Validacao em um rich modapanel

galera to usando seam, richfaces e jsf e to com um probleminha

e bem simples
eu tenho uma botao de cadastro na minha aplicacao que chama um modalpanel, no modal tenho campos para serem preenchidos, todos estao com required=“true”, so q ocorre o seguinte problema:
tem um botao confirmar no modalpanel, pra quando o usuario cadastrar tudo e confirmar. Entao ele chama um modal para avisar Sucesso e fecha o modal e reexibe uma tabela
ai vai o botao:

<a4j:commandbutton id="confirmarbutton" vaule="confirmar" rerender="algoQnaoLembro" rendered="model.managed" action="model.instance.persist" oncomplete="#{rich:component('confirmacaoModal')}.show()"/>

esse botao so aparece se o form tiver com os campos todos vazios, um novo cadastro… o problema é que quando se clica nele mesmo com tudo vazio, ele chama o modal de confirmacao e no fundo os campos ficam marcados em vermelho.

queria saber se tem uma forma de tratar isso, usando algum componente do seam, rich ou jsf?..
eu consegui contornar isso usando javascript… mas fiquei muito intrigado com issso…

vlw
Att. Luis Gustavo

Use o <a4j: region renderRegionOnly=true …/> para que suas chamadas ajax nao infiram em tds os componentes.

O <a4j: region renderRegionOnly=true …/> nao deu certo mas eu consegui resolver esse problema de uma forma mais elegante e simples do que o js q eu estava usando(ainda usa js mas bem menos =P)

1. <a4j:commandbutton id="confirmarbutton" vaule="confirmar" rerender="algoQnaoLembro" rendered="model.managed" action="model.instance.persist" oncomplete="#{model.FuncaoQTestaSeOsValoresEstaoZerados} ? Richfaces.showModalPanel('confirmacaoModal'): Richfaces.showModalPanel('modalAtual') "/>  

no oncomplete fiz um simples if usando uma EL para um metodo no backing bean retornando true ou false, entao ou ele chama o modal de confirmacao ou ele chama o modal de cadastro novamente e com os alerta de campos nao preenchidos.