sua classe realmente se chama Teste.java??
n tem nenhuma letra errada no nome da classe??
como vc executou sua classe? no mesmo diretorio que ta a classe?
M
Marcio_
sim é Teste.java.
o nome da classe tá certinho
javac Teste. java
a minha classe tá no diretótio c:\classJava\Teste.java
q bizarro… tem certeza q vc deu javac Teste.java depois de ter dado cd c:\classJava ???
M
Marcio_
c no classpath eu coloquei que é para procurar tmb no diretorio classJava, eu não preciso dar o cd c:\classJava
sergiolopes
precisa sim.
o classpath, como o proprio nome diz, eh onde ele vai buscar as classes (os .class), depois de compilados… o javac nao busca arquivos fonte no classpath
M
Marcio_
e como eu faço pra ele procurar no classJava
sergiolopes
o javac compila na pasta onde estiver o codigo fonte… vc precisa estar na pasta e chamar o javac Teste.java
vc ja viu algo sobre pacotes? se viu, fala ae q eu te explico como compilar com pacotes…
senao, se for sem pacote, eh soh dar cd c:\classJava e depois javac Teste.java
M
Marcio_
é que li um artigo com seguinte texto
“classpath especifica onde estão armazenados os arquivos e bibliotecas necessários, tanto para a compilação, quanto para a execução”.
explica ae Sergio os pacotes
sergiolopes
com pacotes, vc tbm compila na pasta onde tá o arquivo. por exemplo, uma classe com o pacote “teste” chamada Teste, estaria no arquivo: teste/Teste.java.
pra compilar, dê: javac teste/Teste.java; ele vai gerar o Teste.class.
na hora de rodar, há uma diferenca, vc deve passar o nome da classe com o pacote, assim: java teste.Teste (ele procura o pacote teste - q eh a pasta teste - e a classe Teste, que esta no arquivo Teste.class)
acho q tem uns tutoriais mais detalhados (com screenshots e tal) aqui no guj mesmo caso nao de pra entender direito
sergiolopes
[Marcio:
]“classpath especifica onde estão armazenados os arquivos e bibliotecas necessários, tanto para a compilação, quanto para a execução”.
eh q essa frase ta meio ambigua
o sentido correto eh:
o classpath especifica as classes e bibliotecas já compilados que sao necessarias para rodar ou compilar seu programa.
ou seja, se vc fizer um programa q usa uma classe do seu amigo, o .class do seu amigo tem q estar no classpath na hora q vc for rodar ou compilar sua classe. mas, pra compilar sua classe, vc precisa chamar o javac do jeito q falei…
sacou a ambiguidade?
M
Marcio_
valew ai Sergio deu pra entender…
è que eu sempre compilava meus códigos apatir da IDE, e hj me deu vontade de fazer diferente, mas ai toda erro, mais erro…
falow.
karlota
minha duvida na questão de setar as variaveis ME (msconfg) o classpath no caso tenho que instalar as API do sdk 1.5.0_01 e colocar na VA cominho onde ficou instaldo as API?? quando executo javac ele diz que é um comando invalido…