Alan Delgado:
Ola pessoal!
Estou começando em Java, e estou querendo saber mais sobre a API Java2D, e nada melhor que vc’s para responder…queria saber quais as vantagens e desvantagens principais de utilizar a Java2D, pois sei que existem outras APIs como JAI, mas estou interessado em saber em uma visão geral como é o desenpenho dela em aplicações de processamento de imagens.
abraços e obrigado!
Eu creio que a principal vantagem é a praticidade, as implementações mais novas são capazes de utilizar a aceleração gráfica automaticamente quando disponível, principalmente depois do Java 6 update 10, onde vários avanços na renderização de janelas (com transparência acelerada usando canal alfa, etc…) foram possíveis devido ao aprimoramento da API Java 2D…
Creio que modernamente não faz mais muito sentido invertir em outras APIs, porque a API Java 2D está amadurecendo rapidamente!
Quanto ao Java3D, a história muda um pouco de figura, a grande vantagem dele é a árvore de renderização, que dá ao desenvolvedor uma estrutura de nós para posicionar os elementos (câmera, luz, objetos, elementos de transformações e movimentos…), obrigando-o a desenvolver de forma organizada desde o princípio o que acaba facilitando muito o desenvolvimento…
Entretanto, a API JOGL permite uma ligação transparente e direta com a biblioteca OpenGL nativa (DLLs no Windows ou Os no Linux), o que dá um poder bem grande aos desenvolvedores que já dominam a biblioteca OpenGL e desejam utilizá-la no Java…
Mas é aquela velha história, o mais legal é pesquisar, estudar, fuçar nas tecnologias disponíveis e verificar por experiência o que se encaixa melhor ao seu caso…