Valor de hora para um arquiteto Java

131 respostas
Guerr

Olá pessoal!

Como trabalho no meio militar, estava curioso para saber quanto é o valor de mercado de um arquiteto Java sênior. Peço para especificar a localidade (que tem influência no valor) e se esta hora é de uma consultoria esporádica (10 ou 20 horas) ou de um emprego full time (+160 horas por mês).

Já agradeço antecipadamente por todas as respostas!

131 Respostas

plentz

RS

10-15 horas: depende mto do cliente, problema, etc.
full time: ~35

rodrigoallemand

RJ

Full time em fabrica de software
Arquiteto “Junior”: ~38HH
Arquiteto “Senior”: ~50HH

Já os esporadicos, conheço outros arquitetos que ganham ~100HH em 20-30 horas no cliente…

Guerr

Alguém da região de São Paulo?

boaglio

Eu…

Conheço arquitetos que ganham de 30 a 50, e conheço outros auto-intitulados “arquitetos” que ganham bem mais que isso, tudo é questão de oportunidade e situação da empresa.

As públicas pagam mais, normalmente.

Guerr

Como assim “auto-intitulados” arquitetos???

boaglio

Ele tem o título de arquiteto, mas se vc perguntar se ele usa entity bean ou session bean ele te responde que não sabe, ou “vou analisar” ; ou então quais os padrões que ele usa na aplicação e ele responde: “que eu me lembre só aquele single alguma coisa” :lol:

neofito

Olá,

O triste é que muitas empresas nem sabem o que um arquiteto realmente deve conhecer. Por exemplo, em uma empresa que trabalhei recentemente havia uma pessoa que trabalhava comigo e o pessoal da empresa a chamava de arquiteto. Ela dizia pra todos que não era, mas mesmo assim o pessoal da empresa insistia em atribuí-la o cargo. A pessoa conhecia bem as tecnologias que utilizava, era um ótimo profissional, mas pra ser um arquiteto até ela mesma reconhecia que ainda faltava.

Pelo menos onde trabalhei, o bom projeto de software é muito pouco valorizado nos dias de hoje, infelizmente. :roll:

L

rodrigoallemand:
RJ
Já os esporadicos, conheço outros arquitetos que ganham ~100HH em 20-30 horas no cliente…

Esses são os masters masters !!!
30 acho muito pouco, não conheço ninguém que trabalhe como arquiteto por isso (arquiteto, não pseudo-arquitetos).

F

axo que varia de acordo com o projeto… se é critico ou nao… tamanho, prazo, nivel da equipe…

existem arquitetos bons e ruins… experientes e os que tao comecando…
juniors e seniors…

pra um projeto critico, grande, axo que comeca por 45…

pra um sistema qualquer um arquiteto junior pode ta nessa faixa de 30/35 tranquilamente

Fabricio_Cozer_Marti

Bom, o que esse arquiteto vai fazer ? Montar a arquitetura, definir tecnologias ? esboçar modelo de desenvolvimento ? implementar casos de uso ? fazer testes ? dar treinamento ? Validar requisitos funcionais e não funcionais ? Configurar ambiente dos programadores ? E depois do período inicial … que a arquitetura já está definida, e começa mais o trabalho operacional e braçal mesmo ? o que ele iria fazer ?

Definir uma função como arquiteto sem definir atribuições para tal pode ser meio complicado. Mas dentre os valores que vejo, é o profissional da área técnica mais bem qualificado, pelo nível de conhecimento e experiência.

No mínimo um arquiteto deveria ganhar como PJ 40 reais a hora.

neofito

Bom, o Phillip Calçado tem um post legal no seu blog que diz o que seria um arquiteto de software. Concordo com a maioria dos pontos ali.

:arrow: O que é um arquiteto?

Mas partindo para outro lado, nas empresas que trabalhei ultimamente ou não lembro de ter visto esse papel, “arquiteto de software”, ou simplesmente o vi destorcido.

Sem querer ofender ninguém, tenho visto muito analista que nunca escreveu uma linha de código sequer dando uma de projetista de software. “Ah, o sistema vai ter essas classes…” (ele faz o modelo de domínio). “Ah, os objetos do sistema vão se comunicar dessa forma” (ele faz diagramas de sequência e colaboração). Não que o modelo de domínio seja o modelo de objetos de software propriamente dito, mas isso não é ultrapassar as funções de um analista? Só eu que vejo isso? E por que será que isso acontece? Os currículos das faculdades não incluem uma disciplina “projeto de software”? Ou os analistas chegam a isso porque falam a língua dos gerentes, e por isso acabam abocanhando essas funções, erroneamente atribuídas?

:?

L

Fabrício Cozer Martins:
Bom, o que esse arquiteto vai fazer ? Montar a arquitetura, definir tecnologias ? esboçar modelo de desenvolvimento ? implementar casos de uso ? fazer testes ? dar treinamento ? Validar requisitos funcionais e não funcionais ? Configurar ambiente dos programadores ? E depois do período inicial … que a arquitetura já está definida, e começa mais o trabalho operacional e braçal mesmo ? o que ele iria fazer ?

Definir uma função como arquiteto sem definir atribuições para tal pode ser meio complicado. Mas dentre os valores que vejo, é o profissional da área técnica mais bem qualificado, pelo nível de conhecimento e experiência.

No mínimo um arquiteto deveria ganhar como PJ 40 reais a hora.

Se em são paulo já está difícil achar Programador Java Pleno por 40 reais, imagina arquiteto…

L

neófito:

:arrow: O que é um arquiteto?

Eu li, um cara desse tem que ganhar $$$$. Entenda as atribuições que um cara desse tem:
Tem que saber programar: $$$
Tem que saber fazer análise: $$$
Tem que saber negociar: $$$
Tem que saber falar inglês: $$$
Tem que pesquisar SEMPRE!: $$$
Tem que dedicar muitos de suas horas livres para leitura de artigos e ir a palestras: $$$
Enfim, não tem como um cara desse não ganhar bem. É muita dedicação para pagarem “cem real e o busão”.
[]'s

Luiz_Aguiar

Uma vez contratei um arquiteto, e ele me entregou um desenho da minha casa… não entendi nada. hehehe

Mas falando sério, hoje aqui em São Paulo, por menos de 45 um arquiteto não anota nem o endereço pra entrevista.

LPJava

aproveitando o topico qual os conhecimentos que diz que vc eh uma programador java junior e o senior?
e os salarios ta em media de quanto? alias eu vejo hj mais os rh solicitando analista programador heeh acho que programador ta sumindo do mercado para os rh…

L

camilolopes:
aproveitando o topico qual os conhecimentos que diz que vc eh uma programador java junior e o senior?
e os salarios ta em media de quanto? alias eu vejo hj mais os rh solicitando analista programador heeh acho que programador ta sumindo do mercado para os rh…

Você vê mais vagas de programador porque a proporção são de 10 programadores para 1 analista e 1 arquiteto.
Bem, o mercado entende assim:
1 ano - Java Junior - não sei quanto é o valor, acredito em 30 reais/hora;
3 anos - Java Senior - tá inflacionando barbaridade, hoje está por volta de 45/50 reais hora.
Analista/Arquiteto - Geralmente são contratados para serem mais “fixo”, o valor está por volta de 5/6 mil CLT, mas como disse, depende do projeto, depende da empresas. Levando em conta todos os benefícios, dá por volta de uns 7 mil CLT e 8 mil PJ. Já vi projetos que pagam até 10 mil, mas geralmente a alocação é por curto tempo (geralmente depois que resolveu tudo acham que pagam muito para você). Geralmente quem ganha isso é cara que está no mercado a uns 10 anos e migrou de outras linguagens ou plataforma. Ou seja, um analista que sabe programar em Java mas manja de VB, Delphi ou Clipper e conhece bem de banco de dados (SQL Server, Oracle, DB2, Sybase, etc). Sabe trabalhar com ferramentas CASE (Rose ou Erwin), e conhece um pouco de engenharia de software (não só orientação a objetos). Ou seja um cara com bagagem grande, que geralmente é capaz com um pouco de treinamento programar em qualquer linguagem e resolver qualquer problema.
Eu vejo o mercado bem dividido assim.

Guerr

Eu coloco como algumas funções do arquiteto:

• Desenvolver a arquitetura inicial da aplicação
  • Escolher os frameworks que serão utilizados no desenvolvimento
  • Extender ou desenvolver frameworks mais específicos para a aplicação
  • Se preocupar com requisitos não-funcionais como segurança, performance, escalabilidade, flexibilidade e etc…
  • Atuar no desenvolvimento de funções mais avançadas que terão efeito em toda a aplicação como mecanismos de segurança e de otimização de performance, por exemplo.
  • Planejar extensões previstas para o software sem sobrecarregar o desenvolvimento no presente.
  • Coordenar o desenvolvimento da aplicação e garantir que a arquitetura está sendo seguida
  • Auxiliar os desenvolvedores no aprendizado das habilidades necessárias para a implementação segundo a arquitetura
  • Definir e trabalhar na interface de integração com outras aplicações.

Não vejo o arquiteto trabalhando diretamente na parte funcional, pelo menos não no dia-a-dia. Eventualmente o arquiteto pode até pegar uma funcionalidade mais complicada para fazer, mas normalmente ele enxerga a aplicação de um ponto de vista mais não-funcional.

Pelo menos este é o meu ponto de vista… Se alguém tem uma opinião diferente ou deseja complementar alguma coisa, acho que o espaço é este…

neofito

luidhi:

Onde um programador junior ganha isso?!?!? Em São Paulo é que não é. Aproveitando, me diga o lugar, porque sou pleno/quase senior e sei que iria ganhar beeem mais que um junior!!!

Luiz_Aguiar

Junior em São Paulo fica em torno de 15~25.

maquiavelbona

Acho que estou precisando mudar de emprego. :roll:

L

neófito:
luidhi:

Onde um programador junior ganha isso?!?!? Em São Paulo é que não é. Aproveitando, me diga o lugar, porque sou pleno/quase senior e sei que iria ganhar beeem mais que um junior!!!

Tira a certificação…
Junior: 15.69 (J)
Pleno: 24.61 §
Senior: 48.02 (S)
fonte: RH Info

L

Acho que estou precisando mudar de emprego. :roll:
Depende da empresa, depende do projeto, nunca na minha vida com java ganhei menos que 25 hora.
[]'s

L

neófito:
luidhi:

Quantos anos você tem de experiência? Além de java, o que que conhece bem? Alguém precisa o que vc sabe a mais? Alguém sabe que vc sabe mais que o normal? Qual é o seu nível de responsabilidade e cobrança na empresa? Quando a “porca aperta”, quem resolve os problemas?
Essas perguntas podem responder o porque do seu salário.

neofito

Eu sou certificado.

Olha só, não acho que ganho pouco. Mas 30/h é valor pra pleno. Junior não ganha isso, pelo menos não nas empresas onde trabalhei. Eu tô acostumado com valores entre 15 a 20 por hora para junior.

[editado]
Ah, mais uma coisinha. Em nenhum momento nesse tópico eu falei o valor que ganho.
[/editado]

neofito

Ah, então tá, tenho isso de tempo com java. Veja bem, tenho isso de tempo com java, sem contar outras tecnologias. Então quer dizer que eu deveria ganhar pelo menos 45/hora? Ei, quando abrir vaga na sua empresa me indica aí…

:wink:

F

Guerr@:

• Se preocupar com requisitos não-funcionais como segurança, performance, escalabilidade, flexibilidade e etc…
  • Atuar no desenvolvimento de funções mais avançadas que terão efeito em toda a aplicação como mecanismos de segurança e de otimização de performance, por exemplo.
  • Planejar extensões previstas para o software sem sobrecarregar o desenvolvimento no presente.
  • Coordenar o desenvolvimento da aplicação e garantir que a arquitetura está sendo seguida
  • Auxiliar os desenvolvedores no aprendizado das habilidades necessárias para a implementação segundo a arquitetura

Não vejo o arquiteto trabalhando diretamente na parte funcional, pelo menos não no dia-a-dia. Eventualmente o arquiteto pode até pegar uma funcionalidade mais complicada para fazer, mas normalmente ele enxerga a aplicação de um ponto de vista mais não-funcional.

Pelo menos este é o meu ponto de vista… Se alguém tem uma opinião diferente ou deseja complementar alguma coisa, acho que o espaço é este…

isso ai… eu complemento dizendo que um bom arquiteto também deve ser um bom lider…

tem que saber motivar, tem q saber cobrar, tem que ter paciencia, saber negociar…
mais em:
http://www.loogica.net/wordpress/2006/12/29/os-10-compromissos-e-as-5-praticas-da-lideranca/

Guerr

luidhi:

Tira a certificação…
Junior: 15.69 (J)
Pleno: 24.61 §
Senior: 48.02 (S)
fonte: RH Info

Valeu luidhi!!! Esta fonte foi realmente bem útil!!!

L

neófito:

Então quer dizer que eu deveria ganhar pelo menos 45/hora?

Não estou dizendo que vc deveria ganhar, como você já disse, vc nunca disse o quanto ganha… Isso é o que o mercado paga EM MÉDIA, existem valores maiores e menores, depende da negociação de cada um.

L

luidhi:
neófito:

Então quer dizer que eu deveria ganhar pelo menos 45/hora?

Não estou dizendo que vc deveria ganhar, como você já disse, vc nunca disse o quanto ganha… Isso é o que o mercado paga EM MÉDIA, existem valores maiores e menores, depende da negociação de cada um.

J

Claro, cada região com seu custo de vida.

Eu aqui não ganho R$20,00/h (PJ) como Programador Sênior.

A

O q é preciso para se ser um bom arquiteto?

http://www-128.ibm.com/developerworks/architecture/library/ar-itio8/

A

Aqui tem uma discussão interessante sobre esse assunto…

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=8202706&tid=2489313985499204071

LPJava

olha isso:

Programador Java Sênior
Programador Java Sênior. Experiência mínima de 2 anos com desenvolvimento de aplicações Java, Struts, algum application server (preferencialmente Websphere), ferramentas de controle de versão (Subversion, CVS), HTML, Javascript, XML, Webservices, bancos de dados (preferencialmente Oracle). Desejável conhecimentos de WSAD ou pelo menos Eclipse, Subversion, UNIX (Linux ou Solaris), webservices. Superior cursando ou completo em: Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Informática, Processamento de Dados, Engenharia, ou Ciências Exatas (Matemática, etc.). Imprescindível Inglês fluente para contatos no Exterior. Contratação: PJ
Empresa: Staff Recursos Humanos · Estado: RS · Cidade: Porto Alegre · Data de Cadastro: 11/01/2007

e essa:
Testador de Software
Profissional com experiência em desenvolvimento e homologação de softwares Descrição atividades: Executar os processos de testagem e validação dos aplicativos da empresa, com o objetivo de garantir a qualidade dos sistemas disponibilizados, tendo ênfase nos produtos. Desejável conhecimento da linguagem SQL e experiência na área de testes de software. Perfil: Superior completo ou em andamento em Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Ciências da Computação ou áreas correlatas. Contratação: CLT + Benefícios
Empresa: Staff Recursos Humanos · Estado: RS · Cidade: Porto Alegre · Data de Cadastro: 11/01/2007

nunca vi testador de software.

Kenobi

Sinceramente, não dá pra pegar um grupo de profissionais e categorizar dessa maneira. Há muito mais em um profissional, do que simplesmente o quanto ele conhece da plataforma.

Existe fatores como formação acadêmica, fluência em idiomas, cursos extra-curriculares, experiências profissionais em projetos interessantes, experiências internacionais em alguns casos e por aí vai…

Como vc vai chegar e determinar, Ah …vc é um arquiteto 50 reais hora e um cara vem e fala, tá inflacionado ?

Acho que dependendo do caso está bem abaixo do que o profissional é na verdade.

A gama de domínio de conhecimento do mesmo, ultrapassa e muito a plataforma em questão. Alguns possuem até mesmo MBA.

Então as empresas pagam o VALOR e não dá para rotular pessoa com uma etiqueta marcando preços.

Claro que existem alguns padrões no mercado, mas vou sempre negociar para ser remunerado da forma que eu considere justa e olho pouco pro mercado.

Acredito que o maior problema está em saber negociar e muitos aqui infelizmente ainda não aprenderam ou não possuem o dom para tal.

Sugiro um cursinho de marketing pessoal , a fim de impulsionar esse lado vendedor do produto de vcs …vcs mesmos :slight_smile:

Kenobi

julianostr:
Claro, cada região com seu custo de vida.

Eu aqui não ganho R$20,00/h (PJ) como Programador Sênior.

Caso como bluemenau é sério, pq os programadores de lá não se tocaram que eles fazem o mercado.

Lugar pequeno, pouca mão de obra especializada, poderiam cobrar 50 paus a hora e o cara ía ter q pagar.

Acho que essa é a diferença com SP das outras cidades. Aqui, apesar de ter muitos tipos de profissionais, em um certo nível - Sênior, vc chega a uma determinação comum mínima de 45 reais.

MarcioTavares

Kenobi:
…poderiam cobrar 50 paus a hora e o cara ía ter q pagar.
Acho que isso não daria certo, porque sempre vai ter um pra quebrar a corrente, cobrando 10 reais a menos do que o que todo mundo “nivelou”. É a chamada “prostituição”.

Kenobi

MarcioTavares:
Kenobi:
…poderiam cobrar 50 paus a hora e o cara ía ter q pagar.
Acho que isso não daria certo, porque sempre vai ter um pra quebrar a corrente, cobrando 10 reais a menos do que o que todo mundo “nivelou”. É a chamada “prostituição”.

Sim, mas uma reunião entre os profissionais pode ser um caminho. Se 80% aderir, vcs conseguem mudar o quadro daí, aliás, acho que os Jugs do RS, SC, deveriam se unir para tentar precificar um pouco melhor o valor hora dos profissionais java dessa região.

Guerr

Kenobi:
Sinceramente, não dá pra pegar um grupo de profissionais e categorizar dessa maneira. Há muito mais em um profissional, do que simplesmente o quanto ele conhece da plataforma.

Existe fatores como formação acadêmica, fluência em idiomas, cursos extra-curriculares, experiências profissionais em projetos interessantes, experiências internacionais em alguns casos e por aí vai…

Como vc vai chegar e determinar, Ah …vc é um arquiteto 50 reais hora e um cara vem e fala, tá inflacionado ?

A gama de domínio de conhecimento do mesmo, ultrapassa e muito a plataforma em questão. Alguns possuem até mesmo MBA.

Então as empresas pagam o VALOR e não dá para rotular pessoa com uma etiqueta marcando preços.

Claro que existem alguns padrões no mercado, mas vou sempre negociar para ser remunerado da forma que eu considere justa e olho pouco pro mercado.

Acredito que o maior problema está em saber negociar e muitos aqui infelizmente ainda não aprenderam ou não possuem o dom para tal.

Sugiro um cursinho de marketing pessoal , a fim de impulsionar esse lado vendedor do produto de vcs …vcs mesmos :slight_smile:

Na verdade acho que a empresa nunca se importa se somos os reis da cocada preta que temos cursos aqui e acolá. Se você fizer a mesma coisa que um cara sem isto tudo faz, vai ganhar o mesmo que ele! Se você agregar mais valor e souber negociar, vai ganhar mais… (se não souber negociar aí vai ganhar pouco mesmo…)

Ter que ganhar mais só porque se formou em um determinado lugar ou possui o curso X, pelo que estou percebendo são argumentos que não colam mais.

J

Oiii

Meu nome é jeferson

E pretendo faze faculdade de arquitetura e urbanismo
Keria sabe se posso realmente me dedica a essa carreira
E se é mto dificil se forma

Responde Por favor!
Obrigado

Kenobi

Guerr@:
Kenobi:

Na verdade acho que a empresa nunca se importa se somos os reis da cocada preta que temos cursos aqui e acolá. Se você fizer a mesma coisa que um cara sem isto tudo faz, vai ganhar o mesmo que ele! Se você agregar mais valor e souber negociar, vai ganhar mais… (se não souber negociar aí vai ganhar pouco mesmo…)

Ter que ganhar mais só porque se formou em um determinado lugar ou possui o curso X, pelo que estou percebendo são argumentos que não colam mais.

Acho que varia de empresa pra empresa, e a verdade seja Dita, as empresas de RH - outsourcing não deixam nem os bons cvs chegarem aos clientes que forem acima do que pretendem pagar.

Eu sinceramente acho um problema sério, um arquiteto trabalhar por menos de 50 reais vai trazer danos pra todos em cascata !!

Daniel_Quirino_Olive

Você ainda quer ser arquiteto quando você crescer? http://www.martinfowler.com/articles/designDead.html#id2250716

Kenobi

Casa bem com metodologias ágeis, como Scrum e XP.

O problema está que a maior parte das empresas ainda se pauta por RUP com definições de responsabilidades no documento de visão e querem a bunda de alguém pra chutar, caso dê tudo errado !!

tiagomac

luidhi, massa a sua assinatura, esse filme tbm é muito bom…

Assim, o preço que vcs estão comentando me parece coisa de Europa :D!
pelo menos aqui em Salvador, programador passa fome…

anúnciam cada vaga aqui que parece ser piada, um dia desses, no laboratório da faculdade acessei o site http://www.empregosbahia.com.br/ e vi uma vaga c/ salário mensal de R$300,00 p/ programador java (Estágio). os pré-requisitos para a vaga eu mostrei ao meu professor de Orientação a Objeto 1, que apesar de trabalhar c/ Java e até ensinar java p/ alunos de faculdade, me disse ainda não conhecer muitas daquelas tecnologias :O!!!

Mas, pra quem só entende de J2SE ainda existem vagas sim, não remuneradas :smiley: , mas conta como experiência né :? ??

marcosbrandao

Aqui não eh bem assim não. Se a empresa oferercer um salario de 15 a hr para um programador senior, o cara nem pensa muito pra pegar a vaga, pq para o custo de vida aqui esse salario eh no minimo bom. Se o cara pedir mais, dificilmente vai conseguir pegar a vaga. A não ser que o cara tem um curriculo muito forte.

Tbm concordo que deveriamos juntar a galera e mudar um pouco esse “paradigma”, pq isso tbm prejudica os Prgs juniors que entram em empresas ganhando uma raspinha de salario, mas isso pq não tem opção de ganhar mais.

Kenobi

marcosbrandao:
Kenobi:

Caso como bluemenau é sério, pq os programadores de lá não se tocaram que eles fazem o mercado.

Lugar pequeno, pouca mão de obra especializada, poderiam cobrar 50 paus a hora e o cara ía ter q pagar.

Aqui não eh bem assim não. Se a empresa oferercer um salario de 15 a hr para um programador senior, o cara nem pensa muito pra pegar a vaga, pq para o custo de vida aqui esse salario eh no minimo bom. Se o cara pedir mais, dificilmente vai conseguir pegar a vaga. A não ser que o cara tem um curriculo muito forte.

Tbm concordo que deveriamos juntar a galera e mudar um pouco esse “paradigma”, pq isso tbm prejudica os Prgs juniors que entram em empresas ganhando uma raspinha de salario, mas isso pq não tem opção de ganhar mais.

Mínimo Bom ?! Ou eu tenho problemas para interpretar o IPCA, dados do Dieese e IBGE ou vocês não estão atentos à remuneração justa, pela formação e dedicação empregada.

A variação não chega à 20%, logo seria o valor 40 reais, não essa proporção…Estamos falando em mais de 200% de diferença, alguma coisa está errada não ?!

Com relação ao Arquiteto, há realmente muita diferença entre um programador que não possui às vezes a mesma dedicação, empenho e conhecimento - vivência em cenários adversos.

Qualquer um pode ser um arquiteto, basta estudar e chegar a um nivel de maturidade. Talvez o rótulo não seja o correto, entretanto o mercado precisa de algo para poder justificar o valor do profissional e encaixar responsabilidades - contra-partida da remuneração.

A Sun tem uma prova árdua, onde o arquiteto precisa conhecer uma gama de coisas, que um programdor sem tal vivência e estudo não conhece, isso é fato.

Por fim, o programador júnior, deveria realmente defender um salário alto para o topo da pirâmide, pois ele um dia vai chegar lá e elevaria o seu também.

Minha ótica, 15 reais hora, é salário de júnior, aliás ainad acho baixo 15 reais pra júnior -isso é pra estagiário e conheço vários que ganham isso !!

Se um sênior de verdade aceita tal realidade, ele deveria procurar outra profissão, pois o estudo e empenho dele não está sendo remunerado de acordo.

Pra findar, dêem uma olhada no http://www.justjavajobs.com/ e olhem como está a remuneração ao redor do mundo.

Esse valor que você está sugerindo, é menor do q pagam na índia e todos sabem que lá são escravizados !!

Não gostaria de ver o Brasil uma segunda Índia, exportando somente força bruta e sim exportar criatividade, capital intelectual de fato , valorziação profissional !!

marcosbrandao

Realmente o salario aqui esta fora com a renumeração justa.
O problema eh que se aqui o prgr junior tentar defender um salario mais alto o cara fica sem emprego.

Tbm acho que isso deveria ser o minimo que um prg junior poderia receber, mas aqui isso não eh a realidade.

E quanto ao prg senior, eu falo que eles recebem isto por aqui porque eu vejo aqui na minha empresa e nas outras em que tenho amigos trabalhando, eh todos estao na mesma media…

Kenobi

marcosbrandao:
Kenobi:

Mínimo Bom ?! Ou eu tenho problemas para interpretar o IPCA, dados do Dieese e IBGE ou vocês não estão atentos à remuneração justa, pela formação e dedicação empregada.

Por fim, o programador júnior, deveria realmente defender um salário alto para o topo da pirâmide, pois ele um dia vai chegar lá e elevaria o seu também.

Realmente o salario aqui esta fora com a renumeração justa.
O problema eh que se aqui o prgr junior tentar defender um salario mais alto o cara fica sem emprego.

Tbm acho que isso deveria ser o minimo que um prg junior poderia receber, mas aqui isso não eh a realidade.

E quanto ao prg senior, eu falo que eles recebem isto por aqui porque eu vejo aqui na minha empresa e nas outras em que tenho amigos trabalhando, eh todos estao na mesma media…

E voltamos a discussão inicial, isso só vai mudar à partir do dia que os programadores da sua região fizerem um movimento "Chega de tudo bem !! " e começarem a cobrar de forma coerente.

Kenobi

Maracuja:
Só adicionando, eu trabalhei em SC, um período em Jaraguá do Sul e outro em joinville na Data Sul; na verdade existem dois fatos; a maioria das empresas pagam realmente pouco, mto pouco; Existem exceções, como a Data Sul, que embora ainda não feiche com valores obtidos em centro maiores, mas também não essa infâmia que o Catarina disse ali.

Mas eu pinei fora, aqui em curitiba esta mto melhor!!!

E sempre digo, achou quem paga mais, tem mais é que sair fora, pq se depende-se das empresas, elas pagariam um salário mínimo para nós!!!

As empresas querem é lucro, não o seu bem!!! As empresas que não visam lucro, ou estão falindo, ou vão falir!!!

[]'s

Extamente esse raciocínio que o profissional deve usar também. A maior parte dos contratos é PJ, logo você é empresa !!

Se você não der lucro, vai falir …rsss

Pedrosa

Deveriam pagar no mínimo R$ 50,00 hora PJ, já que aqui em SP oferecem vagas para quem conhece só Struts por mais de 35,00 hora para PL, assim como o DBA deve ser a pessoa com maior valorização!

cv1

Por que?

Pedrosa

Em casos críticos que somente um bom DBA pode resolver problemas de gargalo,tunning,migração de base ou algo do gênero, que um mero Analista ou Desenvolvedor não tenha idéia de como se comportar.

nbluis

Bom, um DBA deve ser portar bem fazendo definição de arquitetura.

Pedrosa

Bom, um DBA deve ser portar bem fazendo definição de arquitetura.

Em nenhum momento disse que o DBA deve assumir alguma postura em relação a definição de arquitetura, cada um tem seu papel na equipe.

Mas essa discussão já foge do escopo original do post.

nbluis

Devo estar sendo chato.

-&gt&gt Mas por que o DBA deve ganhar mais, se ele não faz mais nada do que sua obrigação.

Como você mesmo disse, cada um tem seu papel.

Ver você dizendo que o DBA faz coisas que analistas/desenvolvedores não fazem, e depois dizer que cada um tem sua obrigação ficou confuso.

neofito

DBA deve ser o cara que ganha mais?!?!??!

ahahahahahahaahahhahaahhaahahahahahahahah

Conta outra!!! Essa foi boa!!! :smiley:

Na maioria dos lugares que trabalhei, os DBA’s mais atrapalham do que ajudam. Aliás, as pessoas nesse meio costumam confundir o papel de um banco de dados. Banco de dados deveria, a não ser em casos muito específicos, ser apenas para armazenar dados. Ponto. O bom funcionamento de um sistema depende de um bom projeto, boa implementação, utilização dos recursos necessários (como cache, etc.), e toda uma infra-estrutura própria, e não apenas do BD.

Mudando de assunto, quanto deve ganhar um quase sênior (entre 3,5 a 4 anos) em SP/SP? Uns R$40/hora?

Pedrosa

nbluis:
Devo estar sendo chato.

-&gt&gt Mas por que o DBA deve ganhar mais, se ele não faz mais nada do que sua obrigação.

Ver você dizendo que o DBA faz coisas que analistas/desenvolvedores não fazem, e depois dizer que cada um tem sua obrigação ficou confuso.

Exatamente o que eu disse se você é desenvolvedor Java e faz alterações críticas na sua base, tenha realmente certeza do que está fazendo, neofito você só terá saudade de um DBA quando não tiver um na sua equipe e o barato pode sair caro acredite, em aplicações de grande porte alguém falar que DBA atrapalha, já ví muitos caras inclusive eu ter que fazer gambiarras nas bases.

neofito

Bom, não disse que um DBA não é necessário. Só que ele não é o mais importante. E talvez isso dependa da aplicação.

Aliás, como nosso amigo nbluis disse, em uma boa equipe cada um deve ter seu papel.

Minha visão de desenvolvimento no geral não é DB-centric, mas sim OO-centric. Prezo muito mais orientação a objetos do que banco de dados, e quero dizer com isso que quando possível (e isso deveria ser na maioria das vezes) o banco deveria ser criado/adaptado em virtude do seu modelo de domínio, e não a aplicação ser criada em virtude do banco. É uma inversão de papéis e conceitos, que muitas vezes gera um sistema pseudo orientado à objetos.

L

Pedrosa:
nbluis:
Devo estar sendo chato.

Exatamente o que eu disse se você é desenvolvedor Java e faz alterações críticas na sua base, tenha realmente certeza do que está fazendo, neofito você só terá saudade de um DBA quando não tiver um na sua equipe e o barato pode sair caro acredite, em aplicações de grande porte alguém falar que DBA atrapalha, já ví muitos caras inclusive eu ter que fazer gambiarras nas bases.

Não é o DBA que atrapalha, e sim pseudo-DBA.
Para mim DBA é aquele cara que come DB2 ou Oracle com farinha e arrota uma query de consulta de uma tabela de 1M com consultas por palavra chave em menos de 1 segundo…
Se DBA deveria ganhar mais? Com certeza, porque quando a aplicação cai, toda a culpa cai por cima dele… Só de responsabilidade delegada deveria ganhar o dobro que os outros.
P.S.: Conheci não mais que 3 DBA’s realmente fod*es em mais de 10 anos de software na cabeça !!! Os que tem aqui na graaaannndeee empresa que trabalho precisa comer muita grama para ficar razoável…

Luca

Olá

Realmente já conheci gente assim. A Oracle, às vezes, leva 3 dias só para mandar um “especialista” que pouco resolve e ainda cobra um absurdo pela hora dele.

Conheci um ou dois caras, que resolviam melhor, em menos tempo e mais barato. Quando um projeto caro empaca por falha de base de dados, é preciso agir muito rápido para o SLA não ir para o brejo.

Estes caras bons valem 250/hora tranquilamente (há empresas que cobram 750/hora para resolver pepinos de bancos de dados).

[]s
Luca

Kenobi

Luca:
Olá

Realmente já conheci gente assim. A Oracle, às vezes, leva 3 dias só para mandar um “especialista” que pouco resolve e ainda cobra um absurdo pela hora dele.

Conheci um ou dois caras, que resolviam melhor, em menos tempo e mais barato. Quando um projeto caro empaca por falha de base de dados, é preciso agir muito rápido para o SLA não ir para o brejo.

Estes caras bons valem 250/hora tranquilamente (há empresas que cobram 750/hora para resolver pepinos de bancos de dados).

[]s
Luca

Conhecimento de produto específico sempre vai ser maior a valorização e a empregabilidade inerente à adoção do mercado pelo produto.

Isso é asism com SAP, Oracle, Vignette e por aí vai .

Se você é especialista num desses produtos, seu valor hora com certeza será mais alto, pois não são todos que possuem cenários, documentação, laboratórios e interesse em se aprofundar sobre os detalhes de um fabricante em especial.

javarei

srs. a prodam paga hoje para um arquiteto o salario clt R$4950,00. Vale lembrar ainda que eles podem demitir a qualquer momento e desconheço os benefícios.

Kenobi

javarei:
srs. a prodam paga hoje para um arquiteto o salario clt R$4950,00. Vale lembrar ainda que eles podem demitir a qualquer momento e desconheço os benefícios.

Baixo, algumas empresas como a Atos Origin paga 8500 CLT .

PS: Qualquer empresa pode demitir, faz um certo tempo “estabilidade profissional”. Não no setor privado e isso é mundialmente.

T

verdade, ja presenciei vários casos assim…

B

Kenobi:
javarei:

PS: Qualquer empresa pode demitir, faz um certo tempo “estabilidade profissional”. Não no setor privado e isso é mundialmente.

Baixo? Cada um ganha o quanto merece! Se o cara sabe que vale mais ele que saia da empresa e imponhe seu valor através de sua competência.

Kenobi

bobmoe:
Kenobi:
javarei:

Baixo? Cada um ganha o quanto merece! Se o cara sabe que vale mais ele que saia da empresa e imponhe seu valor através de sua competência.

Estamos generalizando, através do que a maior parte dos profissionais entende por um “Arquiteto de Software” e não por um pseudo que decora uma sopa de letrinhas e aprende 3 frameworks verdes e se acha O CARA.

É um consenso que muitos têm e não vou me alogar nas reponsabilidades do arquiteto, teve uma Mundo Java legal sobre isso … Para um cara assim, com certeza, é baixo !

Comece a ler Thomas Erl. Erick Evans, Martin Fowler e depois volte pra discutir valores …

Agora para um “Pseudo-Arquiteto” como os manos diriam : Tá valendo Brow !

B

Kenobi:
bobmoe:
Kenobi:
javarei:

Estamos generalizando, através do que a maior parte dos profissionais entende por um “Arquiteto de Software” e não por um pseudo que decora uma sopa de letrinhas e aprende 3 frameworks verdes e se acha O CARA.

É um consenso que muitos têm e não vou me alogar nas reponsabilidades do arquiteto, teve uma Mundo Java legal sobre isso … Para um cara assim, com certeza, é baixo !

Comece a ler Thomas Erl. Erick Evans, Martin Fowler e depois volte pra discutir valores …

Você não entendeu!!! Vou recolocar: Se o cara acha que está ruim… sai!

Kenobi

bobmoe:
Kenobi:
bobmoe:
Kenobi:
javarei:

Você não entendeu!!! Vou recolocar: Se o cara acha que está ruim… sai!

Concordo, mas estamos tentando criar essa referência para o profissional. Como ele pode saber se é ruim ou não, somente pelo seu padrão de vida pessoal ? Por mim, ganhava 20 mil por mês, mas infelizmente existe uma realidade de mercado e é essa que estamos tentando retratar.

É importante o profissional saber o seu valor correto até para não “ferrar” os amigos, por pressão do mercado. Se houver um consenso sobre patamares mínimos, as consultorias ficam meio sem saída …

Pergunte quanto custa um Java Sênior em SP e o mesmo profissional em RS … Isso se deve pelo consenso implícito. No mercado paulistano, os profissionais sabem como está o mercado e quanto as empresas e profissionais cobram … simples , consciência coletiva.

V

Seguindo a linha do Kenobi, logo no primeiro ano de emprego uma consultoria me ligou e me perguntou meu valor hora - pensei comigo : "E agora peço qto? fulano meu amigo disse que ganha tanto, e ciclano disse que ganho outro tanto. " e pensei nas variaveis: meu tempo de experiencia, a oportunidade, os beneficios e a empresa…
Tentando solucionar o problema resolvi conversar com os plenos ao meu lado e o cara me disse uma coisa que levo comigo até hoje: "sempre q um amigo perguntar qto vc ganha, seja sincero e diga o qto vc ganha. e nâo se esqueça de falar pra ele pedir mais do que ganha pra sempre tentar subir o teto “minimo”.

antes dele me falar isso eu pesquisava muito em fontes como jornais e a propria pesquisa salarial da catho…alguns eu achava fora da realidade e outros piada.

acredito que o tem q ser levado é o que o Kenobi disse,…se a gente nao se unir vamos virar tudo prostituta e vamo tudo pra roça!!. A prostituição tem q ser naquela velha frase de quem da mais leva.

Alem disso tem o fato da consultoria ganhar uma grana em cima de vc ainda.

B

Não acho interessante que uma pessoa que tenha menos méritos que o valor mínimo tenha um seguro de incopetencia :slight_smile:

Kenobi

Incompetência não está em pauta. É preceito para quaisquer cargos ou funções, que o profissional esteja apto à exercer as funções requeridas. Partindo deste princípio, estamos tentando a chegar a um valor comum para conscientizarmos os profissionais quanto aos valores mínimos.

Você nunca se deparou com profissionais melhores capacitados do que você e ganham muito menos ? Talvez negociação errada e isso não é bom nem para o profissional e nem para você, pois lá na frente pode encontrar um recesso na sua área. Se muitos profissionais forem mal sucedidos nas negociações, por melhor que você seja a tendência de mercado é levá-lo para baixo.

Quem tem mais de 7 anos com java, deve se lembrar do valor hora dos profissionais J2EE em 2000 / 2001. Era normal ver consultor ganhando 90 reais hora. (Eu mesmo já ganhei esse valor)

Entendo como funciona a dinâmica do mercado, oferta e procura e tudo mais, mas se não houver uma massa que pressiona de baixo pra cima, a tendência é somente a queda.

Deixo claro que não estou eximindo a incopetência. Para estes casos, só uma solução : Demissão, a empresa não pode arcar com custos de profissionais que não correspondem aos seus anseios.

[]´s

Kenobi

javarei

As empresas estipulam valores baseadas em pesquisas de cargos e salarios. Sendo o arquiteto java um cargo “novo” para o mercado existe dificuldade para qualificar as funçoes desse cargos que muitas das vezes profissionais de recursos humanos comparam com desenvolvedores.
A hora de java está congelada a dez anos, nada mudou. Não adianta ser excelencia, ter certificaçoes nenhuma empresa contratara alguem fora dessa faixa salarial estipulada exceto em projetos de curta duração em que está em questão competencias gerenciais nesses casos minimos observa-se valores altos temporariamente.
Uma outra observaçao off-topic, o mercado está solicitando mais arquiteto .net do que de java e as certifiaçoes dos .net são facilitadas comparadas pelas certificaçoes da SUN para arquiteto.
Enfim vamos torcer para que profissionais qualificados de recursos humanos possam priorizar uma pesquisa salarial definindo as funções do arquiteto e conseguindo chegar a um valor adequado para o profissional. Como consequencia num futuro proximo o valor do desenvolvedor java esteja sendo revisto.
Sucesso para todos!

javarei

obs 2
A prodam é referencia para pesquisa de cargos e salarios. Sendo assim o RH da prodam calculou erroneamente o salario do arquiteto java e .net pois ambos são iguais.
Por que concurso publico para Prodam se o regime de contrato é clt e consequentemente demissão a qualquer momento. Isso deixa claro indicação política - foi isso que quis dizer anteriormente.

javarei

:lol:

danieldestro

neófito:
Mudando de assunto, quanto deve ganhar um quase sênior (entre 3,5 a 4 anos) em SP/SP? Uns R$40/hora?

“quase sênior”??? hehehehe

35 tá bem pago… e ainda precisa comer muito arroz e feijão.

ddduran

ué 35 não é hora de pleno PJ?

acho que uns 45 um senior pra começar (sendo PJ) em São Paulo

Mas se começa a ganhar dinheiro mesmo quando você elimina intermediarios, tem muita gente que trabalha como PJ por uma consultoria alocado em um cliente e ganha por exemplo 30 a hora sendo que a consultoria cobra 60.

Se ele tirar o intermediario consegue cobrar 50 e o cliente chora de alegria.

Quanto ao topico principal conheço só um “arquiteto de verdade” e ele ganha 65 ht a ultima x que conversamos sobre isso, mas ele trabalha esporadicamente não full time :frowning: e faz muita mentoria

Kenobi

ddduran:
ué 35 não é hora de pleno PJ?

acho que uns 45 um senior pra começar (sendo PJ) em São Paulo

Mas se começa a ganhar dinheiro mesmo quando você elimina intermediarios, tem muita gente que trabalha como PJ por uma consultoria alocado em um cliente e ganha por exemplo 30 a hora sendo que a consultoria cobra 60.

Se ele tirar o intermediario consegue cobrar 50 e o cliente chora de alegria.

Quanto ao topico principal conheço só um “arquiteto de verdade” e ele ganha 65 ht a ultima x que conversamos sobre isso, mas ele trabalha esporadicamente não full time :frowning: e faz muita mentoria

Cortar intermediários é o sonho acho que qualquer profissional, mas infelizmente por causa de muitos que depois colocavam as empresas no pau, essa mamata ficou restrita à pouquíssimos…

Marcio_Nogueira

Pode variar de acordo com a região.

ddduran

Kenobi:

Cortar intermediários é o sonho acho que qualquer profissional, mas infelizmente por causa de muitos que depois colocavam as empresas no pau, essa mamata ficou restrita à pouquíssimos…

é realmente uma pena que tantos paguem pelos atos de poucos :frowning:

teve um caso tambem de um amigo meu que a empresa dele tinha uma serie de homeworks, ai um analista la quebrou o braço dentro de casa
processou a empresa e a empresa cancelou todos os homework, meu colega trabalhava mo longe da empresa teve que começar a pegar 1:30 de onibus :frowning:

Kenobi

ddduran:
Kenobi:

é realmente uma pena que tantos paguem pelos atos de poucos :frowning:

teve um caso tambem de um amigo meu que a empresa dele tinha uma serie de homeworks, ai um analista la quebrou o braço dentro de casa
processou a empresa e a empresa cancelou todos os homework, meu colega trabalhava mo longe da empresa teve que começar a pegar 1:30 de onibus :(

É assim mesmo, vi muitas histórias de alguns profissionais que trabalhavam na TAM , recebiam tudo o que fora acordado em contrato, logo estava ciente e abrindo mão do que julgava ser “direitos” e posteriormente, processou a empresa, pedindo vínculo entre outros.

Pura sacanagem … nesse caso específico. Sou favorável à processar nos casos que a companhia realmente não cumpriu com sua obrigação, como falta de pagamento, caso contrário, isso só detona o mercado e fortalece os intermediários.

Há casos de quarterização … é o fim da picada, um monte de gente ganhando em cima do seu trabalho e vc com o salário reduzido.

rodrigoy

Guerra, o preço para consultoria em arquitetura varia muito. Na “minha” tabela de preço varia de R$ 80 a R$ 250 a hora aqui em SP. Mas não é somente consultoria, é mentoring, treinamento, demonstração de arquitetura e METER A MÃO NA MASSA TAMBÉM. Então o preço varia de acordo com o produto comprado. Ter experiência em processos de desenvolvimento e falar a “língua dos executivos” ajuda muito.

Nem sempre tem demanda também, apesar que o foco da ASPERCOM é treinamento no momento (para 2008 teremos mais verticais, mas não temos planos para “consultoria”). Consultoria “suga” todo seu tempo.

Falows…

Andre_Brito

Esse negócio de PJ ainda prevalece sobre CLT? Que demora pra isso cair né?

jgbt

talvez quando as leis tributarias desse pais mudarem e um empregado(clt) não custar tanto para um empregador isso possa acabar.
se não me engano um empregado custa 103% do seu salario para a empresa. imagine se vc ganha 4k/ mes, vc vai custar 8k/mes para a empresa.
entao ela te paga 6k/mes como PJ diminui o custo e vc aumenta seu salario.
não que eu ache isso um problema, acho que cada um escolher a forma como vai ser contratado. eu particularmente prefiro PJ.

[]´s

rodrigoy

Isso só muda na minha opinião se todo mundo começar a colocar as empresas no pau tanto como PJ como CLT Flex (outra palhaçada que inventaram)…

Estou contratando algumas pessoas para iniciar um projeto e realmente é 108% pra ser mais exato.

Andre_Brito

Por que você prefere PJ?
Não tem que criar uma empresa de uma pessoa só, algo assim? E a empresa contrata o serviço da sua empresa? Você tem férias e benefícios, como 13º salário, ou coisas desse tipo? Só perguntando mesmo… por curioso :D… acho que quero ser CLT.

jgbt

dedejava:
Por que você prefere PJ?
Não tem que criar uma empresa de uma pessoa só, algo assim? E a empresa contrata o serviço da sua empresa? Você tem férias e benefícios, como 13º salário, ou coisas desse tipo? Só perguntando mesmo… por curioso :D… acho que quero ser CLT.

isso ja foi discutido aqui no forum, de uma pesquisada que vc vai achar… so p/ mater a discussão no assunto do topico :smiley:

[]´s

Marcio_Nogueira

Claro que CLT tem suas vantagens, mas hoje em dia, um fator preponderante para a contratação de pessoal é o custo. Um clt contratado por R$ 2.000,00 sai para a empresa o dobro, ou seja R$ 4.000,00.

Quando uma empresa contrata um prestador de serviços (PJ), a empresa não arca com os custos inerentes a contratação, estes são repassados para o prestador de serviços.

Atualmente, atuo como PJ, não quero outra vida hehehe, tenho um horário flexível, cobro o valor que considero justo pelo tempo investido no projeto, e ao mesmo tempo este valor cobrado me permite o custeio de cursos e seminário para me manter atualizado.

Um abraço.

luistiagos

não creio q pj seja tao bom… em primeiro lugar vc paga de imposto + contador não menos de 500,00 conto…
em segundo lugar… vc nao tem direito a ferias, a 13 e a qualquer benificio… não tem uma “segurança” empregatil… podem te mandar embora qdo bem entenderem… vc fica a merce das leis da empresa e não tem nenhum direito trabalhista… ou seja vc tenque trabalhar como a empresa quer no horario que ela quer e o quanto ela quer e exigir… pode esquecer folgas e coisas do genero… e se ficar doente entao… se fo*****
vale a pena? depende do cache… acho que pra pj tenque pagar muiiiitttoo mais que o dobro de um clt pra cobrir estes beneficios… e arcar com os riscos…

ddduran

rodrigoy:
Isso só muda na minha opinião se todo mundo começar a colocar as empresas no pau tanto como PJ como CLT Flex (outra palhaçada que inventaram)…

por que colocar empresas no pau?
ser PJ é muito bom, melhor que CLT, se você sabe administrar suas coisas (mas nem acho que devamos dicutir isso)

eu acho que o que é combinado não sai caro, ninguem é obrigado a ser PJ,
se não qr ser PJ numa empresa vai pra outra que te queira como CLT

ddduran

luistiagos:
não creio q pj seja tao bom… em primeiro lugar vc paga de imposto + contador não menos de 500,00 conto…
em segundo lugar… vc nao tem direito a ferias, a 13 e a qualquer benificio…

bom seguindo o exemplo de q clt q ganha 4k custa 8k e te pagam 6k como PJ, vamos la
com 1k vc ja pagou todos seus impostos mais um contador de 250 (o meu), lhe sobraram 1k para guardar todo o mes em um investimento
ao fim do ano vc não tem 4k de 13, mas tem 13k em um investimento(isso faladno de um investimento bem ruinzinho só 10% ano)!!! isso que eu nem contei q com 4k 27% são de IR entre outros descontos

o que lhe impede de ser mandado embora como CLT? você tem que saber guardar parte do seu dinheiro como PJ

repare nas discussões (sobre a accenture por exemplo) daqui, geralmente CLTs é que trabalham muito mais fazem varias horas extras etc.
PJ vc pode fechar contrato em horas por mês e ficar tranquilo até fazer menos horas que o contrato, as vezes mais é verdade
Como PJ vc tem um contrato que te defende muito mais que qualquer CLT

e geralmente paga

bom digo isso da minha experiencia hoje sou CLT e confesso que estou muito decepcionado, quando era PJ e não queria vir trabalhar não havia problema algum afinal ganhava hora hj como CLT tambem sou descontado e ainda tenho que dar uma justificativa, fora bater ponto, etc, etc

opa desculpa, acho que desviei o assunto do forum :smiley:

luistiagos

bem estas coisas so se forem na empresa q vc trabalhava… pq nas q eu trabalhei a coisa era bem diferente…

Kenobi

rodrigoy:

Estou contratando algumas pessoas para iniciar um projeto e realmente é 108% pra ser mais exato.

Isso é no mínimo falta de ética profissional, pois você acordou receber pelo formato proposto. Tem entendimento e sabe quais benefícios está sendo onerado, em uma troca que irá o beneficiar diretamente no salário.

Por esse tipo de pensamento, as empresas preferem agir com intermediários, o que acaba estreitando ainda mais nossa margem.

CLT, na minha opinião só é interessante para o governo. Com nossa previdência falida, receber entre 25% à 27% menos, e com o salário pela metade, não me parece nem um pouco vantajoso.

Hoje uma empresa de São Paulo, paga em torno de 11% (total de impostos).

Faça as contas, acrescente 108% ao seu salário , e desconte somente 11%…

Situação 1 CLT 4 mil reais : embolsa ao fim do mês 3 mil e conta com uma aposentadoria pífia
Situação 2 PJ : (4 mil + 108 %) - 11% = 7404,08

Agora faça um exercício , vá em - http://web.infomoney.com.br//suasfinancas/ferramentas/calculadoras/view.asp?calc=19

Retire a metade adicional do seu salário base - 4 mil reais e aplique a um juros de 1.8% ao mês ( com um pouquinho de entendimento do mercado financeiro é baba) descontados os 15% de impostos sobre aplicação financeira num período de 120 meses - 10 anos.

Esse pode ser o começo da sua aposentadoria, plano de previdência gerido por você - aproximadamente 1355.000 ao fim do período.

Bom, se você acha legal viver apertado, não ter dinheiro para aplicar e dar dinheiro à nossa máquina pública inchada de sindicalistas, vai fundo…

R

45 pra um senior?

25 pra um pleno?

nossa que absurdo, isso é uma merreca,
o problema sabe qual é? é que um banco de moleque que acabou de aprender java, ou um recem formado ou mesmo um cara totalmente sem noção, que não da valor ao seu trabalho, o cara acha queé muito 35/hora, se vende por merreca.

45 pra um senior?
CAI NA REAL.

R

Kenobi:
rodrigoy:

Isso é no mínimo falta de ética profissional, pois você acordou receber pelo formato proposto. Tem entendimento e sabe quais benefícios está sendo onerado, em uma troca que irá o beneficiar diretamente no salário.

Por esse tipo de pensamento, as empresas preferem agir com intermediários, o que acaba estreitando ainda mais nossa margem.

CLT, na minha opinião só é interessante para o governo. Com nossa previdência falida, receber entre 25% à 27% menos, e com o salário pela metade, não me parece nem um pouco vantajoso.

Hoje uma empresa de São Paulo, paga em torno de 11% (total de impostos).

Faça as contas, acrescente 108% ao seu salário , e desconte somente 11%…

Situação 1 CLT 4 mil reais : embolsa ao fim do mês 3 mil e conta com uma aposentadoria pífia
Situação 2 PJ : (4 mil + 108 %) - 11% = 7404,08

Agora faça um exercício , vá em - http://web.infomoney.com.br//suasfinancas/ferramentas/calculadoras/view.asp?calc=19

Retire a metade adicional do seu salário base - 4 mil reais e aplique a um juros de 1.8% ao mês ( com um pouquinho de entendimento do mercado financeiro é baba) descontados os 15% de impostos sobre aplicação financeira num período de 120 meses - 10 anos.

Esse pode ser o começo da sua aposentadoria, plano de previdência gerido por você - aproximadamente 1355.000 ao fim do período.

Bom, se você acha legal viver apertado, não ter dinheiro para aplicar e dar dinheiro à nossa máquina pública inchada de sindicalistas, vai fundo…

Concordo em parte…

tem q colocar fgts, beneficios, 13 salario, férias e opcionalmente indenização por demissão e participação de lucros.

depois de colocar tudo isso no lapis, ai q da pra ver se vale a pena ou não.

mas um coisa é certa… contar com INSS é suicídio.

[]'s

P

Nem toda empresa tem essa politica…pelo menos as q trabalhei nenhuma tinha =(

R

Nem toda empresa tem essa politica…pelo menos as q trabalhei nenhuma tinha =(

por isso coloquei o opcionalmente .

Nào é algo certo de ter, mas se tiver tem q entrar na conta.

[]'s

P

indenização por demissão é “certa”, a menos q seja demitido por justa causa…ai acho q nao tem direito msm nao…

R

nossa quanta gente burra e ignorante,
pra nego preferir trabalhar como CLT, pra ter 13, férias, bla bla bla?

meu Deus, como alguem pode achar CLT melhor que PJ?
quanta ignorância .
CLT vc paga muito imposto, e 13, ferias e outras coisas que nego acha que “ganha”, que merda eihn,

CLT é uma bosta e serve pra gente acomodada,
se vc tiver o minimo de noção pra investir seu dinheiro, se souber separar, vc tem ferias, decimo e tudo mais, tudo gerenciado por vc mesmo.
e no final da vida tem uma aposentadoria decente e não o lixo do inss.

bom, mas to nem ai. que sejam felizes com seus CLT , boa sorte :wink:

R

Justa causa o cara não recebe indenização, mas é difícil acontecer pq tem que ter um processo jurídico no meio, só se a parada foi muito feia.

Mas o problema é que vc só recebe a indenização de for demitido, logo se vc quiser mudar de alocação por vantade própria, não vai conseguir a grana.

[]'s

R

rafael.souza:

quanta ignorância .
CLT vc paga muito imposto, e 13, ferias e outras coisas que nego acha que “ganha”, que merda eihn,

se vc tiver o minimo de noção pra investir seu dinheiro, se souber separar, vc tem ferias, decimo e tudo mais, tudo gerenciado por vc mesmo.

bom, mas to nem ai. que sejam felizes com seus CLT , boa sorte ;)

Sem agressões amigão, se não sabe conversar vai prum curral e não um forum. Você não está entendendo o que estou dizendo.

1 - Entre um salário de 6.000 reais como PJ e um de 5.000 como CLT, qual vc prefere ?

2 - Ser CLT quer dizer q vc não pode aplicara na bolsa ou previdência privada ? Sabia q vc pode usar seu fgts em fundos de ações? (vc sabe o que é fgts né ??)

3 - Você paga a sua passagem, alimentação, plano de saúde e eventualmente cursos que a empresa arca ? se sim, sabe quanto isso doi no bolso.

É tudo uma questão de números, tem que saber entender o quem vem pro sue bolso nos 2 casos.

[]'s

R

não preciso responder isso.
resposta obvia.
vc falou apenas o obvio.

t+

jjose

Rafaelprp:
rafael.souza:

quanta ignorância .

Sem agressões amigão, se não sabe conversar vai prum curral e não um forum. Você não está entendendo o que estou dizendo.

1 - Entre um salário de 6.000 reais como PJ e um de 5.000 como CLT, qual vc prefere ?

2 - Ser CLT quer dizer q vc não pode aplicara na bolsa ou previdência privada ? Sabia q vc pode usar seu fgts em fundos de ações? (vc sabe o que é fgts né ??)

3 - Você paga a sua passagem, alimentação, plano de saúde e eventualmente cursos que a empresa arca ? se sim, sabe quanto isso doi no bolso.

É tudo uma questão de números, tem que saber entender o quem vem pro sue bolso nos 2 casos.

[]'s

vc precisa de um cha de babosa

quanta falta de paciencia

R

jjose:
Rafaelprp:
rafael.souza:

quanta ignorância .

[]'s

vc precisa de um cha de babosa

quanta falta de paciencia

Vai pro saco hein baiano !!!

:stuck_out_tongue:

R

como cancelar minha conta nesse forum ?

:stuck_out_tongue:

jjose

rafael.souza:
como cancelar minha conta nesse forum ?

:p

o carioca te assustou??? hehe

R

não não, é que acho besta esses forums,
nada muito interessante, só entrei pra postar uma coisa que vi sem querer quando estava procurando uma coisa … =)

ramilani12

Isso caracteriza vinculo empregatício , caso um fiscal de trabalho fiscalize esta empresa é multa na certa.
Ou se vc entrar como uma ação contra empresa e ficar provado que vc é obrigado a trabalhar naquele horário o juiz dá ganho de causa para ti.

É o risco que empresa corre ao contratar profissionais PJ.

ramilani12

rafael.souza:
não não, é que acho besta esses forums,
nada muito interessante, só entrei pra postar uma coisa que vi sem querer quando estava procurando uma coisa … =)

Se vc olhar bem o forum há uma seção: Assuntos Gerais Off-topic entendeu ou precisa desenhar?

R

perguntei como cancela minha conta…
precisa desenhar?

gcobr

rafael.souza:
precisa desenhar?

Olha só, ôh rafinha souza…

Neste fórum aqui, que você não curtiu, está uma boa parte dos melhores desenvolvedores e arquitetos Java do país.

Se você ficar se queimando aqui, está jogando fora um monte de oportunidades de bons contatos e prejudicando muito o seu futuro profissional.

Esse mundinho é muito pequeno e daqui uns dias, você vai estar numa seleção para uma vaga qualquer por aí e um cara daqui vai aparecer pra te entrevistar. Já pensou?

rodrigoallemand

rafael.souza:
precisa desenhar?

Cara, desavenças a parte, o GUJ é um ótimo (pra não dizer o melhor) forum sobre Java na lingua portuguesa. O que acontece é que tem pessoas e pessoas, e assim como são as pessoas são os seres humanos…
Portanto, esqueça os comentários bobos e tente ver o que o forum tem de bom… porque o resto, é resto…

PS: Só pensamento profundo… mais profundo que isso, só “eu cavo, tu cavas, ele cava, nos cavamos…”

rodrigoallemand
blackBook.add("rafael.souza");

Brincadeira…

R

ja pensou se isso acontece né, ia ser chato…
:cry:

L

Olá Pessoal,

Meu nome é Leandro, sou novato aki no forum. Estou precisando de arquitetos para um possível projeto de 4200 horas de suporte em JAVA, sendo 80% no Rio de Janeiro, 10% em São Paulo e 10% em Brasília. Porém este arquiteto deve possuir certificação em:

SCJP;

SCWCD;

SCBCD;

SCEA;

Oracle App Server ou Jboss ou Weblogic

Quem puder me ajudar agradeço.

danieldestro

Um profissional capacitado deste nível deve lhe custar pelo menos 60 ou 70 / hora.

dm_thiago

Leandro_EMPROTEP:
Olá Pessoal,

Meu nome é Leandro, sou novato aki no forum. Estou precisando de arquitetos para um possível projeto de 4200 horas de suporte em JAVA, sendo 80% no Rio de Janeiro, 10% em São Paulo e 10% em Brasília. Porém este arquiteto deve possuir certificação em:

SCJP;

SCWCD;

SCBCD;

SCEA;

Oracle App Server ou Jboss ou Weblogic

Quem puder me ajudar agradeço.

Acho que vale mais a pena você criar outro tópico para isso. Porque são assuntos diferentes e um tópico novo ia chamar mais a atenção.

luistiagos:
em segundo lugar… vc nao tem direito a ferias, a 13 e a qualquer benificio… não tem uma “segurança” empregatil… podem te mandar embora qdo bem entenderem… vc fica a merce das leis da empresa e não tem nenhum direito trabalhista… ou seja vc tenque trabalhar como a empresa quer no horario que ela quer e o quanto ela quer e exigir… pode esquecer folgas e coisas do genero… e se ficar doente entao… se fo*****
vale a pena? depende do cache… acho que pra pj tenque pagar muiiiitttoo mais que o dobro de um clt pra cobrir estes beneficios… e arcar com os riscos…

Achei que ele tinha começado a escrever “tenque” a pouco tempo, não sabia que era um costume tão velho =P

luistiagos

uma coisa vc tem que concordar comigo: tenque é muito mais rapido de se escrever do que tem que… tenque é so uma palavra que é a junção do tem + que… para que 2 palavras para expressar uma unica coisa?
neste ponto a lingua portuguesa falha… por coisas que nem estas que prefiro o ingles…

danieldestro

Por acaso em inglês é “hasto” ou “havto”?

O

Bem, já que virou off do off, Destro, o que achou do GI Joe? Conseguiram não destruir sua memória da infância? :smiley:

T

Vou trancar isto aqui. Por favor, quem quiser ressuscitar alguma coisa, dirija-se ao departamento de milagres e afins.

Marcio_Duran

Guerr@:

Eu penso que seja uma questão de atribuição para as responsabilidade no projeto, em um projeto cujo perfil é fabrica de software esse raciocinio torna-se aproximado, em um projeto Ágil isso cai tudo por água abaixo,na certa existe maior iteração entre as pessoas com responsabilidades compartilhada.
Valor hora para arquiteto, em um projeto Open Source que de ponta a ponta , um arquiteto pode tirar uns 20.000,00 reais por mês , e dependendo da localidade onde participa ou onde vai se alocar, se for fora do País E.U.A tira fácil uns 60.000,00 dólares ano, na Inglaterra chega até 400,00 libras por dia.

Sparcx86

Marcio Duran:
Guerr@:

Eu penso que seja uma questão de atribuição para as responsabilidade no projeto, em um projeto cujo perfil é fabrica de software esse raciocinio torna-se aproximado, em um projeto Ágil isso cai tudo por água abaixo,na certa existe maior iteração entre as pessoas com responsabilidades compartilhada.
Valor hora para arquiteto, em um projeto Open Source que de ponta a ponta , um arquiteto pode tirar uns 20.000,00 reais por mês , e dependendo da localidade onde participa ou onde vai se alocar, se for fora do País E.U.A tira fácil uns 60.000,00 dólares ano, na Inglaterra chega até 400,00 libras por dia.

Isso antes da crise, agora a situação tá bem dificil.
Tem empresa colocando analista senior pra ser arquiteto mas sem pagar o valor correspondente. Isso sim é sacanagem da braba.

luistiagos

Sparcx86:
Marcio Duran:
Guerr@:

Tem empresa colocando analista senior pra ser arquiteto mas sem pagar o valor correspondente. Isso sim é sacanagem da braba.

Vc não viu nda… sacanagem das brabas mesmo é vc arcar sozinho com um projeto e receber como um estagiario…
a crise chegou pra matar mesmo…

JavaLivros

luistiagos:

Vc não viu nda… sacanagem das brabas mesmo é vc arcar sozinho com um projeto e receber como um estagiario…
a crise chegou pra matar mesmo…

Tem que saber negociar e com quem, ai você ganha dinheiro.

jbjares

:!: :?:

Ravnus

Perdão por postar aqui, esse tópico retornou na minha pesquisa e esqueci de olhar a data.

P

Guerr@:
Olá pessoal!

Como trabalho no meio militar, estava curioso para saber quanto é o valor de mercado de um arquiteto Java sênior. Peço para especificar a localidade (que tem influência no valor) e se esta hora é de uma consultoria esporádica (10 ou 20 horas) ou de um emprego full time (+160 horas por mês).

Já agradeço antecipadamente por todas as respostas!

Aqui na California, está por volta dos 200 dolares.

seufagner

Concordo com o Guerra, sem querer ser tendencioso.

Sou autodidata, trabalho com software, em geral, há 8 anos…
Contudo não me formei (porém tenho vários cursos e certificações) e sempre recebo propostas legais… Já rodei o Brasil por isso…

O que vale é o conhecimento do cara, experiência e, acima de tudo, saber negociar…

JMan

Só adicionando, eu trabalhei em SC, um período em Jaraguá do Sul e outro em joinville na Data Sul; na verdade existem dois fatos; a maioria das empresas pagam realmente pouco, mto pouco; Existem exceções, como a Data Sul, que embora ainda não feiche com valores obtidos em centro maiores, mas também não essa infâmia que o Catarina disse ali.

Mas eu pinei fora, aqui em curitiba esta mto melhor!!!

E sempre digo, achou quem paga mais, tem mais é que sair fora, pq se depende-se das empresas, elas pagariam um salário mínimo para nós!!!

As empresas querem é lucro, não o seu bem!!! As empresas que não visam lucro, ou estão falindo, ou vão falir!!!

[]'s

JMan

luidhi:
Pedrosa:
nbluis:
Devo estar sendo chato.

Não é o DBA que atrapalha, e sim pseudo-DBA.
Para mim DBA é aquele cara que come DB2 ou Oracle com farinha e arrota uma query de consulta de uma tabela de 1M com consultas por palavra chave em menos de 1 segundo…
Se DBA deveria ganhar mais? Com certeza, porque quando a aplicação cai, toda a culpa cai por cima dele… Só de responsabilidade delegada deveria ganhar o dobro que os outros.
P.S.: Conheci não mais que 3 DBA’s realmente fod*es em mais de 10 anos de software na cabeça !!! Os que tem aqui na graaaannndeee empresa que trabalho precisa comer muita grama para ficar razoável…

Concordo, acho que tanto pra DBA como nas outras áreas de TI a uma boa quantidade de profissionais meia-roda, ja vi gente com uma escassa experiência; que nem sequer estudam alguma mer… e ficam falando que são DBA e bla bla bla …

everson_z

Isso é verdade, não apenas arquiteto como programadores…

Com Delphi em baixa, é mais facil migrar para .NET

everson_z

Kenobi:

Há casos de quarterização … é o fim da picada, um monte de gente ganhando em cima do seu trabalho e vc com o salário reduzido.

Isso é quando um empresa joga para outra (BIS)
Por isso eu digo, tenha reservas para falar “NÃO!” aos baixos salarios

Criado 8 de janeiro de 2007
Ultima resposta 27 de nov. de 2007
Respostas 131
Participantes 53