Validar campo null sem javascript[resolvido]

10 respostas
F

Galera, andei vendo alguns tipos de validacoes de campos, mas ate agora nao consegui chegar no que eu preciso

Estou tentando nao permitir que um determinado campo seja null (sem usar javascript nem mexer no meu bean)

Vi alguns estudos aqui no guj usando , mas nao deu certo

Voce sabem alguema outra maneira de fazer isso?

Eis o codigo:

<h:panelGroup>
     <h:inputText id="bairro" value="#{controleBean.contato.bairro}" size="20" required="true"></h:inputText>
    </h:panelGroup>
..
..
 <a4j:commandButton value="Enviar" actionListener="#{controleBean.enviarInfo}" ></a4j:commandButton>
..

10 Respostas

mauricioadl

o required=“true” nao esta travando o post com o campo vazio???

F

Entao, estou tentando justamente nao permitir que aceite quando o campo for null

mauricioadl

mas vc ja esta fazendo isso, o item required=“true” impende que seja enviado ao servidor o campo vazio.

F

Ah sim, desculpe nao havia entendido sua observacao

Sim, mas ai só aparece uma msg assim: Erro de validação , precisava que aparece algo do tipo…campo bairro esta em branco…entende?

mauricioadl
&lt;h:inputText id="bairro" value="#{controleBean.contato.bairro}" size="20" required="true" requiredMessage="SUA MENSAGEM"&gt;
F

cara, valeu pela dica, no entanto, eu ja tinha tentado usar esta opcao do requiredMessage mas ele da erro dizendo que

Attribute requiredMessage invalid for tag inputText according to TLD

O JSF que estou usando nao é o 2.0

mauricioadl

puts. agora vou ficar devendo. sei que tem como fazer isso com um arquivo de configuracoes, mas nunca usei e nem sei por onde começar.

leonhard32

Cara, tem como postar a sua pagina e a Bean pra eu dar uma olhada?
Onde vc ta exibindo essa mensagem?

[]'s

F

Consegui fazer rodar, ficou desta maneira

<h:panelGroup>
  <h:inputText id="bairro" value="#{controleBean.contato.bairro}" required="true"></h:inputText>
 <t:message for="bairro" errorClass="fieldMsgError"></t:message>
</h:panelGroup>

obrigado pessoal !!

leonhard32

Isso ai Fabio!
\o

Criado 14 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 15 de fev. de 2012
Respostas 10
Participantes 3