, em Javascript, onde o usuário pode ou não habilitar a execução como mencionei, é pior ainda! (nada contra a linguagem, de maneira alguma. Parte do meu salário, devo a ela :smiley: )
Flw e boa sorte!

R

Realmente utilizar somente JS para validação nao é uma boa.
Por questão de tempo, vou optar em validar tudo no servidor somente(acho que teria que ser no metodo validate que o struts utiliza)
vlw!

Criado 6 de maio de 2009
Ultima resposta 9 de mai. de 2009
Respostas 4
Participantes 2