Valor PJ comparado com o CLT

18 respostas
F

Vale a pena ser PJ em uma empresa com um valor 100% maior do que um valor oferecido como CLT por outra empresa?

Ou seja, por exemplo, vale a pena R$ 2.500,00 CLT ou R$ 30,00 por hora (o que dá ± uns R$ 5.100,00 PJ considerando 170 horas ao mês)?

No R$ 2.500,00 CLT ainda entram alimentação, transporte e plano de saúde.

Estou bem indeciso em qual oferta aceitar. As duas empresas são ótimas. O que mais conta para mim seria o dinheiro ao final do mês, por isso estou inclinado a aceitar a oferta PJ. Alguém recomenda, sendo que o que mais pesa na minha decisão seria o $$?

Obrigado pelas opiniões.
Sei que já há tópicos sobre PJ x CLT aqui, mas e que queria uma sugestão bem especifica ao meu caso.

18 Respostas

F

Ah, esqueci de mencionar.

CLT é para trabalhar e morar em São Paulo.
PJ trabalharia em Hortolândia e moraria em Campinas.

Abs…

Andre_Fonseca

Oi

para começar a valer a pena tem que ser no mínimo 100% maior, isso no caso da consultoria não oferecer benefícios, o que mesmo como PJ algumas poucas oferecem

o custo de vida em Campinas não difere tanto mais do de São Paulo, dependendo do lugar em Campinas é até mais caro…

a conta que você tem que fazer é: o seu 13º salario, férias, etc, vai ser diluido no salário PJ, ou seja, se vc conseguir guardar isso tudo durante o ano vale a pena, para trabalhar como PJ vc tem que pensar como um empresário, pensando a longo prazo, fluxo de caixa e tudo o mais… :smiley:

hover

Outras informações importantes para você considerar:

Custo de abertura de uma empresa
Custo mensal do contador
Custo de fechamento da empresa

Eles variam muito de cidade p/ cidade, mas colocaria uns R$ 1000,00 p/ abrir, R$ 200,00 de mensalidade e R$ 2000,00 para fechar, logo, se você não tem intenção de ficar muito tempo como PJ, talvez não valha a pena por estes custos fixos (abertura e fechamento).

Na APInfo tem uma plan. excel que faz um comparativo legal, preencha os gastos de PJ e os benefícios de CLT que ela faz as contas de impostos, etc.

F

Dei uma olhada nesta planilha já. Tenho um pouco de receio de trabalhar como PJ.

Acho que vou consultar um contador para poder fazer as contas de maneira mais exata.

F

O pessoal do fórum que trabalha como PJ acha que vale a pena? Alguém já se deu mal aqui por causa de um trabalho como PJ?

hover

Trabalhei 3 anos como PJ, no começo é meio complicado, mas depois pega o jeito. Nunca me dei mal sendo PJ não.

O que não recomendo são as formas alternativas de CLT (‘Flex’ ou ‘Cotas’), neles normalmente vc paga mto imposto e não tem mtos benefícios.

CLT é descomplicada, e te traz mais benefícios, pricipalmente se vc tiver dependêntes (plano de saúde por ex.) na contrapartida vc paga uma fortuna de IR e o valor no final do mês é MTO menor.

jcmird

Pessoal particularmente prefiro clt… por questao de estabilidade … Mas tem que ficar esperto qual o tipo de empresa. Que pode ser Simples que 6% ou normal que tem monte de imposto como pis, cofins, irpj, etc…

fabiozoroastro

Eu sou PJ a alguns meses. Estou gostando bastante e estabilidade? Se você for ruim, você vai ser mandado embora de qualquer jeito. :slight_smile:
Coloque na balança: Carreira X Salário. Claro, se for de seu interesse.

Abraço.

Jair_Rillo_Junior

Se você quer ganhar dinheiro rápido, acho que PJ é a melhor solução, porém você vai ter que saber trabalhar com esse dinheiro.
Se você quer estabilidade, segurança e etc, CLT é melhor.

obs: eu trabalhei com ambos e sinceramente, na época de PJ eu consegui juntar mais dinheiro na minha vida, mas na época eu era solteiro. Hoje casado, com dependente, eu prefiro CLT.

P

Cara…

Essa planilha é muito boa para você fazer este tipo de analise.

F

Já aceitei a proposta como PJ, porque além de tudo, é uma multinacional americana na região de Hortolândia, em que dentre outras coisas vou poder obter fluência no meu inglês. E por ser uma empresa com mais “nome” do que a que me ofereceu proposta como CLT, dará um impacto maior no meu CV posteriormente.

Além disso, o RH ofereceu vários benefícios (fiquei sabendo disso hoje quando fui lá pessoalmente).

E me informei com um contador e com o RH também e poderei enquadrar minha empresa como simples e pagar “apenas” 6% de impostos mensais.

No final das contas gostei.
Obrigado pelas respostas.

hover

Legal, parabéns! Creio que se você se destacar, depois de um tempo existe a possibilidade de ser efetivado (CLT) diretamente com essa empresa.

F

Será? Isso seria muito bom.

hover

Sim, tenho um colega que depois de um tempo foi efetivado.

Andre_Fonseca

fernandoeick:
Já aceitei a proposta como PJ, porque além de tudo, é uma multinacional americana na região de Hortolândia, em que dentre outras coisas vou poder obter fluência no meu inglês. E por ser uma empresa com mais “nome” do que a que me ofereceu proposta como CLT, dará um impacto maior no meu CV posteriormente.

Além disso, o RH ofereceu vários benefícios (fiquei sabendo disso hoje quando fui lá pessoalmente).

E me informei com um contador e com o RH também e poderei enquadrar minha empresa como simples e pagar “apenas” 6% de impostos mensais.

No final das contas gostei.
Obrigado pelas respostas.

Multinacional americana na região de Hortolândia só pode ser IBM né? :slight_smile:
Poder enquadrar a empresa no simples é uma grande vantagem, e trabalhar numa multi tb se vc souber aproveitar as oportunidades é um bom aprendizado…

Jair_Rillo_Junior

Será? Isso seria muito bom.

Se for a empresa que eu penso que é, isso é realidade

F

André Fonseca:
Multinacional americana na região de Hortolândia só pode ser IBM né? :slight_smile:
Poder enquadrar a empresa no simples é uma grande vantagem, e trabalhar numa multi tb se vc souber aproveitar as oportunidades é um bom aprendizado…

Não, não é a IBM não. Mas fica muito próxima dela, somente há alguns minutos.
E consegui enquadrar a empresa no simples com 6% de impostos ao mês + meio salário mensal ao contador.

Poderia saber qual empresa você está pensando que é?

Thanks!

Jair_Rillo_Junior

fernandoeick:

Poderia saber qual empresa você está pensando que é?

Eu pensei que fosse a IBM

Criado 19 de maio de 2009
Ultima resposta 21 de mai. de 2009
Respostas 18
Participantes 7