Valor para Hora de desenvolvimento Java

Bom dia Amigos,

Alguém ai sabe mais ou menos qual tem sido o valor cobrado por hora de desenvolvimento por um programador java ???

Estou com um projeto para desenvolver para um cliente e estou estimando gastar 180 horas para concluí-lo …

Fazendo algumas pesquisas com meus amigos da área cheguei a um valor de R$ 50,00/hora em média…

Fazendo uma conta simples 180 horas * 50,00/hora = R$ 9.000,00

Estou achando esse valor meio descrepante e gostaria da opinião dos colegas sobre esse valor

Agradeço desde já pela ajuda !!

Essa é mais ou menos a média de valor/hora que um desenvolvedor senior PJ ganha em São Paulo.
Desse valor, vale lembrar que ainda precisa descontar os impostos - se vc for trabalhar como PJ nesse projeto.

Entendo…

Obrigado pela dica!

:wink:

Cara, eu ganho aqui no RS como estágiário, R$ 8,00 hora/Trabalho… já o valor para voce cobrar, depende de você, tem que pensar se o sistema que você irá desenvolver é complexo, que exige muito do seu tempo para desenvolver… sei lá, é muito relativo, tipo: eu não iria cobrar R$ 50,00 hora/Trabalho para fazer um sistema que cadastro de cliente e impressão de relatorios. Depende da complexidade do seu sistema…

nossa, R$ 45,00 para estagiário? tá bom hein?

ahuhuahuaahuhuahuauh

Concordo com você !!!

Sistema de cadastro e relatório é meio foda de cobrar esse valor mesmo…

No meu caso o sistema é um pouco mais complexo e ainda terei que fazer integração com a pagseguro !

Mas mesmo assim valeu pelas dicas !

Peço Desculpas, não sei daonde eu tirei esses R$ 45,00, hauhauahuaa… já corrigi acima…

Puts, passei por mentiroso agora, quando eu vi o comentário do leozin, me desesperei, hauhauahua,
desculpas ae galera! (agora eu me toquei por que eu coloquei R$ 45,00 hora, é que eu me enganei, pois ganho isso por dia e não por hora… ta ae justificativa do meu erro!)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Relaxa meu caro… acredito que todos comete-mos erros … huahuahuuh

XD

O que valeu foi a intenção!

:smiley:

cara 50 reais para SP , é valor para pleno…

Se eu fosse senior não pegaria por menos de 65

[quote=mauricionarcizo]Puts, passei por mentiroso agora, quando eu vi o comentário do leozin, me desesperei, hauhauahua,
desculpas ae galera! (agora eu me toquei por que eu coloquei R$ 45,00 hora, é que eu me enganei, pois ganho isso por dia e não por hora… ta ae justificativa do meu erro!)[/quote]

45 por hora pra quem programa em binario é pouco heim… :lol:

[quote=pinguin-suni]Bom dia Amigos,

Alguém ai sabe mais ou menos qual tem sido o valor cobrado por hora de desenvolvimento por um programador java ???

Estou com um projeto para desenvolver para um cliente e estou estimando gastar 180 horas para concluí-lo …

Fazendo algumas pesquisas com meus amigos da área cheguei a um valor de R$ 50,00/hora em média…

Fazendo uma conta simples 180 horas * 50,00/hora = R$ 9.000,00

Estou achando esse valor meio descrepante e gostaria da opinião dos colegas sobre esse valor

Agradeço desde já pela ajuda !!

1. [/quote]

Não entendo muito bem, mas de vez de usar valor para hora parece que o pessoal está usando Análise Pontos de Função.

Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário. A medida é independente da linguagem de programação ou da tecnologia que será usada para implementação.

Sob esse contexto, os objetivos da APF são:

medir a funcionalidade solicitada pelo usuário, antes do projeto de software, de forma a estimar seu tamanho e seu custo;

medir projetos de desenvolvimento e manutenção de software, independentemente da tecnologia utilizada na implementação, de forma a acompanhar sua evolução;

medir a funcionalidade recebida pelo usuário, após o projeto de software, de forma a verificar seu tamanho e custo, comparando-os com o que foi originalmente estimado;

As organizações podem aplicar a Análise de Pontos por Função como:

uma ferramenta para determinar o tamanho de pacotes de software adquiridos, através da contagem de todos os Pontos por Função incluídos no pacote;

uma ferramenta para apoiar a análise da qualidade e da produtividade;

um mecanismo para estimar custos e recursos envolvidos em projetos de desenvolvimento e manutenção de software;

um fator de normalização para comparação de software.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_de_pontos_de_fun%C3%A7%C3%A3o

Quando pessoas com perfil técnico fazem orçamentos/vendem projetos sempre acabam caindo em um erro típico: cobrar apenas pelo desenvolvimento.

Lembre-se que você será também:

• O vendedor
  • O gerente de relacionamento com cliente
  • O analista de negócios
  • O analista de suporte

Eu mesmo já cometi esse erro… no dia-a-dia (como empregados) nos acostumamos a ter essas tarefas feitas por outras pessoas, e está ok fazer estimativas apenas do tempo de desenvolvimento. Mas ao se trabalhar sozinho é preciso uma visão mais global, ou pode gastar suas 180 horas sem ter realmente produzido software nenhum.

E aproveitando o assunto, uma opinião um pouco mais pessoal:
Eu não acredito em estimativas de desenvolvimento! :shock: Uma das partes sempre acaba no prejuízo.
Já pensou em desenvolver em iterações, com um contrato de escopo aberto? Veja um modelo aqui, e pense no assunto: http://improveit.com.br/xp/praticas/contrato

Peço Desculpas, não sei daonde eu tirei esses R$ 45,00, hauhauahuaa… já corrigi acima…[/quote]

tchê, não quero nem saber, agora vou mandar meus amigos irem pra poa pra serem estagiários e tu terás que contratá-los com esse valor!!!

rsrsrs :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: zuera

Pessoal, desculpa tirar o tópico das cinzas de 2 meses, mas preciso exatamente dessa opinião…
Estou analisado uma proposta para PJ Sênior em SP.
Como sou CLT (sempre fui) to perdidaço.
Coloquei na parte de custos de PJ na planilha da apinfo:

700 reais de assistência medica e odontológica (equivalente a minha atual paga pela empresa)
500 reais de transporte (fretado, pois não moro em SP)
459 reais de 13º salário

O Valor da equivalência deu 65,00 a hora, podem me dizer se isso ta fora do valor de mercado?
Eu acabei colocando mais 3 reais/hora por garantia de algum custo adicional.

Fico no aguardo.
Obrigado.

45-55 é valor Pleno fácil, fácil em sampa e ainda algumas vagas, normalmente as boas, fazem uma “graçinha” dando algum beneficio. Pena que ultimamente tem caido as vagas de PJ, depois de uma galera ter colocado muita empresa na justiça e ganhado, poucas estão se arriscando agora. Ainda tem, mas se olharmos um tempinho atras, PJ era muito. Claro, falo do PJ quando é usado para dá 1x0 no CLT.

Ok, obrigado.
Então 65 ~ 68 pra senior não é tanto assim, ainda mais porque as emlresas querem PJ não optante pelo simples.

Realmente, não está barato encontrar profissionais Java, a minha empresa está com uma vaga aberta a meses,
precisamos que esse profissional conheça JMX, JRockit, Weblogic para mexer em um framework corporativo, preciso que a configuração de alguns MBeans especificos do weblogic e se possivel WLST. Não aparece ninguem pedindo menos R$ que 80,00, o problema é não há como pagar nosso contrato não nos permite chegar nesse valor.

Vale R$ 1,99 a hora. Se quiser mais, vira Lixeiro!

Se for hora aberta 65 está otimo