Valores de Desenvolvimento

Bom dia a todos!

Preciso de uma média de custo de desenvolvimento para passar um orçamento pra minha diretoria. Fizemos o levantamento utilizando APF (pontos de função) e após pesquisar em alguns lugares vi que algumas empresas cobram um valor específico por PF e outras “convertem” os PF’s para horas e cobram em cima do valor/hora.

Então gostaria da ajuda dos colegas no seguinte:

Linguagem:
Valor por ponto de função:

ou

Linguagem:
Qtde de horas por ponto de função:
Valor por Hora:

Muito obrigado!

Como cliente todas as consultorias que vi ate hj cobram por horas, não sei se convertem o ponto de função e tals, mas no orçamento vem as horas.

Acredito que seja uma pratica mais comum no mercado.

Diego, vc conseguiria me passar os valores? Obrigado!

Cara isso varia muito, muito mesmo dependendo da linguagem, tipo de serviço, região do pais e etc.

O que eu quis dizer é que no geral, as propostas vem com quantidade de horas para cada tarefa e preço por hora ( estipulados pelo fornecedor), nunca vi nada com ponto de função.

[]'s

Eu sei que varia, justamente por isso que estou pedindo em um fórum onde terei diversos valores e então conseguirei atingir uma média.

Cara não sei se estou entendendo direito, vc precisa passar um orçamento à sua diretora referente a um desenvolvimento x.

É vc que vai desenvolver??
resp: se for, vc tem que saber quanto cobrar pelo seu trabalho, e isto varia de acordo com linguagem, senioridade e tudo mais.

ou
Somos uma consutoria e precisamos passar o valor para o cliente!
resp: Novamente vc tem que saber o valor do seu trabalho, sobre passar por PF ou horas, horas é mais comum, mas questione com o cliente como ele prefere receber essa informação.

ou
Não, iremos contratar uma consutoria!
Resp: Nesse caso vc tem que fazer uma proposta com suas necessidades, o escopo do seu projeto, a consutoria vai avaliar e te passar o preço.

agora te passar valores cara, impossible!
entendi direito?

[]'s

Onde trabalho, os PF são transformados em horas.

O valor cobrado do cliente é o valor por hora.

Ex: 50 reais a hora, 100horas = R$ 5000,00

[quote=Nykolas Lima]Onde trabalho, os PF são transformados em horas.

O valor cobrado do cliente é o valor por hora.

Ex: 50 reais a hora, 100horas = R$ 5000,00[/quote]

Opa… finalmente… :slight_smile:

Nykolas, vcs têm uma fórmula fixa de pf x horas? Aqui em Gyn eu ouvi dizer que a média seria de 1 PF = 15 horas.

O valor da hora de vcs é bem variável?

Obrigado!

Em java cada PF é equivalente a 12 Horas, se não me engano. Claro que isso é muito relativo. Mas para calcular custo, acho que pode ser utilizada.

Bom, uma outra dica:
APF é uma tentativa de ter a mesma segurança quanto dizer que uma parede de 5 m² leva 2 dias para ser pintada. É claro que isso vai variar de acordo com quantidade e qualidade do trabalhador e etc. Mas idéia é que assim a empresa page/receba pelos 5 m² pintados.

Se puder ( pois nem sempre é possível) evite desenvolver dessa forma. PF tenta determinar um ‘tamanho’ para algo que não é físico. É algo que não faz muito sentido e na pratica é possível observar que muita coisa escapa da contagem ( Tenho a sensação é de que tudo que importa escapa da contagem).
As metodologias ágeis trabalham e fazem pensar de forma diferente. Se for possível, tente pesquise por essa outras abordagem.
O benefício é maior para todos os envolvidos.

Obrigado a todos pela ajuda (ou pela enrolação).

Immortal, infelizmente eu sou obrigado a utilizar APF pois o que farei é uma licitação e o MPU meio que obrigado a adoção de APF.

Mais uma vez, obrigado!

[quote=tomazett]Obrigado a todos pela ajuda (ou pela enrolação).

Immortal, infelizmente eu sou obrigado a utilizar APF pois o que farei é uma licitação e o MPU meio que obrigado a adoção de APF.

Mais uma vez, obrigado![/quote]

Entendo. Orgãos e empresas públicas realmente exigem APF e assim decidem as licitações.
E essa é uma questão relmente complicada pra discutir ou mesmo pra chegar em qualquer conclusão.

Se alguém aqui tiver expericias com licitações que não utilizaram PF, seria bom comentar.

Geralmente o pessoal paga a hora mesmo, até porque seus funcionários também são pagos por hora.
Por aqui a hora varia de 50 a 150 reais pro cliente (pro analista é menos, por motivos óbvios).

Licitação de software é uma coisa polêmica no mundo inteiro. Aliás, tudo onde o escopo varia no decorrer do projeto mas o preço tem de ser fixado no começo tem esse problema.

Conheço empresas públicas que fazem a licitação por horas e/ou tempo de duração do projeto com possibilidade de renovação por mais um período pra ter margem por causa do cone de incerteza. E tem um bom gerenciamento de produtividade durante o desenvolvimento pra poder identificar com antecedência se vai conseguir o prazo.

Se já tiverem experiência nesse tipo de coisa e trabalharem com uma margem de incerteza razoável, dá pra conseguir com relativa tranquilidade. Mas nao é o ideal por motivos óbvios: se o pessoal terminar antes, eles terão de continuar pagando pra empresa mesmo sem necessidade. Se terminar o período de prorrogação, é preciso abrir outra licitação e pode ser que ganhe outra empresa que não acompanhou o projeto e vai demorar muito mais pra terminar do que a outra que já estava envolvida.