Não tenho muito fundamento academico, e só estive dando uma pesquisadinha, mas queria saber a opinião de vocês com relação a variáveis tipadas dinamicamente. Quais são as vantagens? Eu não me sinto muito a vontade com isso, uma coisa que também me incomoda muito é não precisar se declarar uma variável em linguagens de script como o vbscript e o javascript.
Boo, sim, IO nao - em IO eh tudo tem tipo, mas as variaveis sao variantes (eca, terminologia do VB, nao sei qual o nome certo pra isso, desconsidere :D)
Eu, particulamente, fico meio perdido com as linguagens que possuem inferência de tipos. Acho absurdo, e não sei se isso acontece só no vb, ter variáveis tipadas dinamicamente e ainda assim ter de fazer um casting para comparar uma variável que atribui como string com uma que possue dados de inteiro. Isso acontece com Python, Ruby e as outras?
Também acho que a possibilidade de se usar variáveis que não estão declaradas é um saco. É terrível você ficar meia hora em cima de um bug pra descobrir que a variável estava com o nome incorreto.