Validar intervalo com data e horario

Olá pessoal, preciso muito da ajuda de vcs.

É o seguinte, eu preciso validar antes de cadastrar e editar uma reserva se já possui alguma reserva no período que o usuário tentar editar ou cadastrar uma nova reserva.
O problema é que possuo 4 variáveis da seuinte forma:

DataInicial
DataFinal
HoraInicial
HoraFinal

Então como eu faço uma combinação entre essas variáveis para haver a validação ou se vcs me propõe outra maneira de fazé-la??

Obs: Estou usando BD SQLServer 2005.

Desde já agradeço.

Se bem me lembro, o SQL Server aceita timestamp (só o nome é diferente). Sendo assim, você só precisaria de 2 variáveis.
de qualquer forma, vai validar isso onde? No banco de dados? Uma query simples com um where resolve isso.

Sim a validação seria no BD.

Como eu faço para usar o TimeStamp?
Como eu faço para pegar a data e hora para inserir em uma variável?

Desde já agradeço.

Java provê várias formas de trabalhar com data e hora.
As mais utilizadas são as classes GregorianCalendar e Date (tanto java.io quanto java.sql) e dependem do que você deseja fazer.
No SQL Server Management Studio você consegue identificar os tipos válidos para data.
Além disto, no msdn você tem mais informações.

Como eu faço para criar um campo para o usuário digitar com data e hora e pegar esses parâmetros e jogá-los na variável?

Obrigado,

[quote=Burarama]Como eu faço para criar um campo para o usuário digitar com data e hora e pegar esses parâmetros e jogá-los na variável?

Obrigado,[/quote]

Sinceramente, procura isso na net.
Se vira, camarada.

Rapaz eu estou aqui porque é a internet e estou me virando procurando ajuda neste forum, que por ventura é para esses fins.

Mas se vc não quer ajudar não tem problema. Só me poupe dos seus comentários.

Porém, se alguem quiser me ajudar serei muito grato.

Não sei se vai ajudar, mas verifique estes sites:

http://www.javabuilding.com/academy/java-language/trabalhando-com-datas-em-java.html

http://javafree.uol.com.br/topic-853382-campos-Data-e-Hora.html

[quote=Burarama]Rapaz eu estou aqui porque é a internet e estou me virando procurando ajuda neste forum, que por ventura é para esses fins.

Mas se vc não quer ajudar não tem problema. Só me poupe dos seus comentários.

Porém, se alguem quiser me ajudar serei muito grato.[/quote]

O comentario do colega acima mostra que a maioria aqui no forum nao curte o lance de colar “codigo pronto” pros outros. Não interprete ele mal.
Tente buscar informações e fazer por vc mesmo, vai ver que te dá crescimento e faz vc voltar ao forum cada vez menos.

OK! Amigo. Me desculpe.

E obrigado pela ajuda. Estou conseguindo fazer com duas variáveis, pegando a data e a hora juntos.

Novamente, obrigado!

[quote=Burarama]OK! Amigo. Me desculpe.

E obrigado pela ajuda. Estou conseguindo fazer com duas variáveis, pegando a data e a hora juntos.

Novamente, obrigado![/quote]

Você pode salvar a data e hora em um mesmo campo dentro de uma base da dados SQL Server através do tipo “datetime”. Este tipo de dado armazena os valores de data e hora em um mesmo campo.

Para você pegar os dados de data e hora do seu formulário e junta-los em uma mesma variável você pode utilizar o SimpleDateFormat, você passa pra ele uma String que representa a sua data e hora e o tipo de formatação que esta String está, então ele converte esta String em um campo Date, contendo a data e a hora.

Exemplo:

SimpleDateFormat df = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy hh:mm");
Date dataHora = df.parse("02/06/2011 13:00");

[]'s

1 curtida

Foi exatamente o que fiz!
XD

Muito obrigado.