variável padrão?

8 respostas
N

Quando se declara uma variável sem especificar se é public, private ou protected, de que tipo será essa variável? Qual será seu escopo?

8 Respostas

S

oi!!

olha, se me lembro bem, ela eh do tipo package, ou seja, visivel somente ao pacote.
por favor, veteranos em java me corrijam se estiver errado.
Deus te abençoe!

J

O que o strong_wind falou está certo, um membro sem modificador de acesso é acessivel ao pacote, o nome desse tipo de acesso é “default” ou “padrão”.

N

Como assim acessível no mesmo pacote?
Mesmo pacote siginifica mesmo diretório?

J

No mesmo pacote de classes...

package nomedopacote;

public class MinhaClasse{

}

Basicamente pacote é um diretorio mesmo, mas não interprete dessa forma, pois o simples fato de as classes estarem no mesmo diretorio nao significa que elas sejam do mesmo pacote... pacote é um conjunto de classes afins, o pacote é definido pela declaração package como mostrado acima.

S

eh tipo assim, qdo vc faz sua classes, normalmente coloca os pacotes aos quais pertencem.
ex:

package pacote;

public class Classe {

public var1;
  public var2;

public metodo1() { }

(...) 

}

geralmente, qdo vc declara pacotes, vc coloca as classes no mesmo diretorio (naum sei se sempre ocorre isso). o eclipse joga automaticamente no mesmo diretorio pra vc.
se ficou confuso :roll: me fala
espero der ajudado.
DTA!

I

De fato, de modo simplificado declarações do tipo package (ou friendly) só são acessíveis dentro do mesmo diretório (pacote) T+

N

Sendo assim, não teria o mesmo efeito se eu declarasse a variável como public?

S

naum…
uma variavel declarada como public eh visivel a TODAS as classes, mesmo sendo de outro pacote.
como package, apenas àquele pacote mesmo.
:grin:

Criado 22 de agosto de 2006
Ultima resposta 22 de ago. de 2006
Respostas 8
Participantes 4