Eu não disse que sabia arrumar a casa, eu disse que essa é a necessidade.
O problema que vejo como mais importante é a falta de conhecimento. E quando digo conhecimento quero dizer saber e não decorar.
Essa é uma das razões porque comecei o www.javabuilding.com e porque participo aqui ( e já tentei antes participar de outros foruns).
Muitas “missconceptions” inundam as pessoas, principalmente os novatos, mas os “gurus” também. Tem muita asneira sendo ventilada pela internet e as pessoas não tem capacidade para destinguir o trigo do joio. O enfoque - especialmente em java- é em escolher o hibernate ou o spring sem entender o que está por detrás. Não entender que se escolher hibernate vc está se amarrando a um produto (vendor) etc…
Falhas básicas no conhecimento da linguagem tb são problema, assim como não saber fazer escrever uma tela swing na mão e achar que o matisse é a 8ª maravilha.
Fora do java tem o entendimento de arquitetura (camadas, componentes, protocolos) , contratos, formas de contratação, direitos trabalhistas, precificação do software, metodologias de projeto, etc… Básicamente o que estás nos livros,mas que ninguem leu, ou se leu nunca entendeu, ou se entendeu nunca aplicou.
Tudo bem que o publico co GUJ é “mais jovem” e mais preocupado em resolver aquele bug que o atromenta, mas está na hora de nos preocuparmos com outras coisas. A certificação vale alguma coisa? é um substituto da faculdade? e coisas assim…
O primeiro passo é cada um atingir um nivel que permite que puxe as orelhas dos juniors sem que eles se sintam ofendidos (sim, porque hoje se vc fala que tá errado o cara já acha ruim mas tem zero argumentos que defendam o que ele fez- embora ele ache que fez o melhor codigo do mundo).
Ou seja que saiba detectar erros, más práticas, vicios, falhas de entendimento, etc…
uma coisa que vejo que todo o mundo falha é no tratamento de exceções e em trabalhar com collections. Sõa coisas vitais do dia-a-dia que se feitas errado custam muito tempo de refactoring quando o cara podia fazer direito da primeira.
Ou seja, a primeira coisa é acabar com essa onda de “não existe o certo”. Isso é desculpa de POGamador. Queremos Desenvolvedores.