Variáveis Globais

Como se cria uma variavel global, ele pode ser usada em varios pacotes do mesmo projeto no Eclipse ?
por exemplo, ela ser criada no pacote principal e depois ser usada no pacote utilitários, onde ficam os métodos ?
Sei que não é muito recomendável o uso deste tipo de variável, mas estou precisando fazer esta “gambiarra”, para uma prova, até ficar mais
experiente.
Abraços

Da uma lida sobre modificadores de acesso, entenderá o uso de public, protected, private, default…
T+

Minha recomendação, use Enum.
Um exemplo básico de uso: http://javahowto.blogspot.com/2008/04/java-enum-examples.html

Utilizar Enum está bem longe de ser uma “gambiarra”, se usar de forma coerente :slight_smile:

[quote=zzmelzz]Como se cria uma variavel global, ele pode ser usada em varios pacotes do mesmo projeto no Eclipse ?
por exemplo, ela ser criada no pacote principal e depois ser usada no pacote utilitários, onde ficam os métodos ?
Sei que não é muito recomendável o uso deste tipo de variável, mas estou precisando fazer esta “gambiarra”, para uma prova, até ficar mais
experiente.
Abraços[/quote]

Não existem variáveis globais no Java, mas existe o pattern “singleton”, que normalmente envolve o uso de variáveis estáticas.

Cuidado que o uso excessivo do pattern “singleton” é sinal de gambiarra (como você mesmo disse :slight_smile: )

Não existe tal escopo…
Em Java temos referencias:

• locais
  • instâncias
  • thread-locais
  • estáticas.

Oi,

Você pode criar sua variavel public static e chama-la como NomeClasse.variavel

Gambi feia.

Tchauzin!