Ola pessoal. Sou novo aqui.
Sempre que aprendo alguma linguagem, enfrento alguns problemas, como usar IDEs gráficas e aprender novas APIs.
Estou sempre lá fazendo exercícios e até programas bem bolados em modo console, até que chega na parte de eu usar alguma GUI. Em Java não foi diferente. Aprendi a programar em console, mas quando olho o código das APIs gráficas nada faz sentido. Tipo, eu aprendo a pensar em variáveis, depois a documentação vem falando sobre eventos… O fato é que não consigo implementar a lógica de um programa que desenvolvi em console para interface gráfica. A última API que tentei foi usar o Jframe [acho que é javax o nome da biblioteca, esqueci o nome]
Daí surgem as dúvidas:
1] É possível criar uma classe só com a parte computacional [variáveis, somadores,…] separado da interface?
2] Quais partes do código de um evento posso usar para chamar variáveis e funções de outras classes?
3] Porque em todo código que vou usar em tutorial ou gerado pela própria IDE dá erro? O código gerado pelo próprio Netbeans não deveria estar perfeito? Isso acontece muito em c++ também
4] Existe alguns sites com exemplos [acho que a própria máquina java tem exemplos em alguns confins de suas milhares de pastas]
Serei grato se tirarem minhas dúvidas