Variável de referencia

3 respostas
A

Estou inciando em Java, e estou com uma dúvida em relação a variável de referencia dos objetos. Por exemplo, crio um objeto:

Pessoa pessoaUm = new Pessoa();

O tipo do objeto é “Pessoa”, a variável de referencia é “pessoaUm”. Oque eu não entendo é o seguinte, esta variável de referencia é o objeto em si, ou é apenas o nome pelo qual vamos invocar os atributos da classe “Pessoa”. Se minha classe tem um atributo nome, eu poderia fazer criar várias pessoas com o mesmo nome da variável de referencia? tipo:

pessoaUm.nome="Pedro";
pessoaUm.nome="João";
pessoaUm.nome="Marcio"; // e assim por diante.
ou eu teria que fazer da seguinte forma:
Pessoa pedro= new Pessoa();
Pessoa Joao=  new Pessoa();

???

3 Respostas

Jonas_B_a_r_r_o_s

É um objeto em si e com esse objeto você vai invocar metodos ou atributos da classe Pessoa.
Você não precisa criar varios objetos/instancias da classe Pessoa. Com laços de repetição você deixa de fazer esse trabalhão, imagine 1000 pessoas para cadastrar? Você pode usar Vetores, ArrayList etc…

romero.dias

Cara, se tu esta começando em java, aconselho fortemente ler esse material: https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/

Entenda primeiro como funciona para depois colocar a mão na massa!

Vlw

LincolnStuart

Quando você cria um objeto a partir do new este objeto é alocado na memória.
se você chamar 2 vezes o new você terá 2 objetos na memória, por mais que todos tenham o mesmo atributo, como você fez aqui:

Quando você invocou o new apenas uma vez, e manipula os atributos, você continua tendo apenas um objeto, apenas está sobrescrevendo neste objeto, como voce fez aqui:

se você imprimir a pessoaUm.nome, a saída seria “Marcio”, que foi o ultimo nome que você colocou no objeto.

Não sei se foi claro para você, mas tentei kkkk qualquer coisa pergunta mais!

Criado 16 de junho de 2016
Ultima resposta 16 de jun. de 2016
Respostas 3
Participantes 4