Estou tentando fazer com que meu chefe compre a idéia de desenvolvimento utilizando a plataforma java. As aplicações projetadas são para web, para isso estaríamos utilizando Servlets e JSP que é mais que suficiente.
Ele me questionou quanto a performance, dizendo que aplicações em java exigem máquinas com grande poder de processamento (mito, é claro), baseando-se em uma afirmação de alguém. Eu preciso “des-mistificar” essa idéia.
Alguém tem alguma sugestão de como eu devo proceder?
Eu já desenvolví um pequeno módulo para demonstrar isso e estarei apresentando à ele hoje, mas quero estar bem “calçado” de argumentos.
Agradeço desde já a colaboração…
Pega um algoritmo qualquer em C, e um equivalente em Java, e roda um teste com mais ou menos 10 iterações no mesmo algoritmo, e veja se ele não se convence de que o HotSpot funciona
Algo como um string sort ou torre de hanói deve dar… mas, se ele não se convencer, faça um benchmark entre Apache + Orion e IIS + ASP.NET
Sim, o Orion é um dos web containers mais rápidos que eu já experimentei (todo caso, faça seu próprio benchmark antes de acreditar em mim ou em qualquer outro que venha te dizer que X é mais rápido que Y, o que é exatamente o que seu chefe está te pedindo ;)).
Sobre material de configuração do Tomcat, já vem bastante documentação nele mesmo, e no site da Jakarta tambem tem bastante coisa.