Validar varios tipos de perfis.... "Sessão dinâmica"

pessoal vou tentar explicar o que preciso fazer…

tem um sistema X, que possui 11( :shock: ) perfis de acesso.
por regra de negócio um usuário do sistema pode ter 1 ou todos perfis (11), sem críticas aqui…rsrs…é a regra de negócio…

quando o usuário se logar, é carregado um comboBox com todos os perfis que ele está referenciado de 1 a 11…
tabelas no banco, usuario, perfis, usuario_perfis;

o detalhe é:
o usuário logou, carregou vamos supor 2 perfis que ele estava ligado, e automaticamente entrou em um deste (pode ser o ultimo que ele usou, dentre os perfis que possui…)

ai vai carregar as informações e um menu dinâmico pra o perfil:
exemplo:
Joãozinho foi atribuido 2 perfis:
gerente_relacionamento = acessa 1.jsp / 2.jsp / 3.jsp
representante_vendas = acessa 4.jsp / 5.jsp / 6.jsp

ele entrou como gerente_relacionamento e foi renderizado e ele só acessa 1/2/3 .jsp
e quando ele trocar no comboBox pelo outro perfil representante_vendas ele só acessa 4/5/6 .jsp

AINDA QUE ele TENHA o perfil gerente_relacionamento, DEVIDO estar selecionado o outro perfil, ele não poderá acessar a página do outro perfil, MESMO QUE TENHA o perfil…entende…

mas o detalhe que tudo isso sem fazer logout, eu poderia colocar no inicio, informe login, senha, e perfil, e ai verifico se tem acesso ao perfil…porém pra mudar teria que deslogar…

preciso ter uma sessão “dinâmica” (se é que posso dizer assim)…mudar perfis e acessos sem deslogar…apenas mudando no comboBox…

único detalhe, estou usando JSF (obrigatoriamente, força maior…etc :roll: ) …
devido ser com JSF não decidi o que usarei pra autenticação/autorização, estou pensando em jdbcRealm, ou fazer em servlet filter( mas utilizando JSF fica bem usar filter???) mas se fosse um usuário tendo 1 perfil…tava tranquilo…o detalhe é um usuário com VÁRIOS perfis, mudando sem deslogar…

p.s. achei legal o modo de autenticação/autorização do mentawai, será que dá pra utilizar junto com JSF, nunca usei o menta.

Agradeço de coração :oops: todas as ajudas…

alguém…