Valores Freela Projeto + PHP

4 respostas
sawamu

Olá pessoal.

Pessoal, seguinte…
Já trabalho a bastante tempo com desenvolvimento, mas sempre para empresas… ou como PJ ou CLT. Mas sempre desenvolvendo para uma empresa com um salário fixo e etc.
Porém agora… depois de tantos anos na área, estou me interessando em projetos Freela, e agora a coisa é um pouco diferente.

Peguei um projeto para fazer com php, banco de dados e etc… tenho que construir um portal e-commerce.
O problema pra mim agora é saber cobrar!
Não quero cobrar nem exagerado e nem pouco (uma vez que cobrar pouco além de ser ruim p/ mim é ruim para a comunidade de desenvolvedores em geral - independente de linguagem e etc).
Alguém pode me ajudar a encontrar o melhor modo para cobrar um projeto desses?
Ou podem indicar alguma outra coisa, outro site, algum link, qualquer coisa que me ajude a seguir um valor de mercado…

Obrigado a todos que puderem ajudar…

4 Respostas

douglaskd

eu pensaria no tempo que vou levar pra terminar o projeto…

ia criar um documento com todas as funções do site que eu deveria fazer…

layout, modelagem do banco, integração, e o suporte depois do sistema pronto…

você que ja tem experiência, tente cobrar por hora.

por exemplo essa função eu demoro tanto tempo…marque as horas…

no final adicione uma margem de erro de 20% para mais…sempre existem imprevistos…

ja vi sistemas e-comerce de R$500,00 reais a R$300.000,00, é dificil dar um preço se baseando no que os outros fazem

cobre pelo seu talento.

abraço

sawamu

Poxa vida Douglas!

Muito obrigado pela disposição em responder cara!
Deu uma boa noção já para eu estimar um valor justo.

Fiz essa pergunta pelos seguintes motivos:

• tem gente que dá a ilusão para as pessoas cobrando por pacote: faço site por 100 reais… (o que na minha opinião desvaloriza o trabalho de todos… prejudica todo mundo).
  • eu não posso cobrar um valor desses nunca na vida se for fazer um sistema com qualidade, dinamico e etc.

Resultado: parece que sempre acabo cobrando acima do valor que deveria cobrar.

mais uma vez!

Valeu Douglas!
abraço

douglaskd

é joomlations e wordexpressation por 200 conto…tenso competir…ainda mais tentar explicar a diferença pro cliente entre website, e-commerce e sistemas web, blog, hehehe

Anime

Oi,

Aqui em RP a média é de R$1500,00 . :wink:

Criado 1 de dezembro de 2010
Ultima resposta 4 de dez. de 2010
Respostas 4
Participantes 3