Vc como entrevistador

Imagine-se como o contratante de um funcionário e vc está entrevistando-o(oral e/ou escrita), para uma vaga de emprego como desenvolvedor JR.
Qual(is) será(ão) sua(s) pergunta(s) a ele?
O que vc gostaria de ouvir deste candidato?

[quote=lucianoaac]Imagine-se como o contratante de um funcionário e vc está entrevistando-o(oral e/ou escrita), para uma vaga de emprego como desenvolvedor JR.
Qual(is) será(ão) sua(s) pergunta(s) a ele?
O que vc gostaria de ouvir deste candidato?[/quote]

Onde vai ser a entrevista cara ???

é curiosidade mesmo, em saber do pessoal o que realmente é importante e quais gafes não devem ser cometidas.

brother isso tbm vai de cada empresa, as vezes pode ser que ela de o teste pra ele fazer , ou teste o cara dentre 3 meses, isso vai de cada tipo em EMPRESA

valeu!

[quote=lokit"s]brother isso tbm vai de cada empresa, as vezes pode ser que ela de o teste pra ele fazer , ou teste o cara dentre 3 meses, isso vai de cada tipo em EMPRESA

valeu![/quote]

Por isso to falando que vc é quem vai entrevistar…meu objetivo é saber o que os meus colegas de profissão veem como importante.

[quote=lucianoaac][quote=lokit"s]brother isso tbm vai de cada empresa, as vezes pode ser que ela de o teste pra ele fazer , ou teste o cara dentre 3 meses, isso vai de cada tipo em EMPRESA

valeu![/quote]

Por isso to falando que vc é quem vai entrevistar…meu objetivo é saber o que os meus colegas de profissão veem como importante.
[/quote]

Quando eu aplico entrevistas para junior´s aqui na empresa, me interessam 3 coisas:

1-) Capacidade de aprendizado, curiosidade, vontade de aprender, etc.;
2-) Se ele já possui conhecimento em alguma ferramenta que usamos na empresa, ou similares;
3-) A postura.

Na verdade, a combinação vale para qualquer cargo, o que muda é o peso de cada coisa. Para junior, o que tem mais peso é 1.

[]´s

Olha, eu vejo como importante a lógica do profissional que concorre a vaga. Deixar claro que lógica se refere a algoritmos.
A última coisa a avaliar seria o conhecimento na sintaxe da linguagem.

Isso na minha opinião.

Acho que a melhor forma de “testar” o conhecimento do tal candidato, é só dando um tempo de estágio a ele (2, 3 meses) para ver se ele sai bem.

Tem bastantes questões a ser feitas em uma entrevista, uma dela na minha opinião importante seria esta:

‘fale sobre alguma situação problemática que você passou em um projeto ?’
( todo mundo já passou por algo, então alguma coisa nem que seja pequena tem que ter, dependendo da resposta, perguntaria: )
O que você faria o que hoje, para contornar, evitar, corrigir este problema?

Uma prova escrita serve para filtrar os candidatos juniores, porem a melhor forma de ver o conhecimento do candidato, é só dando um tempo de estágio…

Uma das últimas entrevista que eu fiz, que era para programador Java, me pergutaram coisas relacionadas a desenvolvimento mesmo, por exemplo:

Hibernate:
Qual a finalidade do Hibernate
Diferença entre HQL e SQL
Qual a vantagem entre usar uma ou outra.
E se eu sabia mapear através de XML.

Java:
O que era polimorfismo, herança.
Vantagem de usar interface ou classe abstratas
Sobrecarga e Sobrescrita de métodos

SQL:
O que era ou para que servia coisas como, procedures, triggers, view…

Também rolou perguntas técnicas sobre o Spring Framework.

Isso já na entrevista com o Gerente de Projetos da empresa.

Também perguntaram sobre meu Inglês, e até tive que ter uma pequena conversa em inglês com o cara.

Mas em uma outra entrevista, em outra empresa, já não perguntaram nada sobre assunto mais técnico. Só perguntaram mesmo se eu já tinha usado isso ou aquilo, mas não o para que servia e tal. O interesse maior deles foi em experiência em projetos que eu ja tinha, que tipo de projeto, se era feita documentação, se eu fazia a analise ou tinha analista, coisas assim.

Esse topico é muito interessante para o pessoal se preparar para futuras entrevistas.

Deviamos alimenta-lo sempre!

O Que acham?

Onde trabalho a ultima coisa que eles perguntam são coisas técnicas. Só começam as perguntas técnicas depois de avaliar seu perfil comportamental. Se você for o que eles querem dai prosseguem. O interessante é que ao contrário do que muitas empresas fazem, aqui o perfil comportamental é bem definido.

Os avaliadores sabem exatamente o que procuram e sabem como identificar a caracteristica no candidato. Tudo alinhado entre RH e o recrutado da área.

É muito interessante o processo de seleção aqui. Inclusive para movimentação para outras áreas da empresa o que mais conta é o perfil do candidato e não a parte técnica. Claro que técnica conta mas se o perfil não for adequado, esqueça. Não entra mesmo.

Oi,

Minhas perguntas:

1- Você fuma?
2- Você sai de casa a noite?.. tipo, balada?
3- Quais as baladas que você freqüenta?
4- Quando você está em casa na frente do computador, quais os softwares que você usa?
5- Você usa Windows ou Linux?
6- Qual Browser de internet você utiliza?
7- Me fale o que você conhece sobre Java?
8- Qual IDE você utiliza?
9- Você conhece a tecnica de Debug Down-Up?
10- Pode começar amanhã?

Tchauzin!

Olha, uma coisa que eu detesto é quando pergunto no final:
Você tem alguma pergunta?
E o cara responde:
Não, nada.

Caramba, a menos que você vá falar besteira, o que de fato é melhor ficar quieto mesmo, não é possível que uma pessoa supostamente interessada num cargo naquela empresa não tenha nenhuma curiosidade sobre uma infinidade de coisas.

ps: que questionário interessante esse da Lina, incorporarei algumas coisas dele e verei no que dá.

Abraços!

Manter um blog, fazer programinhas aleatorios, participar de foruns e projetos opensource pesa na avaliação?

[quote=lucianoaac]Manter um blog, fazer programinhas aleatorios, participar de foruns e projetos opensource pesa na avaliação?
[/quote]

Oi,

Acho que se for uma contratação de carteira conta muito.

Tchauzin!

[quote=lucianoaac]Manter um blog
[/quote]

Talvez.

Provavelmente.

Uma dúvida: responder Sim nesta pergunta conta como positivo ou negativo?

Se o candidato está empregado e respondesse Sim a esta pergunta, eu ficaria com um pé atrás.

[quote=lina]Oi,

Minhas perguntas:

1- Você fuma?
4- Quando você está em casa na frente do computador, quais os softwares que você usa?
10- Pode começar amanhã?

Tchauzin![/quote]

esse é boa e facil hein lina
rsrs :lol:
mas ai as questões 1,2,3 oque seria à respeito do cara?

isso ia difererir em algo ou é só um caracter pra saber o que a pessoa gosta.

valeu!!

[quote=lokit"s][quote=lina]Oi,

Minhas perguntas:

1- Você fuma?
10- Pode começar amanhã?

Tchauzin![/quote]

esse é boa e facil hein lina
rsrs :lol:
mas ai as questões 1,2,3 oque seria à respeito do cara?

isso ia difererir em algo ou é só um caracter pra saber o que a pessoa gosta.

valeu!![/quote]

Oi,

Com essas perguntas poderei saber se é uma pessoa evoluída ou tende a ser igual aos outros… Claro, servirá também para conhecer a pessoa :wink:

Tchauzin!