Validar campo JAVA/MySQL e Exportação de Dados

Boa tarde galera!!!

Estou iniciando em banco de dados e fazendo um aplicaçãozinha java que faz marcação de ponto de funcionários.
Gostaria de fazer com que na hora de marcar (acionar o botão) ele verificasse na tabela de cadastros (no MySQL) se o código inserido está cadastrado ou não, disparando uma mensagem de sucesso caso esteja ou falha na operação caso não esteja. Uma condição pra prosseguir. Alguém tem algum exemplo disso??? :?:

Outra coisa que queria era uma maneira de exportar os dados do meu banco MySQL pra um arquivo txt. Como faço isso??? :roll:

tenho istalado o MySQL Servers and Clients 4.0.21 e o MySQL Control Center.

Valeu :!:

olá!
Cara, o primeiro passo eu faço da seguinte forma, monto uma query que consulta se o código passado já existe, assim:

Feito isso vc confere se ele retornou algum resultado, se ão me falhe a memória o resultado do stmt.executeQuery() se vc joga-lo para um inteiro ele retorna o número de linhas de que foram encontradas…
Agora a segunda vc pode ir no site do MySQL que lá tem uma sessão de documentação, aí vc procura a função exports (se ão me falhe a memória) q ele vai te oferecer exemplos com sintaxes e situações, ok??

[]'s[/url]