Vector e Array

Qual seria a principal diferença entre o [color=“red”]Vector [/color]e o [color=“red”]Array[/color]???

Valew!!!

Irmao…

O Vector e um Array d uma unica dimensao!!

blz ?? :razz:

mas por exemplo: se eu der um add em um vector eu não sei qual posição eu adicionei certo???

O vector armazena objetos sem limite para armazena esses objetos(String,Integer,MinhaClasse),enquanto o array por padrao armazena tipos primitivos e eh limitado,mas no java ele aceita a ideia de array de objetos tipo
String[] i;
ou
MinhClasse[] mc;
e + o que o ratinho falou,"O Vector e um Array d uma unica dimensao!! "

tu ta se referindo a um simples array instanciado com [] ou a classe ArrayList? :roll:

o vector por padrão,ao chamar o metodo add vc adicionar na apos a ultima posicão do vector,mas tem o metodo add(int index,Object obj) que inseri teu objeto na posicao que tu queres

Ao criar um Array eu não posso incluir mais elementos do que o tamanho que eu dei para o Array… senão será lançada uma exceção…

Os Arrays podem conter tipos primitivos e referências de objeto…

Já o Vector difere de um Array porque ele cresce de tamanho dinamicamente quando mais elementos são incluídos do que seu tamanho atual pode acomodar…

E também quando os elementos do Vector são removidos… o Vector sofre uma reordenação, cada elemento com um índice maior do que o índice que está sendo removido é removido para baixo…

E para retornar o número de elementos do Vector eu tenho que implementar o método Size

Ok???

tu nao precisa implementar size() … ele ja ta pronto… é só chamar teuVector.size() q ele retorna o tamanho…

Sim, erro meu!!!
Quem implementa a o método [color=“red”]Size [/color]é a classe Vector…

Valeu!!!

:wink: