Vamos abolir o termo 'programador' do dicionario!

Eu não disse que sabia arrumar a casa, eu disse que essa é a necessidade.

O problema que vejo como mais importante é a falta de conhecimento. E quando digo conhecimento quero dizer saber e não decorar.
Essa é uma das razões porque comecei o www.javabuilding.com e porque participo aqui ( e já tentei antes participar de outros foruns).

Muitas “missconceptions” inundam as pessoas, principalmente os novatos, mas os “gurus” também. Tem muita asneira sendo ventilada pela internet e as pessoas não tem capacidade para destinguir o trigo do joio. O enfoque - especialmente em java- é em escolher o hibernate ou o spring sem entender o que está por detrás. Não entender que se escolher hibernate vc está se amarrando a um produto (vendor) etc…
Falhas básicas no conhecimento da linguagem tb são problema, assim como não saber fazer escrever uma tela swing na mão e achar que o matisse é a 8ª maravilha.

Fora do java tem o entendimento de arquitetura (camadas, componentes, protocolos) , contratos, formas de contratação, direitos trabalhistas, precificação do software, metodologias de projeto, etc… Básicamente o que estás nos livros,mas que ninguem leu, ou se leu nunca entendeu, ou se entendeu nunca aplicou.

Tudo bem que o publico co GUJ é “mais jovem” e mais preocupado em resolver aquele bug que o atromenta, mas está na hora de nos preocuparmos com outras coisas. A certificação vale alguma coisa? é um substituto da faculdade? e coisas assim…

O primeiro passo é cada um atingir um nivel que permite que puxe as orelhas dos juniors sem que eles se sintam ofendidos (sim, porque hoje se vc fala que tá errado o cara já acha ruim mas tem zero argumentos que defendam o que ele fez- embora ele ache que fez o melhor codigo do mundo).
Ou seja que saiba detectar erros, más práticas, vicios, falhas de entendimento, etc…

uma coisa que vejo que todo o mundo falha é no tratamento de exceções e em trabalhar com collections. Sõa coisas vitais do dia-a-dia que se feitas errado custam muito tempo de refactoring quando o cara podia fazer direito da primeira.

Ou seja, a primeira coisa é acabar com essa onda de “não existe o certo”. Isso é desculpa de POGamador. Queremos Desenvolvedores.

[quote=FrancoC][quote=Thiagosc]
Acho que quem precisa provar alguma coisa aqui é você, pois é óbvio que as pessoas recebem salário em conselho regional:

http://www.editaisbrasil.com.br/17-vagas-para-o-conselho-regional-de-engenharia-de-goias-salario-ate-r-36-mil-1224.html

Só no mundo do FrancoC as pessoas trabalham de graça.[/quote]

E nesse concurso somente filhos de deputados podem se inscrever, ne? Nenhum conselheiro pode ser remunerado, outras atividades meio como Servicos Gerias, axuliar de escritorio, manutencao, etc, obviamente devem ser remuneradas. Eu não to aqui pra explicando coisa pra moleque.[/quote]

O problema é que você não está explicando nada para ninguém, apenas desviando-se da questão. Prove ou cale-se.

E o concurso em questão é para fiscal e não para faxineiro. E agora, como faz?

Após ler algumas mensagens aqui até me assusta o baixo nível. Não sabia que Ciência da Computação tinha decaído ao nível de Filosofia, onde basta vomitar asneiras e encontrar quem as compre, sem precisar provar coisa alguma.

Pergunto aos críticos das Universidades brasileiras, existe algum cálculo ou método para cientificamente verificar se um código é “bom” ou “ruim”? Haha.

As “boas práticas” das linguagens são apenas formas de se trabalhar ao redor de suas limitações. Se alguém decide usar um campo público em um classe é ruim? Colocar private para quê se você vai apenas colocar um get/set anulando qualquer utilidade de encapsulamento?

Oras, seriam frameworks estúpidos, assim como o Spring, mandatórios? Por quê? Quem define isso?

É tanta asneira que se houve sobre esse assunto que eu fico mais preocupado com as barbaridades que alguns aqui cometeriam em uma posição de poder do que propriamente com a corrupção dos conselhos regionais.

E por falar nisso, FrancoC, já que segundo você conselhos regionais são “na faixa”, por que cobram taxas? Será a eletricidade, aluguel do imóvel onde o escritório é localizado, etc, também na faixa? Quer dizer, além de todos trabalharem de graça ainda tudo o que usassem seria também de graça?

nossa velho…num diz isso aki nao senao tem cara que vai querer se matar por causa disso…

puts…mas q discussaozinha mais boba…

discutir o nome da profissao é foda…

se me chamarem de peão ou seja la oq for eu num to nem ai…o importante é eu ganhar a quantia que eu acho justo…

nossa velho…num diz isso aki nao senao tem cara que vai querer se matar por causa disso…

se me chamarem de peão ou seja la oq for eu num to nem ai…o importante é eu ganhar a quantia que eu acho justo…[/quote]

Essa atitude tem um nome : mercenarismo.

Humm… vc vende computadores numa loja ? Trabalha num help center da microsoft ajudando usuários do windows pelo telefone ? Monta redes ?
Escolhe protocolos de comunicação para a sua empresa ? escolhe o anti-virus ? Recupera computadores danificados ? Tem uma loja de peças ?
Tudo isso é trabalhar com informática. E nada disso implica em programar.[/quote]

sergiotaborda

E daí cara, com certeza vc é nerdzão que acha massa ser um programador/desenvolvedor, eu posso trabalhar com informática e ser um grande empresário da área, vc que pensa baixo …

se me chamarem de peão ou seja la oq for eu num to nem ai…o importante é eu ganhar a quantia que eu acho justo…[/quote]

cs.santos0 grandes coisa ser um programador/desenvolvedor, eu sou, e nunca peguei mais mulher por causa disso… :smiley:

Eu também respondo que trabalho com informática, muito mais simples de dizer e nem precisa ficar explicando muito.
:lol:

Humm… vc vende computadores numa loja ? Trabalha num help center da microsoft ajudando usuários do windows pelo telefone ? Monta redes ?
Escolhe protocolos de comunicação para a sua empresa ? escolhe o anti-virus ? Recupera computadores danificados ? Tem uma loja de peças ?
Tudo isso é trabalhar com informática. E nada disso implica em programar.[/quote]

sergiotaborda

E daí cara, com certeza vc é nerdzão que acha massa ser um programador/desenvolvedor, eu posso trabalhar com informática e ser um grande empresário da área, vc que pensa baixo …[/quote]

Esse é o ponto exatmente “trabalho com informática” não significa nada. É tão lato e vasto o numero e tipo de profissões relacionadas com informática que dizer isso não significa nada.

Acho que vcs estão levando a coisa para o lado infantil. Não estamos falando da resposta que vc dá na padaria quando atendente pergunta a sua profissão. Nem da Estamos falando daquilo que vc coloca no seu currículo e nos seus cartões de visita profissionais. Ou seja, da sua profissão. A sua profissão não se chama “trabalho com informática”, nem “programador”.

Se fizer essa pergunta na rua a um médico ele fala :“sou médico” ele não fala “trabalho com saude”.
Se fizer essa pergunta na rua a um padeiro ele fala :“sou padeiro” ele não fala “trabalho com alimentos”.

Quem fala “trabalho com x” ou não sabe o que faz, ou tem vergonha do que faz, ou ambos.

Se vc perguntar a um office boy ele responde “sou auxiliar administrativo” ele não responde “trabalho com entregas”

A forma como vc responde à pergunta indica o orgulho que você tem na sua profissão , ou sequer, se vc se considera um profissional.

Pelos vistos aqui ninguém se considera coisa nenhuma desde que page as contas. Isso é um tipo de prostituição.

ninguem perguntou com o que vc trabalha. Perguntaram o que você É !

sergiotaborda

E daí cara, com certeza vc é nerdzão que acha massa ser um programador/desenvolvedor, eu posso trabalhar com informática e ser um grande empresário da área, vc que pensa baixo …[/quote]

Esse é o ponto exatmente “trabalho com informática” não significa nada. É tão lato e vasto o numero e tipo de profissões relacionadas com informática que dizer isso não significa nada.

Acho que vcs estão levando a coisa para o lado infantil. Não estamos falando da resposta que vc dá na padaria quando atendente pergunta a sua profissão. Nem da Estamos falando daquilo que vc coloca no seu currículo e nos seus cartões de visita profissionais. Ou seja, da sua profissão. A sua profissão não se chama “trabalho com informática”, nem “programador”.

Se fizer essa pergunta na rua a um médico ele fala :“sou médico” ele não fala “trabalho com saude”.
Se fizer essa pergunta na rua a um padeiro ele fala :“sou padeiro” ele não fala “trabalho com alimentos”.

Quem fala “trabalho com x” ou não sabe o que faz, ou tem vergonha do que faz, ou ambos.

Se vc perguntar a um office boy ele responde “sou auxiliar administrativo” ele não responde “trabalho com entregas”

A forma como vc responde à pergunta indica o orgulho que você tem na sua profissão , ou sequer, se vc se considera um profissional.

Pelos vistos aqui ninguém se considera coisa nenhuma desde que page as contas. Isso é um tipo de prostituição.

ninguem perguntou com o que vc trabalha. Perguntaram o que você É ![/quote]

Quem generaliza perde a razão. Cuidado com o “ninguém”…

sergiotaborda

Cara essa cultura de programador/desenvolvedor está morta, trabalho com algo intagível eu modelo o pensamento das pessoas, pode me chamar de Artista

[quote=juliocbq][quote=sergiotaborda]

Quem generaliza perde a razão. Cuidado com o “ninguém”…[/quote]

Alguém perguntou ? Post ai o link da mensagem…

sergiotaborda

eu aposto que vc já tentou entrar na IBM, aqueles caras vestidos com terno preto cantando o hino da empresa… :lol:

[quote=sergiotaborda][quote=juliocbq][quote=sergiotaborda]

Quem generaliza perde a razão. Cuidado com o “ninguém”…[/quote]

Alguém perguntou ? Post ai o link da mensagem…

[/quote]

Bloqueado.