Validando usuários com Webwork

Olá para todos! estou iniciando um aprendizado com o webwork. No site do guj, pesquisando por materiais sobre o mesmo, encontrei um artigo interessante sobre ?Introdução ao Webwork? onde é mostrado como construir um mecanismo de validade para usuários com login ao qual utiliza vários recursos do framework.

Já realizei vários testes com o webwork+hibernate e, com sucesso :smiley: , consegui inserir, deletar, alterar e buscar registros em um banco de dados utilizando os actions através de uma pagina html+jsp, no entanto, a versão que utilizo do webwork é 2.2.5 (essa mais recente webwork-2.2.5) e no material a utilizada é v.2.0. :shock:

O que acontece é que não estou sabendo configurar o arquivo xwork corretamente (ou pelomenos penso que seja isso ) pos a classe RequestLifecycleFilter do com.opensymphony.webwork.lifecycle parece-me que não existe mais ja que o compilador não a encontra. O erro que aparece no console, de uma forma resumida, é o apresentado abaixo: :cry:

?
INFO: Starting Servlet Engine: Apache Tomcat/5.5.9
23/04/2007 14:39:12 org.apache.catalina.core.StandardHost start
INFO: XML validation disabled
14:39:12,906 ERROR [/testeLogin]:3544 - Exception starting filter container
java.lang.ClassNotFoundException: com.opensymphony.webwork.lifecycle.RequestLifecycleFilter
	at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1332)
	at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1181)
	at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterConfig.getFilter(ApplicationFilterConfig.java:211)
	at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterConfig.setFilterDef(ApplicationFilterConfig.java:308)
	at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterConfig.< init > (ApplicationFilterConfig.java:79)
	at org.apache.catalina.core.StandardContext.filterStart(StandardContext.java:3540)
?
23/04/2007 14:39:12 org.apache.catalina.core.StandardContext start
SEVERE: Error filterStart
?

Poderiam me ajudar nessa questão, talvez esse erro seja simples mas como ainda sou muito leigo com esse framework não estou conseguindo progredir com essa validação. :oops:

Desde já agradeço!

Obrigado.

t+

Posta o seu web.xml e xwork.xml pra ver se dá alguma dica do erro. E veja se o xwork que vc está usando é o 1.2.2.

Vale a pena procurar um tutorial mais novo, tem muita diferença entre o WebWork 2.0 e o 2.2.5.

E já que você tá estudando, aproveita e estuda o Struts2 que é a “continuação” do WebWork. O WebWork se juntou ao Struts.

[]'s

Rodrigo Auler

Se reparares, não existe tanta diferença entro o arquivo xwork.xml do artigo e o meu entretanto no web.xml, mandei o do artigo e o que eu tentei modificar (ele esta todo comentado mas para teste este comentários foram retirados ) e um outro que utilizo (que ta funcionando).
Dei uma olhada no xwork e a versão acredito que seja 2.0 dentre varias, 1.1, 1.1.1 e 1.0; não tenho muita certeza mas é o jar que vem junto com o ww-2.2.5.

vou da uma olhada no struts2 também mas quanto ao ww ainda não sei o que pode ser o problema…

t+