Validação Struts

6 respostas
trekkerbr

Bom dia pessoal,

Estou utilizando o Struts 2.xx e Tomcat 7.xx. Sou iniciante no Struts.

Tenho um campo do tipo Calendar, chamado dataNascimento no Bean Pessoa. No JSP tenho um campo correspondente ao atributo acima. O preenchimento deve ser opcional.

Quando o cliente preenche o formulário com uma data inválida, como: “abc123” (exemplo absurdo), o console registra um “MethodFailedException” e seta o valor do atributo no Bean como “null”. Quando o cliente decide não preencher o campo, o atributo também é setado como “null” no Bean. Logo, como informar para o usuário que ele digitou uma data inválida, se o método validate() (que ocorre já com o Bean populado) sempre lê o valor como “null” ?

Entre as alternativas que pensei foram, validar no cliente (antes de validar na Action) ou validar no método setDataNascimento do Bean.

Qual a melhor prática neste caso ?

Obrigado!!

6 Respostas

drsmachado

Não entendi por que o teu tratamento de exception seta o valor como null.
Poderia setar uma data padrão, como 01/01/1900, apenas para diferenciar do caso ‘não informado’.

trekkerbr

Olá drsmachado,
Na verdade não fui eu quem setou este valor null, o comportamento que observei é que quando ocorre o MethodFailedException, o valor é setado automaticamente como null no Bean. O método set deste atributo no Bean só contem isso:

public void setDataNascimento(Calendar data) {
		this.datanascimento = data;
	}

Desta forma, o validate() já recebe um null, sendo por o campo ser invalido ou por ser vazio.

Acredito que posso receber o valor como String no método e fazer um teste antes de definir o valor como Calendar no Bean. Vou fazer um teste e se funcionar eu posto. Obrigado.

drsmachado

Isso está meio esquisito.
Posta aí o código que tu está usando.

trekkerbr