Estou tentando listar as vantagens de sistemas baseados em WEB :lol: e as vantagens de sistemas stand-alone :? para fazer uma comparação mas não estou conseguindo.
Será que podem me ajudar??
Abraços.
Marcelo Martins
Estou tentando listar as vantagens de sistemas baseados em WEB :lol: e as vantagens de sistemas stand-alone :? para fazer uma comparação mas não estou conseguindo.
Será que podem me ajudar??
Abraços.
Marcelo Martins
Uma das vantagens seria a atualização automatica …
Nao importa c seu cliente está dentro da mesma empresa ou em outro continente, ou na lua, qd vc atualiza alguma coisa no seu sistema, ele acessara o sistema atualizado automaticamente!
Defendendo a Web
Para os desenvolvedores:
:arrow: Maior distinção entre as camadas
:arrow: Maior facilidade em centralizar bancos de dados
Para os usuários:
:arrow: Não ocupa muito espaço no hd
:arrow: Possibilita maior independência de computador e SO
:arrow: Instalação e atualização apenas nos servidores. Não precisa instalar a aplicação no trabalho, na residência, na casa da tia que vc visita uma vez por ano, e na casinha do seu cachorro.
Defendendo Stand-alone
Para os desenvolvedores:
:arrow: Menos tecnologias a serem estudadas
:arrow: Menor tempo de desenvolvimento (depende, isso é polêmico)
:arrow: Maior facilidade de se realizar testes
:arrow: Bem mais natural para se desenvolver softwares orientados a documentos
Para os usuários:
:arrow: Maior eficiência
:arrow: Maior iteração (arrastar e soltar, duplo clique, clique com botão direito, teclas de atalho, etc.)
Olá
O que vem a ser um sistema stand alone? Será que estamos falando de sistemas que rodam em uma máquina só do tipo daquele antiquíssimo pacote Office da poderosa? Será que um sistema stand alone é uma animação flash para os funcionários se divertirem na hora do almoço?
No atual contexto das empresas não consigo imaginar para que serviria um sistema stand alone. Já imaginaram um sistema de gestão de uma empresa que não permita que o diretor veja seu contas a pagar (ou a receber) enquanto passa 3 dias de férias em Jericoacoara? Pois é, TODOS os sistemas atuais são interligados pela Internet. Está certo que alguns ainda usam X25. Mas funcionando stand alone só word, excel, power point e aquele joguinho da vaquinha dos tempos do DOS 3.1.
[]s
Luca
[quote=“vamorim”]Defendendo a Web
Para os desenvolvedores:
:arrow: Maior distinção entre as camadas
:arrow: Maior facilidade em centralizar bancos de dados
[/quote]
São pontos importantes que também vejo na aplicação Web.
Na minha opinião com relação a utilização da carga da máquina, é consumido bem menos recursos.
Por outro lado, devido a quantidade de Browser existente e a forma como os mesmos trabalham, dificulta no quesito padronização, o que funciona em um não funciona em outro e por aí vai…
[quote=“Luca”]Olá
O que vem a ser um sistema stand alone? Será que estamos falando de sistemas que rodam em uma máquina só do tipo daquele antiquíssimo pacote Office da poderosa? Será que um sistema stand alone é uma animação flash para os funcionários se divertirem na hora do almoço?
No atual contexto das empresas não consigo imaginar para que serviria um sistema stand alone. Já imaginaram um sistema de gestão de uma empresa que não permita que o diretor veja seu contas a pagar (ou a receber) enquanto passa 3 dias de férias em Jericoacoara? Pois é, TODOS os sistemas atuais são interligados pela Internet. Está certo que alguns ainda usam X25. Mas funcionando stand alone só word, excel, power point e aquele joguinho da vaquinha dos tempos do DOS 3.1.
[]s
Luca[/quote]
Luca, concordo com você que algumas informações devem ser visualizadas em qualquer parte do planeta.
Mas não vejo organizações trabalhando apenas com sistemas Web (internet/intranet). Acho que sistemas Desktop (Stand-Alone) ainda tem muito mercado (pensando em sistemas comerciais), pois a agilidade de se trabalhar com eles é muito mais simples e funcional do que com interface WEB. Em muitos casos, essa agilidade é requisito obrigatório para o funcionamento do sistema.
Hmmm, acho que o q o Luca falou foi de softwares desktop sem conexão com o mundo exterior… Afinal é isso que quer dizer stand-alone, diferente de, por exemplo, um sistema cliente-servidor desktop, que não é um sistema stand-alone, ou de um sistema com client Swing (por exemplo) conectando em um Servidor de aplicação!!!
É isso Luca???
Fallow
Estou entendendo por stand-alone aplicações desktop.
Dependendo da complexidade da interface, fica inviavel desenvolver em plataforma web, isso pela limitação dos componentes disponiveis. Ainda mais quando a aplicação deve ser multi-plataforma, vc fica mais limitado, pois muitas coisas hj so funcionam no ie (M$), como alguns DHTML, etc.
Discordo. Para aplicação simples, não existe nada mais rápido de ficar pronto que meia dúzia de html e um servlet que chama as regras de negócio em algum outro buraco.
Chega ao extremo de eu já ter visto ser mais barato customizar o Tomcat/Jetty para instalar na máquina do usuário do que fazer um [ai!] Swing.
[]s
Luca, acho que você viajou. Já ouviu falar de J2EE??? Fat-Client???
Não acho de forma alguma que a solução pra todos os problemas seja aplicações web, com certeza não.
Gustavo Guilherme BacK
[quote=“back”]Luca, acho que você viajou. Já ouviu falar de J2EE??? Fat-Client???
Não acho de forma alguma que a solução pra todos os problemas seja aplicações web, com certeza não.
[/quote]
Gustavo, metendo o bedelho na parada, o ponto é que mesmo estas aplicações não são stand-alone. Os clientes são ricos, são desktop, etc. mas as aplicações não são ‘independentes’. Não é que interface web seja a solução para tudo, mas simplesmente hoje aplicações isoladas para uma organização são praticamente nada.
[]s
Gostaria de agradecer a todos pelas opiniões!!! Está bem interessante a discução!
Obrigado mesmo. Por isto que eu gosto deste forum! :lol:
Marcelo
No lugar de stand-alone ele não quis dizer o velho “cliente-servidor”, não? :roll:
Acredito q o q ele quis dizer foi com client desktop! Isso significa que pode ser tanto cliente-servidor como um three tier.
Exato!!! :oops:
Inclui também:
Realmente não deixei bem claro, mas a galera ali em cima entendeu bem :o
Marcelo
Resumindo, aplicação equiparada com as desenvolvidas com Delphi e Vb… Acho que isto explica Desktop.
Não concordam?
[quote=“Lucashgt”]Resumindo, aplicação equiparada com as desenvolvidas com Delphi e Vb… Acho que isto explica Desktop.
Não concordam? [/quote]
foi o que eu entendi :lol:
Olá
Da wikipedia
“A stand-alone application, in computing, is a program that “stands alone” in its own right, that is, it can not be used as part of another application, nor does it depend on other applications to operate.”
Infelizmente tem mais gente que chama erradamente swing de aplicação stand alone. Há um artigo do Rodrigo Pereira sobre velocity + struts no mundo java cometendo o mesmo erro. Para mim fica a impressão que o cara nunca desenvolveu sem usar apresentação em html.
[]s
Luca
Acho a questao fica mais clara assim: vantagens/desvantagens de utilizar HTML e CIA num navegador versus utilizar Swing/SWT e CIA - ambos do quesito camada de apresentacao.
Marcio Kuchma