Variáveis de ambiente no XP

3 respostas
camillabrasilia

Eu tinha o windows 98 instalado no meu computador e agora instalei o XP. Estou com dificuldades em configurar as variáveis ambiente.

Primeiro. Um colega meu me falou que eu não precisava setar o classpath, somente o path, pois o classpath será reconhecido automaticamente.

Segundo. No windows XP não preciso colocar a palavra SET antes do JAVA_HOME, TOMCAT, CLASSPATH e PATH

Terceiro. Está correto para o windows XP a configuração abaixo?

JAVA_HOME=C:j2sdk1.4.1_01
TOMCAT=C:Tomcat
TOMCAT_HOME=C:Tomcat
PATH=%PATH%;C:j2sdk1.4.1_01in;.:
CLASSPATH=%CLASSPATH%;c:j2sdk1.4.0_01lib;C:j2sdk1.4.1_01lib ools.jar;C:j2sdk1.4.1_01libhtmlconverter.jar;C:j2sdk1.4.1_01libdt.jar;C:Tomcatlib;C:Tomcatlibservlet.jar;.;

3 Respostas

Bani

No XP as variáveis de ambiente são incluídas pelo Painel de Controle, em Sistema -> Avançado -> Variáveis de Ambiente.
Aí você clica na variável que que editar ou então cria uma nova.
Dessa forma no PATH, por exemplo, você só adiciona no final da linha dele o ;C:\j2sdk1.4.1_01\bin
No CLASSPATH você não precisa colocar o diretório lib e os JARs do J2SE, pois eles são automaticamente reconhecidos. A única coisa que você talvez precise dessa sua lista é o servlet.jar. Verifique se esse caminho que você colocou está correto (ma minha máquina está diferente a estrutura de diretórios do Tomcat) e aí inclua no CLASSPATH .;C:\Tomcat\lib\servlet.jar
O JAVA_HOME parece estar correto, e o TOMCAT_HOME achei meio estranho, porque nas últimas versões do Tomcat o certo seria chamá-la de CATALINA_HOME.

D

só complementando …

não seria :

.;C:Tomcatcommonlibservlet.jar

t+!

[]´s

Bani

É necessário ver onde está o arquivo servlet.jar na máquina de cada um (às vezes a pessoa pode ter mudado por algum motivo). Na minha está dentro do common, mas como no exemplo dela estava diferente disse para verificar qual seria o caminho segundo a estrutura de diretórios da máquina dela.
Eu particularmente nem coloco o servlet.jar no classpath, e sim o j2ee.jar.

Criado 23 de julho de 2003
Ultima resposta 23 de jul. de 2003
Respostas 3
Participantes 3