galera, estou criando um sistema simples de cadastro em java, mas estou encontrando problemas na hora de validar os valores, por exemplo, possuo 3 jTextField, dois deles são para entrar com valores INTEIROS (cod_turma e qtd_alunos), ele está salvando no banco de dados normalmente, para gravar eu estou usando a função Integer.parseInt … mas eu gostaria de verificar quando os campos estiverem vazios para mostrar uma simples mensagem “Os campos estão vazios”, e estou encontrando muitos problemas nisso … mesmo se eu não faço a validação e deixo só a função para salvar os dados e tento salva-los com os campos vazios ele da erro … vou mandar como eu fiz a função:
private void SalvarTActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
Turma turma = new Turma();
turma.setCod_turma(Integer.parseInt(jTextField1.getText()));
turma.setNome_turma(jTextField2.getText());
turma.setQtd_alunos(Integer.parseInt(jTextField3.getText()));
if((jTextField2.getText().isEmpty())||(jTextField1.getText().isEmpty())||(jTextField3.getText().isEmpty())){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Os campos não podem estar vazios!");
}
else{
conexaoTurma con = new conexaoTurma();
con.cadastra(turma);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Turma "+jTextField2.getText()+" cadastrada com sucesso!");
}
}
e o engraçado é que se eu preencher o primeiro e o ultimo jTextField, que são os que entram valores inteiros, e tentar salvar sem preencher o segundo, que é String, aparece a mensagem que os campos estão vazios …