Variáveis de Ambiente[RESOLVIDO]

Pessoal,

Estou iniciando em JAVA e procurando na internet maiores informações sobre variáveis de ambiente, cara é impressionante como cada um tem uma explicação diferente para as variáveis JAVA_HOME, CLASSPATH e PATH. |:

Bom além de saber como configurar corretamente essas variáveis, gostaria de saber realmente qual a função de cada uma, principalmente da CLASSPATH, pois as vezes ela nem é criada em alguns tutoriais, somente as outras duas, isso procede?

  • Qual dessas variáveis é responsável pela a chamada dos executáveis(java e javac)?

  • Alguns tutoriais ensinam configurar a CLASSPATH assim .;%JAVA_HOME% outras é preciso colocar \lib \jars etc…, qual o certo?

Agradeço,
E abs!

Nenhuma dessas variáveis tem ligação direta com com Java e sim com sistema operacional.

Unica relação de java com isso é porque para executar um jar, por exemplo, o sistema operacional precisa executar o “comando/programa” java -jar nomeDoArquivo.jar pra isso ele precisa saber aonde está o indivíduo, é ai que entram as variáveis de AMBIENTE (o próprio nome já diz não ser relativo à java e sim ao AMBIENTE / Sistema Operacional).

Supondo que você tenha instalado sua JRE em c:/java/java_1.8 o “programa” java que você precisa para executar o seu jar estará na pasta bin que fica dentro de c:/java/java_1.8 . Caso você tenha c:/nomeDoArquivo.jar e tentar executar pelo console este programa o sistema operacional não será capaz de fazê-lo a menos que você faça uma das duas coisas:

  1. Execute o comando c:/java/java_1.8/bin/java -jar nomeDoArquivo.jar
  2. Configure no seu CLASSPATH uma variavel de ambiente, normalmente chamada JAVA_HOME=c:/java/java_1.8 e adicione PATH, %JAVA_HOME%/bin

Resumo, java não precisa de configuração de JAVA_HOME, PATH, CLASSPATH ou qualquer outra, mas o sistema operacional precisa pra saber o que fazer exatamente quando você executar alguma aplicação, é por isso, inclusive, que configurado em seu CLASSPATH vão haver muitas outras variáveis de ambiente antes que você o faça com seu JAVA_HOME e por isso também que por vezes você vai ver colocarem pastas diferentes ou não colocarem durante tutoriais, isso depende do sistema operacional e de como estiver sendo feita a demonstração.

Cara desculpa aí, mas não respondeu nenhuma pergunta que fiz rsrs.

Pessoal, por favor, podem me ajudar?

Obrigado Gedson, pela tentativa!

Pessoal, por favor me ajudem!!

Pessoal, já que ninguém conseguiu me responder, fui atrás, muito atrás e achei minhas respostas, vou deixar aqui caso alguém precise. :stuck_out_tongue:

Variáveis de Ambiente:

JAVA_HOME: Aqui você deve indicar onde está localizado a instalação do JDK. Java Home == Casa do JAVA :grin:. A minha configurei assim: C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_71 Pois foi onde fiz a instalação do JDK.


CLASSPATH: Essa variável é responsável por localizar as bibliotecas e arquivos que sua aplicação precisa tanto na compilação quanto na execução. Caso essa variável não seja criada, será usada as bibliotecas padrões do JDK. O valor dessa variável deve ser esse:

.;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar


PATH: Essa variável é responsável por indicar a localização dos executáveis do JAVA que no caso é o java e javac, execução e compilação respectivamente. Valor a ser inserido:

;%JAVA_HOME%\bin

É isso aí pessoal!

Abs,
Luan

4 curtidas

3 anos depois…

E daí que você está ressuscitando algo que não irá gerar discussão nenhum, isso aparece no feed e poderia ser a dúvida de alguém no lugar disso aqui. Não é porquê é um fórum que não tem regras.