Valores de Desenvolvimento

11 respostas
T

Bom dia a todos!

Preciso de uma média de custo de desenvolvimento para passar um orçamento pra minha diretoria. Fizemos o levantamento utilizando APF (pontos de função) e após pesquisar em alguns lugares vi que algumas empresas cobram um valor específico por PF e outras “convertem” os PF’s para horas e cobram em cima do valor/hora.

Então gostaria da ajuda dos colegas no seguinte:

Linguagem:
Valor por ponto de função:

ou

Linguagem:
Qtde de horas por ponto de função:
Valor por Hora:

Muito obrigado!

11 Respostas

D

Como cliente todas as consultorias que vi ate hj cobram por horas, não sei se convertem o ponto de função e tals, mas no orçamento vem as horas.

Acredito que seja uma pratica mais comum no mercado.

T

Diego, vc conseguiria me passar os valores? Obrigado!

D

Cara isso varia muito, muito mesmo dependendo da linguagem, tipo de serviço, região do pais e etc.

O que eu quis dizer é que no geral, as propostas vem com quantidade de horas para cada tarefa e preço por hora ( estipulados pelo fornecedor), nunca vi nada com ponto de função.

[]'s

T

Eu sei que varia, justamente por isso que estou pedindo em um fórum onde terei diversos valores e então conseguirei atingir uma média.

D

Cara não sei se estou entendendo direito, vc precisa passar um orçamento à sua diretora referente a um desenvolvimento x.

É vc que vai desenvolver??
resp: se for, vc tem que saber quanto cobrar pelo seu trabalho, e isto varia de acordo com linguagem, senioridade e tudo mais.

ou
Somos uma consutoria e precisamos passar o valor para o cliente!
resp: Novamente vc tem que saber o valor do seu trabalho, sobre passar por PF ou horas, horas é mais comum, mas questione com o cliente como ele prefere receber essa informação.

ou
Não, iremos contratar uma consutoria!
Resp: Nesse caso vc tem que fazer uma proposta com suas necessidades, o escopo do seu projeto, a consutoria vai avaliar e te passar o preço.

agora te passar valores cara, impossible!
entendi direito?

[]'s

Nykolas_Lima

Onde trabalho, os PF são transformados em horas.

O valor cobrado do cliente é o valor por hora.

Ex: 50 reais a hora, 100horas = R$ 5000,00

T

Nykolas Lima:
Onde trabalho, os PF são transformados em horas.

O valor cobrado do cliente é o valor por hora.

Ex: 50 reais a hora, 100horas = R$ 5000,00

Opa… finalmente… :slight_smile:

Nykolas, vcs têm uma fórmula fixa de pf x horas? Aqui em Gyn eu ouvi dizer que a média seria de 1 PF = 15 horas.

O valor da hora de vcs é bem variável?

Obrigado!

I

Em java cada PF é equivalente a 12 Horas, se não me engano. Claro que isso é muito relativo. Mas para calcular custo, acho que pode ser utilizada.

Bom, uma outra dica:
APF é uma tentativa de ter a mesma segurança quanto dizer que uma parede de 5 m² leva 2 dias para ser pintada. É claro que isso vai variar de acordo com quantidade e qualidade do trabalhador e etc. Mas idéia é que assim a empresa page/receba pelos 5 m² pintados.

Se puder ( pois nem sempre é possível) evite desenvolver dessa forma. PF tenta determinar um ‘tamanho’ para algo que não é físico. É algo que não faz muito sentido e na pratica é possível observar que muita coisa escapa da contagem ( Tenho a sensação é de que tudo que importa escapa da contagem).
As metodologias ágeis trabalham e fazem pensar de forma diferente. Se for possível, tente pesquise por essa outras abordagem.
O benefício é maior para todos os envolvidos.

T

Obrigado a todos pela ajuda (ou pela enrolação).

Immortal, infelizmente eu sou obrigado a utilizar APF pois o que farei é uma licitação e o MPU meio que obrigado a adoção de APF.

Mais uma vez, obrigado!

I

tomazett:
Obrigado a todos pela ajuda (ou pela enrolação).

Immortal, infelizmente eu sou obrigado a utilizar APF pois o que farei é uma licitação e o MPU meio que obrigado a adoção de APF.

Mais uma vez, obrigado!

Entendo. Orgãos e empresas públicas realmente exigem APF e assim decidem as licitações.
E essa é uma questão relmente complicada pra discutir ou mesmo pra chegar em qualquer conclusão.

Se alguém aqui tiver expericias com licitações que não utilizaram PF, seria bom comentar.

M

Geralmente o pessoal paga a hora mesmo, até porque seus funcionários também são pagos por hora.
Por aqui a hora varia de 50 a 150 reais pro cliente (pro analista é menos, por motivos óbvios).

Licitação de software é uma coisa polêmica no mundo inteiro. Aliás, tudo onde o escopo varia no decorrer do projeto mas o preço tem de ser fixado no começo tem esse problema.

Conheço empresas públicas que fazem a licitação por horas e/ou tempo de duração do projeto com possibilidade de renovação por mais um período pra ter margem por causa do cone de incerteza. E tem um bom gerenciamento de produtividade durante o desenvolvimento pra poder identificar com antecedência se vai conseguir o prazo.

Se já tiverem experiência nesse tipo de coisa e trabalharem com uma margem de incerteza razoável, dá pra conseguir com relativa tranquilidade. Mas nao é o ideal por motivos óbvios: se o pessoal terminar antes, eles terão de continuar pagando pra empresa mesmo sem necessidade. Se terminar o período de prorrogação, é preciso abrir outra licitação e pode ser que ganhe outra empresa que não acompanhou o projeto e vai demorar muito mais pra terminar do que a outra que já estava envolvida.

Criado 11 de novembro de 2010
Ultima resposta 12 de nov. de 2010
Respostas 11
Participantes 5