O tempo passa as coisas evoluem e quem é que ainda nos dias de hoje de tanta tecnologia faz apenas a tarefa repetitiva de programaçao? Só codificação e nada mais? Quem nao para pra analisar, descobrir como vai funcionar, como vai integrar, quais frameworks, compatibilidades, volumetria, memória, processamento boas práticas, design patterns e toda essa parafernália?
Não aceite ser chamado de programador! Nós somos muito mais que codificadores, nós somos desenvolvedores e muitas vezes analistas e arquitetos!
PROGRAMADOR É COISA DO COBOL! JAVA NÃO TEM PROGRAMADOR!
:evil: :x :x :x :x :x
[quote=Sparcx86]O tempo passa as coisas evoluem e quem é que ainda nos dias de hoje de tanta tecnologia faz apenas a tarefa repetitiva de programaçao? Só codificação e nada mais? Quem nao para pra analisar, descobrir como vai funcionar, como vai integrar, quais frameworks, compatibilidades, volumetria, memória, processamento boas práticas, design patterns e toda essa parafernália?
Não aceite ser chamado de programador! Nós somos muito mais que codificadores, nós somos desenvolvedores e muitas vezes analistas e arquitetos!
[b]
[/quote]
Embora concorde com a sua mensagem de não deixar que o chamem de programador, não posso concordar com o seu radicalismo.
Programador não é uma profissão, é uma atividade. Sim existe programação sem desenvolvimento (POG) e programar não significa escolher frameworks.
Se vc é pago como programador e tem que escolher frameowrks, estão abusando de vc.
Já agora, vamos abolir também a expressão “fazer programas” e substituir por “desenvolver software”. Embora a Lei do Software não define o que é um software e fale em “programas de computador” a expressão “fazer programas” tem outras conotações nada abonatórias.
Penso o oposto: deveríamos valorizar a palavra programador.
Ok. Tem gente que gostaria de ser chamado de desenvolvedor, arquiteto ou analista de qualquer coisa. Mas são títulos que escondem a nossa atividade principal: a de criar programas. Acredito que a palavra programador é o que melhor define nossa atividade, principalmente para gente que não é da nossa área; e que deveria ser usado mesmo que o profissional tenha títulos mais pomposos no seu crachá.
mas não vejo o por que da sopa de letrinhas, o que é um titulo? Quantos conhecem gerentes de projeto que são somente gerentes? Ou pior, capatazes, que estão lá pra monitorar teu trabalho, não pra auxiliar.
Pra mim como me chamam não altera o que eu faço, e eu sou um programador/desenvolvedor/analista, se me chamar de qualquer um deses pra mim não importa.
Só acho que o termo programador normalmente para leigos soa como peão, o “oreia seca” da empresa, então normalmente uso o termo desenvolvedor
Fazer o que né tem que ser programador, pois nas descrições de cargos e salários da minha empresa consta o termo programador e não desenvolvedor, então como o que importa no meu caso é a remuneração, fica como programador mesmo.
Olha lá hein Lina… Para as meninas fica pior essa brincadeira de “programador/programadora” e se eu te chamar pra “fazer um programa” rsrsrsrssr.
Bjinho tô brincando com vc hein!!!
Arquiteto/Engenheiro de Software
Engenheiro de Sistemas
Analista de Sistemas
Programador
Desenvolvedor de Software
Técnico em Informatica (para pessoas ignorantes)
E outros titulos mais pejorativos, que nao entrarei no merito aqui