[quote=Guerr@]Eu coloco como algumas funções do arquiteto:
Desenvolver a arquitetura inicial da aplicação
Escolher os frameworks que serão utilizados no desenvolvimento
Extender ou desenvolver frameworks mais específicos para a aplicação
Se preocupar com requisitos não-funcionais como segurança, performance, escalabilidade, flexibilidade e etc…
Atuar no desenvolvimento de funções mais avançadas que terão efeito em toda a aplicação como mecanismos de segurança e de otimização de performance, por exemplo.
Planejar extensões previstas para o software sem sobrecarregar o desenvolvimento no presente.
Coordenar o desenvolvimento da aplicação e garantir que a arquitetura está sendo seguida
Auxiliar os desenvolvedores no aprendizado das habilidades necessárias para a implementação segundo a arquitetura
Definir e trabalhar na interface de integração com outras aplicações.
Não vejo o arquiteto trabalhando diretamente na parte funcional, pelo menos não no dia-a-dia. Eventualmente o arquiteto pode até pegar uma funcionalidade mais complicada para fazer, mas normalmente ele enxerga a aplicação de um ponto de vista mais não-funcional.
Pelo menos este é o meu ponto de vista… Se alguém tem uma opinião diferente ou deseja complementar alguma coisa, acho que o espaço é este… [/quote]
Eu penso que seja uma questão de atribuição para as responsabilidade no projeto, em um projeto cujo perfil é fabrica de software esse raciocinio torna-se aproximado, em um projeto Ágil isso cai tudo por água abaixo,na certa existe maior iteração entre as pessoas com responsabilidades compartilhada.
Valor hora para arquiteto, em um projeto Open Source que de ponta a ponta , um arquiteto pode tirar uns 20.000,00 reais por mês , e dependendo da localidade onde participa ou onde vai se alocar, se for fora do País E.U.A tira fácil uns 60.000,00 dólares ano, na Inglaterra chega até 400,00 libras por dia.
[quote=Marcio Duran][quote=Guerr@]Eu coloco como algumas funções do arquiteto:
Se preocupar com requisitos não-funcionais como segurança, performance, escalabilidade, flexibilidade e etc…
Atuar no desenvolvimento de funções mais avançadas que terão efeito em toda a aplicação como mecanismos de segurança e de otimização de performance, por exemplo.
Planejar extensões previstas para o software sem sobrecarregar o desenvolvimento no presente.
Coordenar o desenvolvimento da aplicação e garantir que a arquitetura está sendo seguida
Auxiliar os desenvolvedores no aprendizado das habilidades necessárias para a implementação segundo a arquitetura
Não vejo o arquiteto trabalhando diretamente na parte funcional, pelo menos não no dia-a-dia. Eventualmente o arquiteto pode até pegar uma funcionalidade mais complicada para fazer, mas normalmente ele enxerga a aplicação de um ponto de vista mais não-funcional.
Pelo menos este é o meu ponto de vista… Se alguém tem uma opinião diferente ou deseja complementar alguma coisa, acho que o espaço é este… [/quote]
Eu penso que seja uma questão de atribuição para as responsabilidade no projeto, em um projeto cujo perfil é fabrica de software esse raciocinio torna-se aproximado, em um projeto Ágil isso cai tudo por água abaixo,na certa existe maior iteração entre as pessoas com responsabilidades compartilhada.
Valor hora para arquiteto, em um projeto Open Source que de ponta a ponta , um arquiteto pode tirar uns 20.000,00 reais por mês , e dependendo da localidade onde participa ou onde vai se alocar, se for fora do País E.U.A tira fácil uns 60.000,00 dólares ano, na Inglaterra chega até 400,00 libras por dia.
[/quote]
Isso antes da crise, agora a situação tá bem dificil.
Tem empresa colocando analista senior pra ser arquiteto mas sem pagar o valor correspondente. Isso sim é sacanagem da braba.
[quote=Sparcx86][quote=Marcio Duran][quote=Guerr@]Eu coloco como algumas funções do arquiteto:
[/quote]
Tem empresa colocando analista senior pra ser arquiteto mas sem pagar o valor correspondente. Isso sim é sacanagem da braba.[/quote]
Vc não viu nda… sacanagem das brabas mesmo é vc arcar sozinho com um projeto e receber como um estagiario…
a crise chegou pra matar mesmo…
[quote=luistiagos]
Tem empresa colocando analista senior pra ser arquiteto mas sem pagar o valor correspondente. Isso sim é sacanagem da braba.
Vc não viu nda… sacanagem das brabas mesmo é vc arcar sozinho com um projeto e receber como um estagiario…
a crise chegou pra matar mesmo…[/quote]
Tem que saber negociar e com quem, ai você ganha dinheiro.
Como trabalho no meio militar, estava curioso para saber quanto é o valor de mercado de um arquiteto Java sênior. Peço para especificar a localidade (que tem influência no valor) e se esta hora é de uma consultoria esporádica (10 ou 20 horas) ou de um emprego full time (+160 horas por mês).
Já agradeço antecipadamente por todas as respostas![/quote]
Aqui na California, está por volta dos 200 dolares.
Concordo com o Guerra, sem querer ser tendencioso.
Sou autodidata, trabalho com software, em geral, há 8 anos…
Contudo não me formei (porém tenho vários cursos e certificações) e sempre recebo propostas legais… Já rodei o Brasil por isso…
O que vale é o conhecimento do cara, experiência e, acima de tudo, saber negociar…
Só adicionando, eu trabalhei em SC, um período em Jaraguá do Sul e outro em joinville na Data Sul; na verdade existem dois fatos; a maioria das empresas pagam realmente pouco, mto pouco; Existem exceções, como a Data Sul, que embora ainda não feiche com valores obtidos em centro maiores, mas também não essa infâmia que o Catarina disse ali.
Mas eu pinei fora, aqui em curitiba esta mto melhor!!!
E sempre digo, achou quem paga mais, tem mais é que sair fora, pq se depende-se das empresas, elas pagariam um salário mínimo para nós!!!
As empresas querem é lucro, não o seu bem!!! As empresas que não visam lucro, ou estão falindo, ou vão falir!!!
[quote=luidhi][quote=Pedrosa][quote=nbluis]Devo estar sendo chato.
->> Mas por que o DBA deve ganhar mais, se ele não faz mais nada do que sua obrigação.
Como você mesmo disse, cada um tem seu papel.
Ver você dizendo que o DBA faz coisas que analistas/desenvolvedores não fazem, e depois dizer que cada um tem sua obrigação ficou confuso.[/quote]
Exatamente o que eu disse se você é desenvolvedor Java e faz alterações críticas na sua base, tenha realmente certeza do que está fazendo, neofito você só terá saudade de um DBA quando não tiver um na sua equipe e o barato pode sair caro acredite, em aplicações de grande porte alguém falar que DBA atrapalha, já ví muitos caras inclusive eu ter que fazer gambiarras nas bases.[/quote]
Não é o DBA que atrapalha, e sim pseudo-DBA.
Para mim DBA é aquele cara que come DB2 ou Oracle com farinha e arrota uma query de consulta de uma tabela de 1M com consultas por palavra chave em menos de 1 segundo…
Se DBA deveria ganhar mais? Com certeza, porque quando a aplicação cai, toda a culpa cai por cima dele… Só de responsabilidade delegada deveria ganhar o dobro que os outros.
P.S.: Conheci não mais que 3 DBA’s realmente fod*es em mais de 10 anos de software na cabeça !!! Os que tem aqui na graaaannndeee empresa que trabalho precisa comer muita grama para ficar razoável… [/quote]
Concordo, acho que tanto pra DBA como nas outras áreas de TI a uma boa quantidade de profissionais meia-roda, ja vi gente com uma escassa experiência; que nem sequer estudam alguma mer… e ficam falando que são DBA e bla bla bla …