Variável receber valor de jTextField [RESOLVIDO]

Boa noite.

Gostaria de saber como posso fazer pra que uma variável receba o valor de um jTextField. No caso a variável foi declarada como double. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Olá Anderson!!!
Seu objeto jTextField tem um nome o qual você usa pra referenciá-lo…
Digamos que o nome seja textField…
Então você cria uma variável Double e iguala ao textField.getText()
Logicamente que o .getText() vai lhe retornar uma String, então você faz apenas o casting.
Como está feito a seguir

Double valor = Double.parseDouble(textField.getText());

Muito obrigado, amigo!

Já tinha revirado muitos sites e só achei respostas com 1001 linhas de códigos que não diziam nada. Obrigado pela resposta fácil de entender!

Não há de que amigo! Boa Sorte!!! :smiley:

Olá Renam, vê se você consegue me ajudar , eu sou novo no mundo da programação, estou estudando Java e me encontro com um problema.

tenho uma classe chamada login.

Nela eu tenho um campo(Jtextfield) para colocar o nome do usuário. se o usuário e a senha estiverem corretos vai para uma outra classe chamada chat. eu gostaria que nessa classe (chat) aparecesse o nome do usuário (digitado na jTextfield anterior). a classe "chat" não puxa de forma alguma essa variável, eu testei com uma outra variável inicializada e dá certo (ex. String usuario = "Gefferson"), mas eu colocando "usuario = Usuario.getText();" não vai nem rezando.

já fiz: (Classe login)
public String nomeUsuario()
{
nome = Usuario.getText();
return nome;
}

(classe Chat)
   public void jlNomeConectadoAncestorAdded(javax.swing.event.AncestorEvent evt) <- isso é um jLabel, estou usando Netbeans.
      {                              
          Login login = new Login();
          NomeConectado.setText(login.nome);
      }              

A classe "Chat " chamando esse método, mas não vai nem rezando. Fora um monte de forma que já fiz. Se tiverem como me ajudar, agradeço muito. Pois esse é o meu primeiro programa.

grande Abraço a todos.

Gefferson coloca sua variável do campo(jtextfield) como atributo da classe assim vc pode busca-la de qualquer ponto da classe.

Como eu poderia fazer para passar essa variável para um tipo date?
no meu caso eu estou usando um JFormattedTextField