Vantagens do java

16 respostas
V

pessoal… gosto mto do java. mas quando me perguntam quais as reais vantagens do java eu gaguejo um poco… pq eu naum sei de fato q vantagens são essas além de um poco mais de segurança e do fato de ser portavel… alguem pode falar mais vantagens sem fanatismos por favor ???

16 Respostas

C

eu acho + a variedade d bibliotecas prontas q o java possui. E tirando a multiplaformidade!!!

:razz:

M

ok, sem fanatismos… eu diria q é a unica plataforma capaz de te oferecer ferramentas (APIs) pra desenvolvimento de grandes ambientes corporativos gratuitamente…

D

Bom, sobre gratuitamente é um bom diferencial mas sempre é o esperado, há aquele lance de não gastar muito desde que tenha se a produtividade! mas gratuito é um bom diferencial sim.
Outra coisa seria a portabilidade e a robustez da plataforma, ela com certeza não é muito visada por empresas pequenas, mas sim sistemas corporativos para empresas grandes! eu dia hoje que a a melhor área para se vender a plataforma java seria B2B e Dispositivos móveis.

V

Sempre quem me fazem essa pergunta eu falo sobre a robustês do java e a questão da multiplataforma, existem sim outras vantagems mais essas 2 já da pra dar uma “impressionada” :wink: :arrow:

V

Falar sobre robustez eh mto vago… na verdade tem mta coisa de java q tem mto bug… por exemplo swing, tem bugs pra dar e vender. saca? ai eu falo em robustez, alguem cita swing, ai fudeu.

R

é?
swing tem bugs para dar e pra vender?

vc pode me falar de bugs que realmente te atrapalharam na hora de programar?

falando sério agora, o pessoal fala que a grande sacada da técnologia java é o Java Comunity Process. ou seja, a evolução do java não é controlada por apenas uma empresa. centenas de empresas e pessoas físicas ajudam a desenvolver o java através da JCP. isso faz com q o desenvolvimento do java seja ao mesmo tempo acelerado e controlado

um fato que me disseram que ferrou muitas empresas foi a evolução do visual studio. teve empresa que tinha acabado de pagar uma grana pra treinar funcionários no VB 6 e de repente a microsoft chega com o VB .NET e disse: se vira, manda os programadores aprender Orientação a Objeto que VB agora é assim

é a comunidade que desenvolve o java. e a comunidade não irá prejudicar a sí mesma…

na minha opinião, a três coisas que eu considero o diferencial do java:

• as APIs e ferramentas livres: Hibernate, eclipse, prevayler, Log4J, Jakarta, … poderiamos ficar horas e horas falando das apis e ferramentas livres

• independencia de fornecedor: com java, vc não é preso a um fornecedor:
    pode usar qq SO: linux, windows, solaris, unix, mac os
    pode usar qq Servidor de Aplicações: JBoss, Weblogic, Tomcat, Geronimo, Oracle…
    pode usar qq ambiente de desenvolvimento: eclipse, JBuilder, Net Beans, Oracle, NotePad…

• Preço: para programar em java, vc não paga nada. e existem muitas alternativas não pagas para IDE e servidor…

e tem muito mais motivos

acho que a questão da portabilidade não é tão forte assim, embora seja um grande trunfo, não é o maior trunfo

D

Microfilo
Descordo contigo sobre algumas coisas em relação a JCP e ter uma empresa responsavel.
Sobre a JCP nem tudo que se pede é agilizado por causa da JCP e seus integrantes, acho que nisso java perde algum diferencial e ganha em outros para os Desenvolvedores e não para os Clientes, mecho muito com isso e o pessoal nesse ramo quer agilidade, exemplo vou citar até a nossa grande inimiga aqui M$…
Precise de uma coisa da JCP, irá pra comunidade, eles irão avaliar, e depois o feedback…
com produtos dirigidos por uma empresa não, são bem mais ageis nesse ponto, é questão de ponto de vista. tá certo que ela rege a comunidade, mas quem garante que uma dia não chegará uma empresa e comprará a plataforma? nada disso é garantido! :slight_smile:
bom, não vou desviar o topic, mas há duas visões a serem expostas quando se fala em vantagens java, Uma para o cliente Final e seus usuários e outra para os desenvolvedores.
No caso do cliente nem sempre é só preço, se houver preço alto e uma boa qualidade final atendendo a demanda dele, ele irá pagar. E nesse ponto do topico, acho até dificil convencer um cliente sim adotar java. Linguagem nova, manutenção cara (pois é uma linguagem para profissionais especializados que estão com o maior média de salário hoje em dia) e a falta de mão de obra especializada, acabei saindo do proposito né? citei as dificuldades. :slight_smile: Bom se a aplicação não for desktop eu cito que ela é mais rapida que as demais (JSP para WEB) J2ME para móveis por poder atingir a maioria dos dispotivos moveis hoje.
Para nós, desenvolvedores, o bom é que não vivemos na pirataria, na ilegalidade pois podemos usufluir de soluções free para desenvolver.

V

por exemplo… jah programou usando FRAME modal ??? pois eh, tente utilizar, se vc muda de aplicação… quando vc clica no botão na barra de tarefa pra retornar pra sua aplicação e ele retorna para o frame inascessivel… e o frame que naum permite a utilização desse sumiu… vc precisa utlizar ctrl+tab para achar a janelinha perdida, para fecha-la e ai sim o otro frame deixar de ser inascessivel. chato neh ?? vai falar isso pro seu cliente… foda um bug como esse.
posso te passar a aplicação pra vc conferir isso…
falei de um q me deixou sem argumentos em uma conversa onde eu defendia java… tem vários outros q jah me deram dor de cabeça q eu naum estou lembrando… gostaria de citar outros… eu adoro java… mto msm. mas tem mtos problemas ainda… e que enxem o saco na hora de programar…

V

brigado galera… vcs estão me mostrando vantagens q antes eu naum exerguei… valeu msm…

B

sei que a discussão ja esta acabando mas vou só fazer um PS no que o diogoacl disse com relação a performance em java so na web :
"Há algum tempo atras , me foi pedido argumentos nos quais meus chefes pudessem confiar em fazer um sistema desktop em java. (o famoso mito que java senta qualquer maquina) … apresentei a eles o java web start! pra eles ja foi o suficiente. Vc ter um sistema dektop com distribuição web é a perfeição. Porem um dos radicais M$ daqui me disse q estariamos obrigando nossos usuarios a comprarem maquinas mais poderosas, o que é realmente inviavel! Lá fui eu fazer testes de performance… peguei uma aplicação Delphi daqui … e comparei com a aplicação teste do Swing , SwingSet (de tamanho consideravel, levando em conta que ela alem de java 2d , usa todos recursos do swing ) disponivel no site da sun! conclusão , a jre estava levantando 64 mb de memoria contra 17 da Delphi. Fiquei meio puto, e com vergonha de reconhecer q java nao era lá essas coisas.:oops: . Como ultimo suspiro instalei o Tiger… e pra minha surpresa a mesma aplicação que levantou 64mb agora levantava 23mb ! "
Claro que uma linguagem interpretada nao podera ser comparada com uma nativa , mas … ja estamos na cola dos caras … se em uma release os caras conseguiram melhorar em 50% a performance da jvm imagine o que vem pela frente ?!

bom , é isso galera … instalem o Tiger heheh fui !

R

que show…

gostei desse teste…

C

Puts, e sim kra, uso o 5.0 la na empresa e tem o desempenho muito bom, agora to estudano JWS pra ficar perfeito hasuidhfas

:razz:

D

Realmente, já havia visto este teste para o Tiger, solucionando o grande mito do java para aplicações desktop, o de ser bem mais pesado que as outras aplicações desenvolvidas em outras linguagens.
é um gerenciamento bemmmmmmmm melhor que eles fizeram para poder deixar ele mais limpo, mais enxuto. Há, não lembro ao certo (me corrijam ao certo) quando você abre varios processos java, e estes executam processos em comuns, eles usam já o processos existentes na vm e não abrindo novas vm’s…
Sem falar que, o usuário como gosta de interface grafica, ficou mais bunitinho também.
agora sobre o tópico, o lance é vender java pelo principal aspecto ao meu ver, robustez.

L

bem, sou meio novato aqui pra falar d vantagens, portanto vou falar do q me impulsiona a aprender Java.

O Java, tem a portabilidade q preciso para montar um sistema q rode em Windows e Linux. O Kylix tb serviria, porem ao contrario do Java q é gratuito, o kylix custa caro.

O Java pode ser utilizado para desenvolver programas nas mais diversas areas, desde joguinhos d celulares até forum, passando é claro pelos sistemas d desktop. (A gama d areas é enorme, só citei 3).

Sem contar q é uma linguagem d ultima geração, q uni conceitos antigos d diversas linguagens numa abordagem nova (sistemas interligados).

F

“Brossi”:
sei que a discussão ja esta acabando mas vou só fazer um PS no que o diogoacl disse com relação a performance em java so na web :
"Há algum tempo atras , me foi pedido argumentos nos quais meus chefes pudessem confiar em fazer um sistema desktop em java. (o famoso mito que java senta qualquer maquina) … apresentei a eles o java web start! pra eles ja foi o suficiente. Vc ter um sistema dektop com distribuição web é a perfeição. Porem um dos radicais M$ daqui me disse q estariamos obrigando nossos usuarios a comprarem maquinas mais poderosas, o que é realmente inviavel! Lá fui eu fazer testes de performance… peguei uma aplicação Delphi daqui … e comparei com a aplicação teste do Swing , SwingSet (de tamanho consideravel, levando em conta que ela alem de java 2d , usa todos recursos do swing ) disponivel no site da sun! conclusão , a jre estava levantando 64 mb de memoria contra 17 da Delphi. Fiquei meio puto, e com vergonha de reconhecer q java nao era lá essas coisas.:oops: . Como ultimo suspiro instalei o Tiger… e pra minha surpresa a mesma aplicação que levantou 64mb agora levantava 23mb ! "
Claro que uma linguagem interpretada nao podera ser comparada com uma nativa , mas … ja estamos na cola dos caras … se em uma release os caras conseguiram melhorar em 50% a performance da jvm imagine o que vem pela frente ?!

bom , é isso galera … instalem o Tiger heheh fui !

e tipo, java gasta um pouco mais de memoria pra carregar a JVM, mas em termos de desempenho, apos ter carregado a JVM, java tem um processamento que nao eh lento, alias chega bem proximo da linguagem C, acredito que seja ateh mais rapido que delphi…

V

tem mais uma vantagem q eu gostaria de citar…
eh mto rox programar em java (eu acho mto bom)diferente de programar em delphi (acho delphi um lixo… um saco)…

Criado 27 de dezembro de 2004
Ultima resposta 8 de jan. de 2005
Respostas 16
Participantes 9