várias linguas a la Wikipedia

4 respostas
L

Fala galera,

como fazer um sistema web preparado para várias linguas?
o que vocês me indicam pesquisar?

tenho como exemplo a wikipedia.org, que além dos links do próprio site tem o mesmo artigo em várias linguas…
como eles fazem isso?
não é possível que tenham o trabalho de guardar o mesmo artigo em várias linguas ¬¬
é?

obrigado!

4 Respostas

C

Não sei como funciona a wikipedia, mas acredito que não são todos os artigos em português que estão disponíveis em inglês, por meio de “tradução”, e vice-versa.

Isso que você deseja em aplicações chama-se internacionalização:

:arrow: Artigo aqui no PortalJava
:arrow: Blog da Caelum

L

humm beleza, valeu carneiro!

mas cara, se não é através de tradução, como ele sabe qual artigo é o mesmo assunto em outra lingua?
entendeu?
eu sei que não são todos, já entrei em artigos que quase não tem outras linguas, mas de qualquer forma, existe uma ligação entre o de um idioma e de outro!

bom, vou pesquisar sobre internacionalização, valeu!

E

bom o esquema ali usa algo muito difuncido em blogs que são as tags
e as metatags que nada mais são alem de links para conteúdos…

no caso vamos dizer que você na sua base de dados uma tabela para conteúdos onde nesta você tem os campos:

• id
  • titulo
  • conteudo
  • locale (indica qual o idioma do conteúdo)

com isto você usando o esquema de tags e metatags para apontar para este conteúdos em respectivas locales

esse seria o princípio básico do funcionamento para multiplos idiomas no wiki :wink:

mas para ser bem mesmo como funciona o jeito é pegar o wikipedia instalar na sua maquina e ver a estrutura dos códidos e da base de dados :grin:

dae com certeza vai ficar mais claro, mas não vai fugir do que falei acima :wink:

L

Então, eu sei qual é o esquema de tags, tranquilo.

Mas o que eu nõa consigo entender é como fazer uma tag em português se relacionar com a sua respectiva tag em inglês!

eu peguei a wikipedia e tem muuuito código (claro, não esperava diferente), tá phoda achar as coisas!

O Erko falou que as tags e metatags vão apontar pros conteudos em respectivos locales.
Beleza, até ae tranquilo, agora ainda assim não consigo entender como que aparece aquele monte de lingua do lado esquerdo, dizendo que aquele artigo está em outras línguas.
Porque quem disse que aquele artigo é aquela coisa noutra lingua?

eu tento editar a página mas não consigo relacionar com um artigo de outra língua.

Alguma sugestão?

valeuuu, até aqui está sendo de grande ajuda!!

Criado 7 de dezembro de 2007
Ultima resposta 22 de jan. de 2008
Respostas 4
Participantes 3