Lista,
Existe uma forma de validar placas de carro, asim como existe para o cpf?
Muito obrigado,
Marques
Lista,
Existe uma forma de validar placas de carro, asim como existe para o cpf?
Muito obrigado,
Marques
expressoes regulares!?
Pattern pattern = Pattern.compile("[A-Z]{3}-[0-9]{4}");
Matcher matcher = pattern.matcher("ABC-1234");
System.out.println(matcher.matches());
Se existir algum algoritimo deve pertencer ao Detran.
A biblioteca BrazilUtils (procure aqui no GUJ) tem uma tabelinha indicando, para cada prefixo, que estado fez a primeira emplacação do tal automóvel.
Por exemplo, se um carro tem um prefixo que começa por A, foi emplacado primeiramente no Paraná.
EDIT - Da BrazilUtils:
+----+-----+-----+
| UF | De | Ate |
+----+-----+-----+
| AC | MZN | NAG |
| AL | MUA | MVK |
| AM | JWF | JXY |
| AP | NEI | NFB |
| BA | JKS | JSZ |
| CE | HTX | HZA |
| DF | JDP | JKR |
| ES | MOX | MTZ |
| GO | KAV | KFC |
| MA | HOL | HQE |
| MG | GKJ | HOK |
| MS | HQF | HTW |
| MT | JXZ | KAU |
| PA | JTA | JWE |
| PB | MMN | MOW |
| PE | KFD | KME |
| PI | LVF | LWQ |
| PR | AAA | BEZ |
| RJ | KMF | LVE |
| RN | MXH | MZM |
| RO | NBB | NEH |
| RR | NAH | NBA |
| RS | IAQ | JDO |
| SC | LWR | MMM |
| SE | HZB | IAP |
| SP | BFA | GKI |
| TO | MVL | MXG |
+----+-----+-----+
Isto é mais por curiosidade. Eu em São Paulo poderia, por exemplo, ter um carro com placa LUA-1234, mas porque eu o comprei de um carioca.
Como se vê, ainda não são possíveis todas as combinações (não posso ter um carro com placa PQP-1234) , mas à medida que forem se esgotando, novas combinações serão acrescentadas a esta lista.
Li uma vez sobre isso e o site falava: “3 letras DIFERENTES umas das outras e 4 números quaisquer”. Sobre separar por localidade eu não sabia.
Mas não é nada fixo, por exemplo se eu quiser colocar a placa do meu carro com minhas iniciais eu posso desde que eu pague por isso é claro.
Sendo assim não daria pra ter uma validação, a não ser a básica de começar com 3 letras e terminar com 4 números.
Não precisam ser diferentes umas das outras. Acho que só não podem formar um palavrão, ou algo que possa ofender os outros ou constranger o proprietário. Por exemplo, aqui em São Paulo (onde as placas vão de BFA até GKI se não me engano), o sr. Clodovil Hernandez pode solicitar uma placa que comece por G-A-Y, mas uma pessoa qualquer não receberia uma placa dessas sem solicitá-la explicitamente.