Bom, gostaria de saber se em um orçamento além do valor total do serviço deve ter o valor por hora + quantidade horas aproximadas para que o cliente possa calcular.
Ex: No orçamento terá o seguinte: 8 horas de serviço, sendo que R$ 40,00/hora trabalhada = R$ 320,00.
Eu queria saber quais dessas informações eu devo por no orçamento.
Não sei o mercado em geral, mas geralmente especifico o número de horas e o valor/hora. Acho que quanto mais transparente ao cliente melhor, gera credibilidade.
Eu discordo.
Quando você vai a um supermercado, ele diz de onde tira os valores dos produtos que ele está te vendendo?
Ou quando você contrata uma empresa que desenvolve móveis planejados.
Aliás, a tua conta me parece muito simplista.
Considerando apenas homens/hora. Você deveria incluir despesas como telefonia, internet, amortização, desvalorização de equipamento de informática, custos operacionais, margem de lucro, margem de risco…
Só informe ao cliente quanto custa e qual o prazo (em dias) para entregar.
[quote=drsmachado]Eu discordo.
Quando você vai a um supermercado, ele diz de onde tira os valores dos produtos que ele está te vendendo?
Ou quando você contrata uma empresa que desenvolve móveis planejados.
Aliás, a tua conta me parece muito simplista.
Considerando apenas homens/hora. Você deveria incluir despesas como telefonia, internet, amortização, desvalorização de equipamento de informática, custos operacionais, margem de lucro, margem de risco…
Só informe ao cliente quanto custa e qual o prazo (em dias) para entregar.[/quote]
Cara isso não tem nada a ver com java básico, isso é da necessidades do sistema dos requisitos e o cliente que tem que te falar o que quer mas na pratica coloca detalhado mesmo!
[quote=rlanhellas]Bom, ele não especificou nada, só sabemos que ele quer o valor do serviço (óbvio).
Porém acho interessante demonstrar para o cliente de onde estamos tirando aquele valor. [/quote]
Não. Isso não é intressante. Vc está dando um tiro no seu pé.
O que vc pode fazer é dizer que vai cobre X pelo serviço de 8 horas, e horas adicionais custam Z, onde Z não é X/8 , é mais.
O objetivo é levar o cliente a contratar o numero correto de horas. Se todas as horas custam o mesmo, qual é o proposito de saber quantas horas precisas ? vai fazendo e pronto…
Isso é a maior mentira que existe. Risco está incluído ? Como ? Margem de lucro ? como ? ( o lucro não é proporcional ao tempo. Quanto mais tempo, pior. Porque ha mais desgaste e desvalorização e mais oportunidade de que os riscos aconteçam)