variáveis de ponto flutuante

7 respostas
E

Olá pessoal estou dando inicio a um estudo sobre java, e surgiu uma grande duvida:

O que é variáveis de ponto flutuante?

Quando devo usar?

Acho que sao perguntas simples, mas de muita importancia pra mim, por favor quem puder responder fico muito agradecido.

7 Respostas

maquiavelbona

Quando deves usar? Quando um número inteiro não lhe é suficiente.

Até!

LPJava

bom ponto flutuante é algo logico… o seu salario é em inteiro ou ponto flutuante? R$ 2.000,00 :smiley:

E

Poderia me dar um exempo simples, nao entendi muito bem quando devo declarar uma variavel de ponto flutuante

LEPRA

Sou novo aqui mais acho q posso te ajudar.
Variaveis de ponto flutante são variaveis q armazenam numeros “quebrados” tipo: [color=red]10.2, 1.05[/color]

Flw!

maquiavelbona

Vamos ser um pouco errados, mas didáticos.
Números de ponto flutuante seriam os números reais, aqueles na qual a casa decimal é possível e/ou necessária.

Até!

T

Para você entender melhor.

Você já viu uma calculadora daquelas que imprime em papel, que você vê normalmente na fila do caixa do restaurante onde você faz suas refeições?

Ela normalmente tem dois jeitos de operar: ou ela sempre trabalha com centavos (por exemplo, 3.00 + 2.45 = 5.45), ou então ela escreve todas as casas depois da vírgula que couberem no visor (por exemplo, 1 dividido por 3 = 0.333333333, 100 dividido por 3 = 33.33333333).

No primeiro modo, o ponto é fixo; no segundo modo, o ponto é flutuante (ou seja, ele muda de lugar conforme o cálculo que se faz).

Java usa as variáveis do tipo double (prefira usar) ou float (desaconselhável usar) como se fosse essa calculadora em que o ponto muda de lugar conforme a conta.

Para trabalhar como se fosse a calculadora de “ponto fixo” dá mais trabalho (você tem de usar “BigDecimal”) e é mais lento.

A rigor, o Java trabalha como se fosse uma daquelas calculadoras científicas (onde uma conta muito grande, em vez de estourar, é mostrado com a notação cientîfica, como 2.344444E+12).

Só que ele não faz as contas em decimal (com os dígitos de 0 a 9) e sim em binário, como todo computador que se preza; então você pode ter algumas surpresas na hora de fazer as contas, do tipo 1.0 - 3.0 * (1.0 / 3.0) dar um resultado esquisito, em vez de 0.

E

Galera era isso mesmo que eu precisa, muito obrigado pela ajuda, principalmente ao thingol que foi muito preciso nos esclarecimentos :smiley: :smiley:

Criado 9 de outubro de 2007
Ultima resposta 10 de out. de 2007
Respostas 7
Participantes 5