[color=“darkblue”] Tenho uma pequena aplicação feita em Struts, geralemnte faço as validações na classe public ActionErrors validate.
Gostaria de saber como faço validações de nome e e-mail no próprio JSP, o qual estou usando as tags do Struts.
Como faço as validações em Java Script ? se o e-mail digitado é um e-mail válido e coisas do gênero ?
Desde já agradeço ![/color]
Você poderá criar uma função javascript que é chamada através de um evento no campo.
Exemplo:
<input type="text" name="email" id="email" onchange="javascript:validarEmail(this);" />
Função:
[code]
function validarEmail(objeto) {
/* Aqui você coloca a lógica de validação, na internet tem bastante exemplos de como fazer */
}[/code]
Galera, aproveitando…
existe alguma forma de validação mais eficiente que javascript?
porque eu consigo fazer toda a verificação (e sempre uso assim) no próprio jsp, sem recarregar página, sem passar parâmetros, sem mandar pra outros lugares…
masss, quando o form é grande e não são todos os campos que são obrigatórios phode tudo… toca fazer if por if para cada campo.
Alguma sugestão de como resolver isso?
eu estou acostumado a usar frases específicas como “Por favor, digite o nome” sabe?
isso tem que ser levado em consideração também…
abrasss
O certo é fazer a validação no lado do cliente (javascript) e servidor.
[color=“darkblue”]Eu geralmente fazia no próprio Struts[/color]
@Override
public void reset(ActionMapping map, HttpServletRequest request) {
this.comentario = new Comentario();
// TODO Auto-generated method stub
}
@Override
public ActionErrors validate(ActionMapping map, HttpServletRequest request) {
ActionErrors erro = new ActionErrors();
if(comentario.getNome().length() < 3
|| comentario.getNome() == null){
erro.add("nome", new ActionMessage("erro.camponome"));
}
if(comentario.getEmail().equalsIgnoreCase("")
|| comentario.getEmail() == null){
erro.add("nome", new ActionMessage("erro.camponome"));
}
// TODO Auto-generated method stub
return erro;
}
[color=“darkblue”]erro.camponome é um arquivo.properties[/color]
Correto, essa validação é do lado servidor.
Ja que você esta utilizando Struts porque você não utiliza o Validate.xml do proprio Struts? :?:
[color=“darkblue”]Nunca usei o validate.xml, poderia me explicar o seu funcionamento ?[/color]