Quando se declara uma variável sem especificar se é public, private ou protected, de que tipo será essa variável? Qual será seu escopo?
variável padrão?
8 Respostas
oi!!
olha, se me lembro bem, ela eh do tipo package, ou seja, visivel somente ao pacote.
por favor, veteranos em java me corrijam se estiver errado.
Deus te abençoe!
O que o strong_wind falou está certo, um membro sem modificador de acesso é acessivel ao pacote, o nome desse tipo de acesso é “default” ou “padrão”.
Como assim acessível no mesmo pacote?
Mesmo pacote siginifica mesmo diretório?
No mesmo pacote de classes...
package nomedopacote;
public class MinhaClasse{
}
Basicamente pacote é um diretorio mesmo, mas não interprete dessa forma, pois o simples fato de as classes estarem no mesmo diretorio nao significa que elas sejam do mesmo pacote... pacote é um conjunto de classes afins, o pacote é definido pela declaração package como mostrado acima.
eh tipo assim, qdo vc faz sua classes, normalmente coloca os pacotes aos quais pertencem.
ex:
package pacote;
public class Classe {
public var1;
public var2;
public metodo1() { }
(...)
}
geralmente, qdo vc declara pacotes, vc coloca as classes no mesmo diretorio (naum sei se sempre ocorre isso). o eclipse joga automaticamente no mesmo diretorio pra vc.
se ficou confuso :roll: me fala
espero der ajudado.
DTA!
De fato, de modo simplificado declarações do tipo package (ou friendly) só são acessíveis dentro do mesmo diretório (pacote) T+
Sendo assim, não teria o mesmo efeito se eu declarasse a variável como public?
naum…
uma variavel declarada como public eh visivel a TODAS as classes, mesmo sendo de outro pacote.
como package, apenas àquele pacote mesmo.