importjava.sql.*;publicclassconsulta{publicstaticvoidmain(String[]Args){try{Class.forName("org.gjt.mm.mysql.Driver").newInstance();}catch(ExceptionE){System.err.println("Driver nao carregado!");}try{Connectionconexao=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/meudb");Statementdeclaracao=conexao.createStatement();ResultSetresultado=declaracao.executeQuery("select * from clientes");System.out.println("-------------------------------------");System.out.println(" Nome email");System.out.println("-------------------------------------");while(resultado.next()){System.out.print(resultado.getString("nome")+" ");System.out.println(resultado.getString("email"));}System.out.println("-------------------------------------");resultado.close();}catch(SQLExceptionE){System.out.println(E.getErrorCode());System.out.println(E.getNextException());}finally{System.out.println(": ) !");}}}
Ele me diz que o drive não foi carregado baixei o conector java no site mysql mas não entendo muito bem a estrutura do Drive não…porque ele é um diretório composto de outros diretórios tipo assim:
mysql-connector-java-2.0.14 “Esse é o diretório”
Sub diretórios
com
lib
META-INF
org
testsuite
o arquivo .jar que tem é esse
mysql-connector-java-2.0.14-bin.jar
estou usando o Win2000 Professional e:
C:/j2sdk1.4.0
onde devo colocar o diretório “mysql-connector-java-2.0.14”
e qual arquivo devo setar para esta consulta funcionar ?
Acho que faltou apontar o classpath pra para o mysql-connector-java-2.0.14-bin.jar. Copie esse arquivo para uma pasta no classpath (o diretório C:j2sdk1.4.0lib é um bom local. Depois de funcionar, podes colocar noutro local e alterar o classpath pra lá). Após isso, podes invocar o driver:
voce precisa configurar o CLASSPATH, para que o java encontre o driver. Leia o tutorial que tem no guj, como o Rafael sugeriu no outro thread
M
mk47_mar
Já Fiz isso amigo…coloquei no classpath, mas mesmo assim não carrega o Driver, Fiz um teste com o mesmo código, apenas mudei criei um DSN e usei o access ficou beleza mas com esse Drive do mysql
E eu preciso saber exatamente como usar com Mysql…
Amigos............Ajudem-me:roll::wink::lol:
Rafael_Steil
Bom, eh assim:
Quando voce pega o arquivo do mysql, voce o descompacta. Entao eh criado uma estrutura de diretorios, bem como vc mencionou em uma mensagem anterior. O CLASSPATH precisa apontar para a raiz desse diretorio, e nao para o .jar dentro dele.
O diretorio “mysql-connector-java-2.0.14” pode estar em qualquer lugar, desde que vc configure o classpath de acordo. Por exemplo,
manda a exception exata que voce esta recebendo para aquele codigo acima
ai manda o comando exato que voce esta usando para chamar o programa
ai manda o classpath q vc ta usando e onde voce deixou o arquivo .jar ou extraiu os arquivos.
ai da pra gente dizer se o problema eh realmente no classpath ou nao
valeu
gui
M
mk47_mar
Vamos lá Uso o Windows2000 e configurei as variaveis de ambiente…
ou seja coloquei no PATH:c/:j2sdk1.4.0/bin , beleza tá compilando e rodando legal o java, acrescentei tbm o caminho da trank deste Driver Mysql :? PATH;c/:j2sdk1.4.0/bin;[color=“red”]c:/mysql-connector-java-2.0.14[/color] este é o diretório ja desconpactado…com outros subdiretórios…
Com relação ao Erro
Ele me diz que o Driver não foi carregado já que tratei o erro no código acima…
e o código é esse mesmo amigos…
Obrigado amigos 8)
Guilherme_Silveira
o erro eh o classpath mesmo.
voce esta setando a variavel PATH para indiciar o diretorio das classes
essa eh uma confusao comum
a variavel PATH indica onde o sistema deve procurar por arquivos EXECUTAVEIS
a variavel CLASSPATH indica onde o compilador/interpretador java deve procurar as CLASSES
portanto coloque o diretorio do mysql na variavel CLASSPATH e tire da PATH
deve resolver seu problema
Crie um projeto vazio e na tab (libraries) coloque o arquivo que contem os drivers antes de compilar.
O ideal é criar um bean para fazer a conexão para a base e esse ben te retorne um ResultSet, vou deixar bem claro que ideal para mim.
Não sei o que os JavaDestroyers vão dizer disso…
[]s
M
mk47_mar
Onde configuro o CLASSPATH no Win2000 ??? pois só achei o PATH em Variaveis de ambiente…
Guilherme_Silveira
no mesmo lugar (naquelas propriedades que mostrou o PATH, sabe?), basta voce mandar criar uma nova! tem um botao la pra adicionar
avisa se funciono
gui
M
mk47_mar
Caros amigos Como é bom ser Finito…hááááááá´porque só assim se pode aprender…
Obrigado Amigos funcionou … no Win 98
quando chegar em minha House tento no Win2000
Amigos obrigado pela ajuda…
[color=“red”]Meu Amigo kartler falou e ele Tinha razão este é o melhor forum sobre java e aqui a galera ajuda mesmo…[/color]
Abração amigos… :lol: 8)
[color=“red”]Falando nisso onde vcs aprendem tanto sobre java??? Livros Forum tem alguma outra técnica que eu precise saber???[/color]
Guilherme_Silveira
a tecnica eh secretissimaaaaaaaaaaa
receita de bolo de avó, ninguem conta…
to brincando. acho q cada um aqui aprendeu de um jeito bem diferente do outro.
eu sempre aprendi tudo na pratica e acho que eh um jeito muito bom pra quem tem facilidade… mas nao se pode descartar a teoria de jeito nenhum, ja q eh ela q leva a perfeicao de um programa…
pratica pra mim eh treinar, treinar, treinar, errar, errar, errar, desistir, desistir, desistir, ate que sai uma hora alguma coisa decente… e a partir dai vai indo…
chega de aula neh? de qq jeito a dica eh meter cara e tentar tudo