Vator - pegar determinado valor

ola pessoal
preciso pegar um determinado valor que esta num vetor qualquer
para isso usei um for () para ler todo o conteudo do vetor e com um if fiz imprimir o valor que eu desejava
existe outra maneira de fazer isso ???
sem o for, sei la, se eu passasse de parametro o valor que quero buscar e ele ja me retorne esse valor, algo assim
obrigado

[quote=marcoscorso]
ola pessoal
preciso pegar um determinado valor que esta num vetor qualquer
para isso usei um for () para ler todo o conteudo do vetor e com um if fiz imprimir o valor que eu desejava
existe outra maneira de fazer isso ???
sem o for, sei la, se eu passasse de parametro o valor que quero buscar e ele ja me retorne esse valor, algo assim
obrigado[/quote]

Mesmo você usar a API do Java ou qualquer biblioteca para fazer a procura por você, tudo se resume em fazer um for e um if.

Há várias técnicas para acelerar essa pesquisa, pode ser paralelizar o trabalho, indexar os itens em árvores binárias balanceadas, etc, mas a base é essa mesmo.

Boa tarde.

Posso estar enganado, mas sem um laço de repetição somente se você soubesse exatamente em qual posição do vetor o valor que deseja está, caso contrário, não há outra forma.

Supondo que soubesse a posição era apenas:

//supondo que quisesse a posição 2 System.out.println(vetor[2]);

Apenas complementando, concordo com o amigo acima, essa questão se resume a laços de repetição.

Abraços.

Com vetor eu desconheço uma maneira de fazer isto,
mas utilizando ArrayList, por exemplo, você pode buscar o objeto desejado sim.

Ex:

if (meuArrayList.contains(umObjeto)) { System.out.println("Existe!!"); System.out.println(meuArrayList.get(meuArrayList.indexOf(umObjeto))); }

Para um melhor funcionamento disto, reimplemente o método equals e o método hashCode no objeto a ser comparado.

Espero que ajude.