VB.NET > Java

Olá galera,

Sou programador VB.NET, diga-se de passagem que tenho uma certa experiência na linguagem mas gostaria de aprender Java também, o fato é: não estou dispondo de muito tempo pra ler tutorial do zero (básico de programação orientada a objetos, laços e etc), e pra falar a verdade ainda estou um pouco confuso com a quantidade de “sabores” que o Java tem.

Alguém poderia me passar alguma referência para programadores experientes em outras linguagens que queiram aprender java?
Qualquer ajuda será bem vinda. Dentre os que eu ja instalei por aqui: Netbeans, Eclipse, JDK (EE/SE)

Abraços.

Olá
Meu caso é bem ao contrario do seu, sei muito pouco de Java e quero migrar para .net, o que vc acha? me dizem que é mais facil, o que vc acha?

Não conheço bem VB.NET ja usei o Visual Basic e o antigo ASP, e lembro que os dois são procedurais…

se o VB.NET não tem orientação da objetos, te aconselho a esquecer a forma como vc programava, guarda apenas seu conhecimento de logica de programação, e estude OO… java é feito de forma muito OO, e em favor de uma programação bem amarrada evita varios atalhos…

vc deve tomar cuidado, pois sua experiencia em uma programação procedural pode te levar a varias armadilhas usando java… depois que vc pegar a manha de escrever OO tudo sai facilmente…

a ideia basica é reutilização,

boa sorte…

Ps.: Infelismente não tenho leituras pra te oferecer, para o que vc ker, mais tente as apostilas do http://www.caelum.com.br/

O VB.NET é orientado a objetos sim, ao contrario do VB6. Tenho uma boa noçao de programação orientada a objetos (apesar de não ser nenhum perito no assunto), e pelo que pude notar o java é uma linguagem fortemente tipada e orientada a objetos. Gostaria de saber se alguém daqui veio do VB.NET e poderia me orientar quanto a informações.

O VB é sim uma linguagem bem amigavel, acredito que não terás problema na migração quanto a dificuldade sintática e outras coisas.

Abraços.

[quote=aletkd]O VB.NET é orientado a objetos sim, ao contrario do VB6. Tenho uma boa noçao de programação orientada a objetos (apesar de não ser nenhum perito no assunto), e pelo que pude notar o java é uma linguagem fortemente tipada e orientada a objetos. Gostaria de saber se alguém daqui veio do VB.NET e poderia me orientar quanto a informações.

O VB é sim uma linguagem bem amigavel, acredito que não terás problema na migração quanto a dificuldade sintática e outras coisas.

Abraços.[/quote]

como falei então, tem as apostilas do Caelum que ta no post anterior… c não me engano uma das apostilas é criar um COmercio eletronico (não tenho certeza)…

um bom lugar para ler conceitos e essas coisas de Java é o blog do Sergio (na minha opinião pelomenos) eu li tudo la no inicio hehe … http://sergiotaborda.wordpress.com/

vc pode começar lendo sobre OO … sobre equals, sobre collections, pois essa parte eu garanto q é bem diferente…

em java tem algumas peculiaridades com igualdade e com matrizes(toda matriz em java tem tamanho fixo, porem collection pode ser usada para extender essas funcionalidades)…

boa sorte