Valores de uma Array

Olá,
Antes de tudo quero dizer que não pesquisei sobre o assunto pois nem ao menos sabia como perguntar, quanto mais procurar, então peço que tentem entender.
Tenho uma Array de strings com diversos valores que está dentro de um combobox, e preciso que conforme seja selecionado 1 valor, o valor de uma label mude. Gostaria de saber quais soluções posso ter para que saiba o que foi selecionado no combobox sem que seja necessário fazer um if (valorselecionado.equals(“Valor que eu quero”)).
Obrigado!

O método que pega o item selecionado no combo box é o getSelectedItem():

String itemSelecionado = meuComboBox.getSelectedItem();PS.: Se não me engano o ComboBoxModel padrão trabalha com Object, aí teria que usar o getSelectedItem().toString().

Se precisar de ajuda para tratar o evento de seleção, procure por ItemListener.

Falou…

Eu sei que posso pegar o item selecionado dessa forma, mas preferia que fosse de outra forma, pois vou comparar o item selecionado na combobox para alterar valores, por exemplo:
if (ComboBoc.getSelectedItem().toString().equals(“Carro”)
variavel = “carro.”;
else
variavel = “não-carro.”;

Não entendi. Você queria um jeito de saber qual item está selecionado, sem usar o método do combo box?

Na verdade até posso usar o método do ComboBox, o problema é que se torna um if concatenado muito extenso (ou um switch muito extenso) então gostaria de um meio de encurtá-lo. Não vou postar um exemplo aqui porque é algo realmente grande.