"Vazamento de memoria" no Eclipse [WTF?]

Hey galera!

Nas ultimas tres semanas a performance do PC do meu trampo esta lamentavel demais. Uma maquina com 1GB de Ram (:() com apenas o Eclipse, Firefox e Windows media player (por que ninguem é de ferro) abertos ocupam 900Mb da ram! Incrivel não…

Ontem ao desligar o PC para ir embora, abri o gerenciador de tarefas do windows para monitorar e ver qual era o problema. Eis que, ao fechar o Eclipse, ele permaneceu na memoria por um bom tempo, ocupando por volta de 300Mb. Para minha surpresa, quando o processo finalizou completamente, foram liberados mais de 500Mb da Ram! (:shock: OMFG!).

Hoje repeti o processo para ver se não foi coincidencia porem o mesmo ocorreu.

Alguem tem idea do que pode estar causando esse “vazamento de memoria”?

Qual versão do Eclipse você está usando? Utiliza muitos plugins?
Desde que passei a utilizar a última versão do Eclipse (Ganymede), o consumo de memória aumentou consideravelmente, mas não passou dos 300MB, mas acho que com vários plugins esse consumo irá aumentar. O Media Player também aloca alguns recursos “por debaixo dos panos”. Experimente trabalhar algum tempo sem o Media Player e vai ver que o consumo de memória vai ser bem menor.

instala o ubuntu e se livra do problema windows.

Utilizo o Ganymede WIN32

Não sei se o numero de plugins que uso é considerado “grande”.

Utilizo:
Amateras UML;
SQL Explorer;
Spring IDE;
Subeclipse;
M2E;
E outros plugins do qual os acima dependem.

Não creio que seja o Media Player. Hoje fiz o teste somente com o Eclipse.

Baixa a bola ai malandragem.

Pelo que eu entendi é o computador do trabalho do nosso colega que está com problemas. Neste caso não sei se escolher o SO é uma opção…

[quote=Mikhas]Utilizo o Ganymede WIN32

Não sei se o numero de plugins que uso é considerado “grande”.

Utilizo:
Amateras UML;
SQL Explorer;
Spring IDE;
Subeclipse;
M2E;
E outros plugins do qual os acima dependem.

Não creio que seja o Media Player. Hoje fiz o teste somente com o Eclipse.
[/quote]

Realmente não é uma lista grande de plugins, mas estes plugins podem também ser razoavelmente pesados. Uma sugestão que talvez te ajude seria tentar reinstalar o Eclipse e os plugins, talvez limpar o registro da máquina e desfragmentar o disco.
Mas algum tempo depois é provável que a máquina volte a ficar lenta…

[quote]

Baixa a bola ai malandragem.[/quote]

Relaxa, foi só uma sugestão do cara…

Lembrei agora de um “causo” que aconteceu com um conhecido meu: Ele precisava de um plugin (não me recordo o nome agora) para o Eclipse que deixava o mesmo bastante instável. Mas este plugin era usado só em alguns momentos, por alguns projetos. A solução para ele foi ter dois eclipses: um com e um sem o plugin.
Quem sabe você possa agrupar os plugins por tipo de projeto, e ter um eclipse para cada tipo.
Soa como gambiarra e dá mais trabalho, realmente, mas é uma alternativa se as coisas ficarem muito ruins.

Sugestão!, solicite ao responsável mais um pente de 1gb :lol:

[quote=davidtiagoconceicao]Lembrei agora de um “causo” que aconteceu com um conhecido meu: Ele precisava de um plugin (não me recordo o nome agora) para o Eclipse que deixava o mesmo bastante instável. Mas este plugin era usado só em alguns momentos, por alguns projetos. A solução para ele foi ter dois eclipses: um com e um sem o plugin.
Quem sabe você possa agrupar os plugins por tipo de projeto, e ter um eclipse para cada tipo.
Soa como gambiarra e dá mais trabalho, realmente, mas é uma alternativa se as coisas ficarem muito ruins.[/quote]

Acabei de fazer-lo.
Reinstalei o eclipse e inclui apenas o Spring IDE a o Amataras UML.
Estou rodando o Tomcat em outro instancia da JVM para não carregar o Eclipse tambem.

Estranho esse problema ser relacionado com os plugins pois eu os utilizo a muito tempo.
Imaginano se não poderia ser algum problema com a minha JVM.

Já o fiz,
mas como a empresa é grande, o processo é burocratico e como sou estagiario ainda, minha maquina não vem com 2Gb de Ram por padrão. Ja autorizaram a compra, só falta realiza-la.

Agora o Eclipse fica na memoria mesmo depois de eu fechar.

Às vezes acontece comigo também. Mas alguns segundos depois ele encerra.
Tente reinstalar a JDK e a JVM. Talvez ajude.