marcosbrandao:
Kenobi:
Caso como bluemenau é sério, pq os programadores de lá não se tocaram que eles fazem o mercado.
Lugar pequeno, pouca mão de obra especializada, poderiam cobrar 50 paus a hora e o cara ía ter q pagar.
Aqui não eh bem assim não. Se a empresa oferercer um salario de 15 a hr para um programador senior, o cara nem pensa muito pra pegar a vaga, pq para o custo de vida aqui esse salario eh no minimo bom. Se o cara pedir mais, dificilmente vai conseguir pegar a vaga. A não ser que o cara tem um curriculo muito forte.
Tbm concordo que deveriamos juntar a galera e mudar um pouco esse “paradigma”, pq isso tbm prejudica os Prgs juniors que entram em empresas ganhando uma raspinha de salario, mas isso pq não tem opção de ganhar mais.
Mínimo Bom ?! Ou eu tenho problemas para interpretar o IPCA, dados do Dieese e IBGE ou vocês não estão atentos à remuneração justa, pela formação e dedicação empregada.
A variação não chega à 20%, logo seria o valor 40 reais, não essa proporção…Estamos falando em mais de 200% de diferença, alguma coisa está errada não ?!
Com relação ao Arquiteto, há realmente muita diferença entre um programador que não possui às vezes a mesma dedicação, empenho e conhecimento - vivência em cenários adversos.
Qualquer um pode ser um arquiteto, basta estudar e chegar a um nivel de maturidade. Talvez o rótulo não seja o correto, entretanto o mercado precisa de algo para poder justificar o valor do profissional e encaixar responsabilidades - contra-partida da remuneração.
A Sun tem uma prova árdua, onde o arquiteto precisa conhecer uma gama de coisas, que um programdor sem tal vivência e estudo não conhece, isso é fato.
Por fim, o programador júnior, deveria realmente defender um salário alto para o topo da pirâmide, pois ele um dia vai chegar lá e elevaria o seu também.
Minha ótica, 15 reais hora, é salário de júnior, aliás ainad acho baixo 15 reais pra júnior -isso é pra estagiário e conheço vários que ganham isso !!
Se um sênior de verdade aceita tal realidade, ele deveria procurar outra profissão, pois o estudo e empenho dele não está sendo remunerado de acordo.
Pra findar, dêem uma olhada no http://www.justjavajobs.com/ e olhem como está a remuneração ao redor do mundo.
Esse valor que você está sugerindo, é menor do q pagam na índia e todos sabem que lá são escravizados !!
Não gostaria de ver o Brasil uma segunda Índia, exportando somente força bruta e sim exportar criatividade, capital intelectual de fato , valorziação profissional !!