Valor de hora para um arquiteto Java

Guerra, o preço para consultoria em arquitetura varia muito. Na “minha” tabela de preço varia de R$ 80 a R$ 250 a hora aqui em SP. Mas não é somente consultoria, é mentoring, treinamento, demonstração de arquitetura e METER A MÃO NA MASSA TAMBÉM. Então o preço varia de acordo com o produto comprado. Ter experiência em processos de desenvolvimento e falar a “língua dos executivos” ajuda muito.

Nem sempre tem demanda também, apesar que o foco da ASPERCOM é treinamento no momento (para 2008 teremos mais verticais, mas não temos planos para “consultoria”). Consultoria “suga” todo seu tempo.

Falows…

Esse negócio de PJ ainda prevalece sobre CLT? Que demora pra isso cair né?

talvez quando as leis tributarias desse pais mudarem e um empregado(clt) não custar tanto para um empregador isso possa acabar.
se não me engano um empregado custa 103% do seu salario para a empresa. imagine se vc ganha 4k/ mes, vc vai custar 8k/mes para a empresa.
entao ela te paga 6k/mes como PJ diminui o custo e vc aumenta seu salario.
não que eu ache isso um problema, acho que cada um escolher a forma como vai ser contratado. eu particularmente prefiro PJ.

[]´s

Isso só muda na minha opinião se todo mundo começar a colocar as empresas no pau tanto como PJ como CLT Flex (outra palhaçada que inventaram)…

Estou contratando algumas pessoas para iniciar um projeto e realmente é 108% pra ser mais exato.

Por que você prefere PJ?
Não tem que criar uma empresa de uma pessoa só, algo assim? E a empresa contrata o serviço da sua empresa? Você tem férias e benefícios, como 13º salário, ou coisas desse tipo? Só perguntando mesmo… por curioso :D… acho que quero ser CLT.

[quote=dedejava]Por que você prefere PJ?
Não tem que criar uma empresa de uma pessoa só, algo assim? E a empresa contrata o serviço da sua empresa? Você tem férias e benefícios, como 13º salário, ou coisas desse tipo? Só perguntando mesmo… por curioso :D… acho que quero ser CLT.[/quote]
isso ja foi discutido aqui no forum, de uma pesquisada que vc vai achar… so p/ mater a discussão no assunto do topico :smiley:

[]´s

Claro que CLT tem suas vantagens, mas hoje em dia, um fator preponderante para a contratação de pessoal é o custo. Um clt contratado por R$ 2.000,00 sai para a empresa o dobro, ou seja R$ 4.000,00.

Quando uma empresa contrata um prestador de serviços (PJ), a empresa não arca com os custos inerentes a contratação, estes são repassados para o prestador de serviços.

Atualmente, atuo como PJ, não quero outra vida hehehe, tenho um horário flexível, cobro o valor que considero justo pelo tempo investido no projeto, e ao mesmo tempo este valor cobrado me permite o custeio de cursos e seminário para me manter atualizado.

Um abraço.

não creio q pj seja tao bom… em primeiro lugar vc paga de imposto + contador não menos de 500,00 conto…
em segundo lugar… vc nao tem direito a ferias, a 13 e a qualquer benificio… não tem uma “segurança” empregatil… podem te mandar embora qdo bem entenderem… vc fica a merce das leis da empresa e não tem nenhum direito trabalhista… ou seja vc tenque trabalhar como a empresa quer no horario que ela quer e o quanto ela quer e exigir… pode esquecer folgas e coisas do genero… e se ficar doente entao… se fo*****
vale a pena? depende do cache… acho que pra pj tenque pagar muiiiitttoo mais que o dobro de um clt pra cobrir estes beneficios… e arcar com os riscos…

[quote=rodrigoy]Isso só muda na minha opinião se todo mundo começar a colocar as empresas no pau tanto como PJ como CLT Flex (outra palhaçada que inventaram)…
[/quote]

por que colocar empresas no pau?
ser PJ é muito bom, melhor que CLT, se você sabe administrar suas coisas (mas nem acho que devamos dicutir isso)

eu acho que o que é combinado não sai caro, ninguem é obrigado a ser PJ,
se não qr ser PJ numa empresa vai pra outra que te queira como CLT

[quote=luistiagos]não creio q pj seja tao bom… em primeiro lugar vc paga de imposto + contador não menos de 500,00 conto…
em segundo lugar… vc nao tem direito a ferias, a 13 e a qualquer benificio…
[/quote]
bom seguindo o exemplo de q clt q ganha 4k custa 8k e te pagam 6k como PJ, vamos la
com 1k vc ja pagou todos seus impostos mais um contador de 250 (o meu), lhe sobraram 1k para guardar todo o mes em um investimento
ao fim do ano vc não tem 4k de 13, mas tem 13k em um investimento(isso faladno de um investimento bem ruinzinho só 10% ano)!!! isso que eu nem contei q com 4k 27% são de IR entre outros descontos

o que lhe impede de ser mandado embora como CLT? você tem que saber guardar parte do seu dinheiro como PJ

repare nas discussões (sobre a accenture por exemplo) daqui, geralmente CLTs é que trabalham muito mais fazem varias horas extras etc.
PJ vc pode fechar contrato em horas por mês e ficar tranquilo até fazer menos horas que o contrato, as vezes mais é verdade
Como PJ vc tem um contrato que te defende muito mais que qualquer CLT

e geralmente paga

bom digo isso da minha experiencia hoje sou CLT e confesso que estou muito decepcionado, quando era PJ e não queria vir trabalhar não havia problema algum afinal ganhava hora hj como CLT tambem sou descontado e ainda tenho que dar uma justificativa, fora bater ponto, etc, etc

opa desculpa, acho que desviei o assunto do forum :smiley:

bem estas coisas so se forem na empresa q vc trabalhava… pq nas q eu trabalhei a coisa era bem diferente…

[quote=rodrigoy]Isso só muda na minha opinião se todo mundo começar a colocar as empresas no pau tanto como PJ como CLT Flex (outra palhaçada que inventaram)…

Estou contratando algumas pessoas para iniciar um projeto e realmente é 108% pra ser mais exato. [/quote]

Isso é no mínimo falta de ética profissional, pois você acordou receber pelo formato proposto. Tem entendimento e sabe quais benefícios está sendo onerado, em uma troca que irá o beneficiar diretamente no salário.

Por esse tipo de pensamento, as empresas preferem agir com intermediários, o que acaba estreitando ainda mais nossa margem.

CLT, na minha opinião só é interessante para o governo. Com nossa previdência falida, receber entre 25% à 27% menos, e com o salário pela metade, não me parece nem um pouco vantajoso.

Hoje uma empresa de São Paulo, paga em torno de 11% (total de impostos).

Faça as contas, acrescente 108% ao seu salário , e desconte somente 11%…

Situação 1 CLT 4 mil reais : embolsa ao fim do mês 3 mil e conta com uma aposentadoria pífia
Situação 2 PJ : (4 mil + 108 %) - 11% = 7404,08

Agora faça um exercício , vá em - http://web.infomoney.com.br//suasfinancas/ferramentas/calculadoras/view.asp?calc=19

Retire a metade adicional do seu salário base - 4 mil reais e aplique a um juros de 1.8% ao mês ( com um pouquinho de entendimento do mercado financeiro é baba) descontados os 15% de impostos sobre aplicação financeira num período de 120 meses - 10 anos.

Esse pode ser o começo da sua aposentadoria, plano de previdência gerido por você - aproximadamente 1355.000 ao fim do período.

Bom, se você acha legal viver apertado, não ter dinheiro para aplicar e dar dinheiro à nossa máquina pública inchada de sindicalistas, vai fundo…

45 pra um senior?

25 pra um pleno?

nossa que absurdo, isso é uma merreca,
o problema sabe qual é? é que um banco de moleque que acabou de aprender java, ou um recem formado ou mesmo um cara totalmente sem noção, que não da valor ao seu trabalho, o cara acha queé muito 35/hora, se vende por merreca.

45 pra um senior?
CAI NA REAL.

[quote=Kenobi][quote=rodrigoy]Isso só muda na minha opinião se todo mundo começar a colocar as empresas no pau tanto como PJ como CLT Flex (outra palhaçada que inventaram)…

Estou contratando algumas pessoas para iniciar um projeto e realmente é 108% pra ser mais exato. [/quote]

Isso é no mínimo falta de ética profissional, pois você acordou receber pelo formato proposto. Tem entendimento e sabe quais benefícios está sendo onerado, em uma troca que irá o beneficiar diretamente no salário.

Por esse tipo de pensamento, as empresas preferem agir com intermediários, o que acaba estreitando ainda mais nossa margem.

CLT, na minha opinião só é interessante para o governo. Com nossa previdência falida, receber entre 25% à 27% menos, e com o salário pela metade, não me parece nem um pouco vantajoso.

Hoje uma empresa de São Paulo, paga em torno de 11% (total de impostos).

Faça as contas, acrescente 108% ao seu salário , e desconte somente 11%…

Situação 1 CLT 4 mil reais : embolsa ao fim do mês 3 mil e conta com uma aposentadoria pífia
Situação 2 PJ : (4 mil + 108 %) - 11% = 7404,08

Agora faça um exercício , vá em - http://web.infomoney.com.br//suasfinancas/ferramentas/calculadoras/view.asp?calc=19

Retire a metade adicional do seu salário base - 4 mil reais e aplique a um juros de 1.8% ao mês ( com um pouquinho de entendimento do mercado financeiro é baba) descontados os 15% de impostos sobre aplicação financeira num período de 120 meses - 10 anos.

Esse pode ser o começo da sua aposentadoria, plano de previdência gerido por você - aproximadamente 1355.000 ao fim do período.

Bom, se você acha legal viver apertado, não ter dinheiro para aplicar e dar dinheiro à nossa máquina pública inchada de sindicalistas, vai fundo… [/quote]

Concordo em parte…

tem q colocar fgts, beneficios, 13 salario, férias e opcionalmente indenização por demissão e participação de lucros.

depois de colocar tudo isso no lapis, ai q da pra ver se vale a pena ou não.

mas um coisa é certa… contar com INSS é suicídio.

[]'s

Nem toda empresa tem essa politica…pelo menos as q trabalhei nenhuma tinha =(

Nem toda empresa tem essa politica…pelo menos as q trabalhei nenhuma tinha =([/quote]

por isso coloquei o opcionalmente .

Nào é algo certo de ter, mas se tiver tem q entrar na conta.

[]'s

indenização por demissão é “certa”, a menos q seja demitido por justa causa…ai acho q nao tem direito msm nao…

nossa quanta gente burra e ignorante,
pra nego preferir trabalhar como CLT, pra ter 13, férias, bla bla bla?

meu Deus, como alguem pode achar CLT melhor que PJ?
quanta ignorância .
CLT vc paga muito imposto, e 13, ferias e outras coisas que nego acha que “ganha”, que merda eihn,

CLT é uma bosta e serve pra gente acomodada,
se vc tiver o minimo de noção pra investir seu dinheiro, se souber separar, vc tem ferias, decimo e tudo mais, tudo gerenciado por vc mesmo.
e no final da vida tem uma aposentadoria decente e não o lixo do inss.

bom, mas to nem ai. que sejam felizes com seus CLT , boa sorte :wink:

Justa causa o cara não recebe indenização, mas é difícil acontecer pq tem que ter um processo jurídico no meio, só se a parada foi muito feia.

Mas o problema é que vc só recebe a indenização de for demitido, logo se vc quiser mudar de alocação por vantade própria, não vai conseguir a grana.

[]'s

[quote=rafael.souza]nossa quanta gente burra e ignorante,
pra nego preferir trabalhar como CLT, pra ter 13, férias, bla bla bla?

meu Deus, como alguem pode achar CLT melhor que PJ?
quanta ignorância .
CLT vc paga muito imposto, e 13, ferias e outras coisas que nego acha que “ganha”, que merda eihn,

CLT é uma bosta e serve pra gente acomodada,
se vc tiver o minimo de noção pra investir seu dinheiro, se souber separar, vc tem ferias, decimo e tudo mais, tudo gerenciado por vc mesmo.
e no final da vida tem uma aposentadoria decente e não o lixo do inss.

bom, mas to nem ai. que sejam felizes com seus CLT , boa sorte ;)[/quote]

Sem agressões amigão, se não sabe conversar vai prum curral e não um forum. Você não está entendendo o que estou dizendo.

1 - Entre um salário de 6.000 reais como PJ e um de 5.000 como CLT, qual vc prefere ?

2 - Ser CLT quer dizer q vc não pode aplicara na bolsa ou previdência privada ? Sabia q vc pode usar seu fgts em fundos de ações? (vc sabe o que é fgts né ??)

3 - Você paga a sua passagem, alimentação, plano de saúde e eventualmente cursos que a empresa arca ? se sim, sabe quanto isso doi no bolso.

É tudo uma questão de números, tem que saber entender o quem vem pro sue bolso nos 2 casos.

[]'s