Vamos falar de AJAX?

18 respostas
Luca

Olá

O google mostra 264.000 links quando se busca ajax javascript xml. Com certeza AJAX, Asynchronous JavaScript and XML é um dos atuais hypes. Hoje mesmo o TSS fala disto: Java Blueprints Solutions Catalogue AJAX EA Samples Released

No blog do Greg Murray é dito o seguinte com grifo feito por mim:

“Using AJAX does not come for free though. You must accept and embrace JavaScript and CSS, assume that it is available and enabled on the client, and invest time making sure the applications behave the same across browsers. This sounds simple enough but from my experience I spend much more time developing the JavaScript and CSS than I do the server-side logic. In time this will become easier as frameworks embrace/emerge that will support AJAX.”

O que os amigos que já brincaram com isto podem acrescentar ou contradizer?

[]s
Luca

18 Respostas

mcampelo

Na época que eu programava para WEB, existia uma briga grande entre Netscape x IE.

Já era possível fazer algumas coisas bem legais com JavaScript/CSS/DHTML, mas sempre caíamos no problema de interoperabilidade entre os browsers.

Como fica essa questão com AJAX?

O “padrão” proposto tem alguma preocupação com compatibilidade? Utilizam apenas os recursos definidos pelo W3C ou vai ser o tipo de “tecnologia” browser dependent?

Abraços,
Marco Campêlo

Rafael_Steil

Eh DOM, puro e simples ;). A “maior” diferenca eh o objeto a ser usado para as requisicoes, que no IE eh x e no Mozilla eh y, mas com um if() resolve-se a questao. No mais, tem-se os issues normais de javascript (e CSS, dependendo do caso) do dia-a-dia.

Fazer as requisicoes / manipulacao no braco nao eh exatamente algo massa, embora nao seja complicado. Mas por essa razao e outa que ferramentas como o DWR - http://dwr.dev.java.net - matam a pau.

Rafael

_fs

Não consigo imaginar nenhum bom motivo para não usar esse
http://www.openlaszlo.com/
ao invés de qualquer outra coisa, incluindo Ajax. Ainda mais agora na versão 3.0.

cv1

Tou usando o suporte a AJAX do Ruby on Rails, e ate agora, nada a reclamar. O framework tira do caminho boa parte da enchecao de saco de validar browsers, e escrevendo a coisa usando JavaScript 1.5 minimamente decente (ou seja, sabendo usar exceptions, closures, properties e tal), e sem tentar ser engracadinho demais com o DOM ou com o modelo de eventos, nao da problema nenhum.

Luca

Olá

CV, posso estar falando boludezas, mas as soluções indicadas pelo Rafael e pelo LIPE mantém o desenvolvimento dentro de um ambiente de programação Java. Tudo parece se integrar com o resto da aplicação. Já o uso de Ruby implica no aprendizado de nova linguagem. Qual o problema disto?

Uma outra dúvida é sobre como fica o uso do Ruby dentro de uma aplicação corporativa com um monte de Java no servidor e o AJAX do Ruby nos clientes?

Até agora imagino o Ruby como bom para pequenas aplicações web com telinhas permitindo CRUD em bases de dados. Por exemplo: um data entry de uma outra aplicação corporativa. Parece que estou errado, confirma?

[]s
Luca

_fs

Se alguém usar Ruby + Ajax só porque é mais rápido de desenvolver CRUDs precisa pesquisar mais hehe
O plugin EclipseWork do sr. Lecheta gera todo o html, os beans, os daos, as actions e todos os arquivos de configuração bastando simplemente apontar para a database :smiley:

Minha opinião sobre Ajax: se refreshs te incomodam, não use html. Se o desenvolvedor PRECISA usar html é uma mão na roda, desde que haja uma séria procupação com segurança.

louds

Javascript possui umas diferenças entre os navegadores que são abismais e incrivelmente dificeis de identificar.

Quando desenvolvi umas aplicações Ajax entre 2003 e 2004 esse foi o aspecto mais sofrivel.

Lembro até hoje um bug que levei alguns dias para resolver (dias para descobrir e entender, 5minutos corrigindo).

A implementação de DOM do Mozilla não segue o padrão e permite que você misture nós criados por 'document’s diferentes, e o IE, pasmem, segue. Moral da historia, tinhamos casos onde ocorria interação de javascript entre frames e isso causava esse bug.

Minha experiência é que sem um framework para abstrair muitos dos aspectos do RPC e da manipulação do DHTML, Ajax é tiro de escopeta no pé.

A forma que o RoR faz é bem legal para fazer atualização parcial do conteúdo de uma página, mas não serve para fazer RPC. Já o DWR torna o RPC brincadeira de criança.

Luca

Olá

Using DWR with Spring and Hibernate

[]s
Luca

cv1

Eu nao cheguei a testar nenhuma solucao de AJAX pra Java, como o DWR, que parece bem legal, entao acabei falando do Rails, que eh com o que eu estou mexendo ultimamente (nas horas livres, o meu projeto mesmo eh uma app Swing monstruosa com 150mb de codigo-fonte…)

Nao vejo nenhum problema em aprender Ruby. Eh uma linguagem BEM mais rica do que Java, e com a dedicacao certa e tendo um conceito bom de OO, da pra aprender em questao de dias.

O problema, claro, eh “vender” Ruby e Rails num projeto que ja esta sendo feito em Java. Eu nao faria isso, na verdade, mas em compensacao eu faria de tudo pra tirar o PHP do mundo - que eh mais ou menos o que esta acontecendo. Centenas de programadores ja abandonaram o barco do PHP e foram procurar alguma coisa melhor, e acabaram com o RoR, que eh tao produtivo quanto, mas presta :mrgreen:

Tirando algumas palavras da sua definicao, melhora bastante:

:XD:

smota

Para a galera que está curtindo AJAX … vejam: http://script.aculo.us/

Basicamente um repositório do que tem surgido com AJAX por ai …

Ah … feito com Rails :wink:

smota

:shock: :shock: meu problemas acabaram pro danado do usuário que quer acompanhar o upload: http://sean.treadway.info/demo/upload

A

Pessoall ,

Estou tentando rodar o DWR no jboss401
mas da a seguinte mensagem de erro

23:51:48,714 INFO [Logger] Logging using commons-logging.
23:51:48,845 INFO [DefaultConfiguration] Missing class for creator ‘spring’. Failed to load uk.ltd.getahead.d
wr.create.SpringCreator. Cause: org/springframework/beans/factory/BeanFactory
23:51:48,975 ERROR [LogErrorHandler] Line=1 Document root element “dwr”, must match DOCTYPE root “null”.
23:51:48,985 ERROR [LogErrorHandler] Line=1 Document is invalid: no grammar found.

alguem pode me ajudar ???

Mauricio_Linhares

Se quizer ajuda pode contar comigo, depois de pagar uma cadeira com PHP aqui na universidade espero nunca mais ter que mexer com tanta desorganização. O melhor de tudo é o silêncio dos bancos de dados (especialmente o MySQL), se você não ficar “testando” se deu merda, fica tudo do mesmo jeito. Terrível.

Mas eu ainda to com o LIPE, se é pra fazer uma interface bonitinha, nada melhor do que Lazlo/Flash, afinal, foi feito pra isso. Pra dar uma “brincada” sem levar muito a sério a coisa, vai AJAX mesmo, especialmente pra ficar fazendo atualização automatica de tabelas de dados e imagens (como gráficos).

Thiago_Senna

Olá

Putz, sei que este tópico não é apropriado, mas preciso desabafar!
Estou começando a Odiar o MySQL!!! Estou desde antes de ontem apanhando deste SGBD de merda!!!

Agora vou ter que ver se uma versão mais atualizada desta joça… mas acho que o ideal será migrar para o PostgreSQL…

tanto o mysql é uma merda como todos os seus front ends!!!

Abraços!
Thiago

Mauricio_Linhares

Rapaz, o PostgreSQL pode ser incrível no UNIX, mas depois que eu vi ele criar novos processos pra cada conexão do Windows, eu não uso mais não.

Thiago_Senna

Bom, eu desenvolvo no Linux, mas o trabalho deverá rodar no windows! É só um trabalho de final de curso!

Bom, valeu pelo toque… PostgreSQL para Windows em ambiente de produção, nem pensar!!! :wink:

Abraços!
Thiago

F

Bom isso ja foi discutido em outro post e como eu disse la, uso o Postgre 8.0 num Win2003 em producao sem problemas.

]['s

Thiago_Senna

Para finalizar, e voltarmos ao tópico original, que é o AJAX, vou colocar aqui o link que o Fábio citou:

http://www.guj.com.br/posts/list/26278.java

Obrigado! :wink:

Criado 27 de abril de 2005
Ultima resposta 7 de jul. de 2005
Respostas 18
Participantes 11