Vantagens e desvantagens do Java para web?

Quais saum as vantagens e desvantagens de usar Java em um aplicativo para ambiente Web???

Vlw e abraços

Bem, as vantagens que eu vejo são:

Primeiro porque usa Java (:D)
Segundo que qualquer tecnologia java que você use para desenvolver webapps, é possivel implementar o modelo MVC, o que deixa todas as coisas bem separadinhas, ótimo para fazer manutenção e trabalhar em equipe.

Deve ter mais coisas técnicas, espera o povo responder hehe

Em comparacao a que?

Java tem uma API padrao que roda em tantas plataformas que os dedos da mao nao sao suficientes para contar, uma comunidade open source enorme, o que signiifica que voce tem uma gama muito grande - e boa - de bibliotecas para fazer as mais diversas tarefas, eh escalavel; voce consegue fazer desde os sistemas mais basicos ate os mais complexos e distribuidos sem ter que recorrer a milhares de ferramentas diferentes …

Por outro lado, Java eh mais complexo que PHP, por exemplo, mas nao da para colocar os 2 exatamente no mesmo nivel.

Sabendo usar o que o Java lhe oferece, voce pode fazzer sistemas web e nao-web muito bons, integrados e o que mais a tua mente querer…

Rafael

Vantagens:
-Robustez;
-independência de Plataforma Operacional;
-API´s super completas e componentes reutilizáveis para suas aplicações;
-permite o uso de inúmeros Padrões e formas de estruturar sua Arquitetura Web;
-vários serviços e Conteiners disponíveis para estruturar sua aplicação
-Vc terá através de um servidor J2EE vários serviços como:controle transacional,persistência,segurança…e muito mais!

Desvantagens:
-Uma certa complexidade(o Rafael Jah citou)e,importante:
Vc tem q saber o q vc está fazendo!Ás vezes,bons programadores caem em desgraça por usarem API´s muito complexas em algo q poderia ser feito de forma muito mais simples… :wink:

Tirando o “bom programador” me reconheci bastante com este item.

GUstavo BacK

Dados os devidos descontos, qualquer aplicacao em qualquer linguagem pode ser implementada no modelo MVC. Tanto eh que a ideia de separar a aplicacao nas camadas do MVC foi elaborada visando uma linguagem diferente. :smiley:

Marcio Kuchma

Concordo com o que ja foi dito neste topic, mas tem uma desvantagens, que acho que ainda nao foi citada, que vale a pena Comentar. Eu acho o Ciclo de Desenvolvimento de uma aplicacao java um pouco cara.

Tipo, em sistemas scripts, voce vai la, mexe direto num .php da vida , da um F5 e ja ve o resultado. Em java o negocio eh um pouco mais complexo.
No caso de JSP , eh parecido, mas o container leva um tempo do cao para converter teu jsp num .java e compilar. Eh irritante. infelizmente meu MainFrame ainda nao chegou para acelerar esse processo.
Se for feita alguma alteracoes num servlet, ou arquivo de configuracao, ai tem que dar um reload no webapp. Mesmo customizado em uma task ant, isso eh um pouco mais lento que o F5 que citei ali em cima.

Ja se for se enveradar com EJB’s, ai reza meu filho, os empacotamentos de .jar, .war e ear demoram seculos. Ai o container vai fazer o deploy e soh depois vais poder ver aquele CSS que voce alterou (hehehehe).

Eh claro , que algumas coisas podem ser um pouco otimizadas, mas de qualquer forma, o custo eh maior que o outras tecnologias. Nao encarem isso quanto ao desincentivo a usar java e jsp no desenvolvimento, mas acho que deve ser lembrado.

Concordo com voce que ver as alteracoes produzidas num script em PHP (p.ex.) PODE ser mais rapido do que com JSP ou Servlets… e claro, essa diferenca aumenta proporcionalmente em relacao a EJB. Mas ai eh que esta: com PHP voce consegue fazer o mesmo que com EJB? O proposito de uma tecnologia eh diferente do da outra (pelo menos IMHO).

Eu disse que PODE pois quando eu compilava minhas classes na mao e jogava no conteiner pra testar eu concordava com essa posicao. Hoje usando IDE e todos os apetrechos que a gente tem disponivel para Java nao sei nao… :wink:

Marcio Kuchma

Esqueceram da maior vantagem do java sobre as outras:

:arrow: É Divertido!

[quote=“RodrigoSol”]Esqueceram da maior vantagem do java sobre as outras:

:arrow: É Divertido![/quote]

Pronto, resumiu T.U.D.O. :bday:

Fazia tempo que não me divertia tanto … por tanto tempo seguido (com ASP vc faz uma coisinha legal e depois já ficava repetitivo)

Comporar com php com java é comparar um fusca com uma ferrari e pedir pra ferrari andar a 60 por hora :smiley:

Se vc usa java para fazer o que consegue fazer com php fique com ele.
Agora fazer um sistema distribuido com controle de transações, escalavel, etc…vai com java.

[]'s

Comcordo plenamente. Acho o Java eh muito superior em todos os aspectos citados, transacao, escalabilidade, e muito outros.

Como o topico mencionava vantagens e desvantagens de desenvolver java em ambiente web, tomei a liberdade de fazer a MINHA reclamacao. Mesmo com o uso de IDE, como foi citado por outra pessoa, ou apetrechos, acho que o ciclo de desenvolvimento do java NUNCA ira chegar ao de linguagens script como php. Pode ate ser minimizado, mas o problema eh da propria filosofia. Sempre ha o preco. O preco do Java eh o Deploy, empacotamento, que nao existe no PHP, por exemplo. As vantagens desse Deploy, empacotamento sao inumeras, nao ha duvida, mas no quisito ciclo de desenvolvimento eh um peh no saco.
Quem sabe com a chegada do meu mainframe que eu comprei no EBAY nao melhore um pouco. :slight_smile:

[quote=“loading”]Quais saum as vantagens e desvantagens de usar Java em um aplicativo para ambiente Web???
Vlw e abraços[/quote]

Um dos pontos importantes para responder esta pergunta já foi citado rapidamente neste post. O custo de um programa java é um dos maiores obstáculos. Um profissional java está bem mais barato que há uns 3 anos mas ainda é caro em comparação com ASP/PHP.
Se você vai fazer tudo sozinho, um sistema médio/pequeno, tudo bem. É você que paga seu salário mesmo, você faz hora extra sem receber e as suas certificações não (im)pressionam você mesmo. Porém, se você contratar, então você vai pensar antes de iniciar um sistema em java, principalmente se não for algo tão complexo que possa ser pago mais barato ou comprado quase pronto.

Para hospedar um aplicativo feito em Servlet/JSP é sempre mais caro. Quase todo provedor inclui no plano básico de hospedagem suporte a PHP ou ASP, para java, quando tem, é pago à parte.

Aliás… eu tenho um domínio no inter.net há um bom tempo e até hoje nada de suporte a java. Se alguém puder me indicar um provedor com suporte a Servlet/JSP, de preferência num custo aproximado do que já pago (R30,00), eu fico grato.1 :smiley:

Olá,

Me descupem a sinceridade, mas eu não consigo intender pq comparam java com ASP ou PHP. Se querem comparar com eles usem só JSP para isso que ai fica no nivel agora colocar EJB, servlet, etc tudo que a linguagem oferece é obvio que o custo de Java será sempre mais caro.
É estranho Java para web entra no pacote J2EE o que o nome mesmo ja diz Enterprise Edition ou seja não é para qql sistema de buteco :roll:
Sobre hospedagem, quem os sites que eu vejo em JSP/Java normamente é de grandes empresas que não usam provedores e sim Data Center ou mesmo hospedam internamente (o que é o caso aqui da empresa).

Me desculpa se exagerei mas acho esse tipo comparação sem nexo.

:idea: :roll:

uehuehuehuehuehuehue… essa vai pro meu arquivo de frases. :smiley:

Marcio Kuchma